TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 29 de junho de 2018

22.- Uma semana densa e extensa



ANO
 12
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3359
Esta é uma blogada ‘ligeira’ para uma semana que é densa e extensa. Não vou detalhar minha estada em dois Institutos Federais: IF Triângulo Mineiro, campus Uberaba (onde fiz a conferência de Abertura I Congresso Integrado de Química, I CONINQUI e ministrei um minicurso e dei uma palestra) e no IF Goiás, campus de Inhumas (onde houve atividades com licenciandos em Química).
Também não vou detalhar o meu estar na abertura de julho em Chapecó na Unochapecó e na Universidade Federal da Fronteira Sul e em Porto Alegre no Colégio Dom João Becker.
Quero privilegiar três joias recebidas lateralmente ao evento de Uberaba. Estas foram as visitações aos #1 Memorial Chico Xavier #2 Museu Arqueológico em Peirópolis #3 Casa de Lembranças e Memórias de Chico Xavier. Nestas três visitas tive o privilégio de ter uma arguta cicerone: a professora Danila Fernandes Mendonça, do IF Goiás, campus de Inhumas, com quem há um tempo tenho compartilhado a disciplina de Instrumentação para o ensino de Química. Nas visitas 1 e 3 ela foi importante de maneira significativa pelo conhecimento que detém da vida e da obra de Chico Xavier, em decorrência de professar a doutrina espírita. Também, ao final desta blogada há um “para saber mais acerca de Chico Xavier” heliocêntrico nestas duas visitas.

#1 Memorial Chico Xavier Na manhã de terça-feira, por mais de 1 hora, visitamos o Memorial O Memorial Chico Xavier que está vinculado ao Departamento de Museus da Fundação Cultural, conta com espaços multifuncionais, com galerias de exposições, biblioteca, Centro de Pesquisa e Documentação, auditório e praças contemplativas. Estão expostos quadros da exposição sobre o médium Chico Xavier, vindas do Instituto Chico Xavier de Brasília.
 #2 Museu Arqueológico em Peirópolis Na tarde da terça-feira, em cerca de 30 minutos, fomos ao distrito rural de Peirópolis, onde já desde a década de 1940, descobertas paleontológicas já traziam nova notoriedade para a região. Informado de que fósseis de ossos haviam sido encontrados durante obras de retificação da linha da Cia. Mogiana, o paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price (1905-1980), começou a trabalhar em Peirópolis em 1947. Realizou uma escavação sistemática na região de Caieira, entre 1949 e 1961. Como resultado, foram recuperadas centenas de ossos fossilizados do período Cretáceo Superior (100 a 65 milhões de anos atrás), sobretudo de dinossauros do grupo dos titanossauros.
Por quase 30 anos, o Ivor Price pesquisou as terras do Triângulo Mineiro e de municípios paulistas. Considerado o pai da paleontologia brasileira, permaneceu na região até 1974. Todo o acervo de fósseis coletado por ele e seus auxiliares, ao longo de três décadas, integra a coleção do Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no Rio de Janeiro.
Em 1991, a Prefeitura Municipal de Uberaba restaurou o prédio da estação e outras dependências no entorno para instalar o "Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price", criado no ano seguinte sob supervisão do geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro. A antiga estação passou a abrigar um laboratório de preparação de fósseis e um pequeno, mas atraente museu paleontológico, aberto à visitação pública e vinculado à Fundação Cultural de Uberaba. Outros imóveis no entorno foram transformados em residências para pesquisadores.
Dentre as atrações do museu, destaca-se hoje o esqueleto fossilizado do crocodilomorfo do Cretáceo Superior Uberabasuchus terrificus – descoberto na região no ano 2000 e um dos mais completos do tipo já encontrado no mundo – que está exposto no museu ao lado de uma réplica do animal. O Uberabasuchus terrificus pertence a uma família de crocodilomorfos denominada Peirosauridae em homenagem a Peirópolis. Estima-se que ele media aproximadamente 2,5 metros de comprimento e pesava cerca de 300 kg.
Mais recentemente foram descobertos na região fósseis do Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro já encontrado. Fósseis de três indivíduos dessa espécie foram descobertos em 2004 na região de Serra da Galga, entre as cidades de Uberaba e Uberlândia, durante a realização das obras da duplicação da rodovia BR-050. O trabalho de retirada dos fósseis foi concluído em 2006, após os técnicos escavarem manualmente cerca de 300 toneladas de rochas que datavam do período Cretáceo e Paleogeno para a extração do material. Em 2011, foram feitas novas descobertas na mesma área, que incluem um fêmur de 1,4 metros do Uberabatitan.
Em 2011, o novo prédio e seus equipamentos – juntamente com o Museu e o Centro de Pesquisas – foram integrados ao novo Complexo Científico Cultural de Peirópolis vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.
#3 Casa de Lembranças e memórias de Chico Xavier Na quinta-feira, antes de deixarmos Uberaba, fizemos uma emocionante visita ao local em que viveu e morreu Chico Xavier. A residência de Chico Xavier foi transformada em Museu, com todos os seus pertences pessoais. Esta é administrada por Eurípedes Humberto Higino dos Reis, filho adotivo de Chico Xavier, que nos recebeu muito bem. O espaço é um convite para relembrarmos os momentos vividos pelo médium, diversos objetos, fotos e pertences tais como: todos os livros psicografados, diversas fotos e imagens, roupas e utilitários, móveis, premiações, entre outros.
PARA SABER MAIS Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002), foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que psicografou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos. Chico Xavier psicografou mais de 450 livros, tendo vendido mais de 50 milhões de exemplares, sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história, mas sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade. Também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Seus empregos foram: vendedor, tecelão e datilógrafo.
O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior "líder espiritual" do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo. Vem recebendo grandes homenagens e honrarias, por exemplo: Em 1981 e 1982 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier; e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade". (Com ajuda da Wikipédia)

6 comentários:

  1. Foi ótimo ter o professor aqui no IFG Campus Inhumas, compartilhamos momentos belíssimos...... Muito obrigado .....
    Grato, Pedro Henrique....

    ResponderExcluir
  2. Fico lisonjeado por ter recebido o senhor aqui para trocarmos informações... Espero que tenhamos mais oportunidades de aprendermos mais juntamente com senhor que é um grande professor no ensino de química.... Abraços professor mais uma vez agradeço a presença do senhor que venha mais aulas....

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, espero que aconteça outros encontros . Agradeço por dividir seus conhecimentos conosco...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar conosco todos os seus saberes, experiências e incríveis conhecimentos a respeito não só da química mas de todo um agregado que só enriqueceu nossa formação. Foi uma honra recebê-lo como nosso professor! Espero repetir esse momento maravilhoso por diversas vezes! Obrigada por acreditar no nosso potencial! 💗💗💗💗

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde

    Mais uma vez encantado com sua inesgotável dedicação à docência. Exemplo para uma vida.

    ResponderExcluir