TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 23 de abril de 2014

23. — MAIS UMA VEZ NA ATENAS BRASILEIRA


ANO
 8
JUIZ DE FORA - MG
EDIÇÃO
 2752

Esta é a terceira vez que estou em Juiz de Fora. Na viagem, a estada de quase três horas em Viracopos/ Campinas teve com marca ausência de sinal para internet e telefone celular só para emergência. Momentos para experenciar o difícil sermos desasados.
Mais uma vez frui no voo destinado à Zona da Mata (é assim que o destino é anunciado) a troca de experiências com pessoas de outra grei. Conversei com duas irmãs gêmeas que voltavam de um concurso em Brasília na área jurídica. Analisar a prova que se submeteram no dia anterior foi significativo.
No aeroporto em Goianá era esperado pela Cristhiane. O papo de 40 km até Juiz de Fora foi precioso. No hotel novos problemas com internet e telefone.
 Ontem a atividade central foi a fala que fiz à noite para cerca de 70 professores e alunos. Recebi distintas  manifestações de apreciação à mesma. A Cristhiane, à apresentação, destacou o quanto o livro A ciência através dos tempos foi significativo em sua história profissional. Leu, à guisa de abertura, trecho do Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto.
Da agenda de hoje destaco a defesa de dissertação da Patrícia Maria de Azevedo Xavier, uma bacharel e licenciada em Química que estudou os saberes populares da produção artesanal de doces por pequenos produtores de Juiz de Fora – MG: Um olhar a partir da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Patrícia é a primeira orientanda que Professora Dra. Cristhiane Cunha Flôr leva à defesa, o que confere diferenciadas emoções para o evento.
A leitura do trabalho foi muito fruída pois envolve uma área que há muitos anos recebe meus estudos e neste trabalho a gratificação foi espraiada quando vi não apenas vários das propostas que defendo merecerem destaque, mas ver a presença estudos de pelo menos quatro de meus orientandos: Inês Reichelt, André Siqueira, Antonio Valmor de Campos e Luciana Venquiaruto.
 Patrícia trouxe o alerta de Eric Hobsbawm (1917-2012) “A destruição do passado — ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal a das gerações passadas — é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio”*.
Ela destaca em seguida minha sugestão quando sugiro que é no apossamento das recomendações de Hobsbawm, que nós, educadoras e educadores, temos também o ofício cometido aos historiadores: lembrar o que os outros esqueceram. É neste espírito que a dissertação que examinaremos esta tarde revisita nossas raízes passadas para encontrar perspectivas para o futuro.
* HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 13

4 comentários:

  1. O saber é como a boa semente plantada em solo fértil, torna-se planta frondosa e dissemina frutos e outras boas sementes.

    ResponderExcluir
  2. Penso que Hobsbawm também nos quer lembrar de que precisamos, para preservação das espécies, não esquecermos que ainda somos humanos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mestre Chassot, estou na aula de saberes químicos escolares da Prof. Cristhiane Cunha Flor, na UFJF, e mais uma vez estou lendo seu blogue. Pretendo passar por aqui semanalmente. Admiro muito o seu trabalho. Gostaria de ter ido na defesa da Patricia, pois me interesso muito pelo assunto abordado.
    Também acredito que as gerações futuras estão perdendo aos poucos esse saberes populares, o que me remete profunda tristeza. É como se estivéssemos perdendo a nossa própria cultura, a cultura das gerações passadas.

    Um abraço e até a minha próxima leitura
    Lethycia Lopes Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Lethycia,
      saber que catalisada com o entusiasmo da Prof. Cristhiane de vez em vez passaras aqui é um estímulo para fazer com cada vez mais cuidados este blogue.
      Um afago do
      ac

      Excluir