TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 15 de junho de 2018

15.- Foi muito bom ter ido à Realeza.



ANO
 12
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3358
Mais uma vez uma edição deste blogue se faz com memórias trazidas do diário de um viajor. Justifico, num assomar de imodéstia, no evocar o artigo ‘O peregrino da Ciência’ do jornalista e sociólogo José Carneiro, professor aposentado da UFPA publicado em O Liberal, [25MAI2014] da capital do Pará (admito a reminiscência pois neste domingo, inicio um estar por quase uma semana em Belém).
Uma das pujantes das 17 universidades criadas pelo Presidente Lula é a UFFS — Universidade Federal da Fronteira Sul, cuja lei de criação foi sancionada
ao em 15 de setembro de 2009, logo uma muito jovem universidade. A UFFS possui uma estrutura multicampi, com campi nos três estados sulinos: Santa Catarina, em Chapecó, onde também fica a Reitoria; Rio Grande do Sul, Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo; e Paraná Laranjeiras do Sul e Realeza.
A UFFS é uma instituição criada a partir de pleitos de movimentos populares e busca ofertar acesso à educação superior com qualidade e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão buscando a interação e a integração das cidades e estados onde está instalada.
Nesta segunda e terça feiras, 12 e 13 de junho, era fraternalmente acolhido em um quinto campus da UFFS: o de Realeza. Na Semana da Química, segunda, proferi a palestra ‘Das disciplinas à indisciplina’ e na terça participei de uma roda de conversa buscando responder a pergunta: ‘A escola mudou ou foi mudada?’ Quase já se faz dispensável dizer que nas duas falas houve o usual ‘Fora Temer’ agora acrescido do ‘Lula Livre!’

Também é com texto que ela produziu que se fazem tessituras acerca do campus Realeza da UFFS que está a seguir.
Com pouco mais de 17 mil habitantes, a cidade de Realeza, no Paraná tem no Campus de Realeza da UFFS um muito significativo centro regional de formação superior com mais de mil alunos em seis cursos de graduação: dois bacharelados (Nutrição e Medicina Veterinária); e quatro licenciaturas (Letras Português/Espanhol, Química, Física e Ciências Biológicas). Há, ainda, cerca de uma centena de pós-graduandos no Mestrado em Saúde, Bem-estar Animal e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul e nos cursos de especialização em "Ensino de Língua e Literatura", "Direitos Humanos" e "Educação em Ciências Naturais e Sociedade".
No complexo universitário merece destaque a biblioteca com mais de 2.300 títulos, 34 laboratórios, 20 salas de aula e um Restaurante Universitário. Anexo ao campus há um Hospital Veterinário Universitário e no centro da cidade há uma Clínica-Escola de Nutrição.
 À palestra e à roda de conversa se sucederam sessões de autógrafos de meus seis títulos em circulação e muitas fotos.
Duas jantas e um almoço magníficos ensejaram inenarráveis momentos confraternização com alunos e professores. 
Dentre os mimos que amealhei destaco o presente do Diretório Acadêmico de Química entregue pela licenciada Edilvânia Bernardi: uma caneca com o primeiro slide de minha palestra e com a segunda foto.
Resumo estes dois dias: foi excelente atender o convite de alunas e alunos da Licenciatura em Química da UFFS e ir à Realeza.

Um comentário:

  1. Áttico, amigo mui querido e caro! Que gentileza recheada de carinho e admiração do pessoal todo, pelo oferecimento de uma caneca personalizada. Um verdadeiro "mimo" de valorização e de reconhecimento. Abração!

    ResponderExcluir