TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

07.- DIA DO LEITOR


ANO
 9
AGENDA 2015 em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3003

A edição 3000, publicada em 27JDEZ2014 — que trouxe radical modificação na periodicidade deste blogue — já se faz distante. Depois dela houve já duas edições aperiódicas (31DEZ2014 & 01JAN2015).
Uma vez mais ratifico a decisão e transcrevo, aqui o parágrafo central de então:
A decisão maior: o blogue diário desaparece. O escrevinhador continua com garra. Estou escrevendo um livro. Disse-me que precisava das horas em que blogava (veja-se, o tempo é passado) para dedicar-me a esta escrita.
Nesta quarta, por ser o dia do leitor, cabe uma blogada especial para reverenciar este sete de janeiro. Na imensa litania de dias comemorativos, hoje é a data escolhida para homenagear, aquelas e aqueles que curtem o quase mágico binômio: escrita leitura, que faz os humanos distinguidos. Escolhi tecer esta edição com um comentário postado por uma leitora, na edição que celebra o ano internacional da LUZ aditado de uma resposta à leitora. Esta resposta quer se espraiar como um reconhecido agradecimento a cada uma e cada um dos atenciosos leitores deste blogue.
Na noite do último domingo houve esta postagem:
Mestre Chassot, 
há um tempo não escrevia aqui. Aliás, não sei quantas vezes postei comentários no seu blogue. Talvez, não mais de uma dúzia de vezes. Lembro-me muito especialmente de um, já a mais de um ano (out2013), que tem muita atualidade. Assim me referi à atual ministra da Agricultura: “Li o texto que ela (Kátia Abreu) escreveu. Nota 10. Não há uma vírgula mudar. A pústula argumenta como sempre muito bem. Ninguém massacra indígenas e o MST como ela. Ela passou para a base aliada (que saco de gatos é esse?) e continua coerente. Ela não mudou seu discurso. Continua na defesa dos ricos.
Quem merece a sua ira, mestre, e de seus leitores é a Presidente Dilma e a cúpula do governo
”.

Estou escrevendo hoje ainda com ressaibos da amarga edição 3000, do último dia 27 de dezembro. Senti-me um pouco órfã de minha leitura diária, desde março de 2013. E para minimizar o impacto trago duas sugestões. Uma, aos leitores que sentem faltam de uma leitura diária de suas pílulas de alfabetização científica; outra, para o senhor.
A primeira: considerando que provavelmente ninguém o lê ininterruptamente desde julho de 2006, adote a alternativa que elegi. Desde o dia primeiro de janeiro, estou lendo a cada dia a postagem correspondente a um dia do ano 2012, (cada um escolhe um ano que não era leitor) quando ainda não lhe conhecia. Os textos parecem que foram escrito ontem. Concordo com algo que o senhor já disse: uma edição do blogue não é como jornal velho, que só serve para enrolar peixe. Suas postagens têm sempre atualidade.
A segunda: Li acerca de seu roteiro de viagem. Quatro cidades que certamente muitos de nós gostaríamos de conhecer sob sua ótica. Há um ano esquiamos com senhor nos Alpes, estivemos em Jerusalém assistindo ao shabath, fomos à Petra na Jordânia, sem deixar de destacar o doloroso que o senhor mostrou dos territórios ocupados na Palestina. Lembro, quando há não muito viajamos com o senhor a Saint Petersburgo e Moscou. Peço agora, pelo menos, uma blogada de cada uma das quatro cidades anunciadas: Berlin, Varsóvia, Cracóvia e Dijon. 
São estas minhas duas sugestões. 
Com muita admiração, Mirian de Salônica
Muito atenciosa Mirian,
obrigado por teu comentário. Neste dia do leitor ele se faz muito pertinente para cada uma e cada um que se encanta com ler e com o escrever. Acerca das tuas duas sugestões uma e outra me parecem exequíveis.
 A primeira, oportuna e significativa. Sua operacionalização independe de mim. A ela adito apenas uma informação: entre 30JUL2006 e 30NOV2009 o endereço era: achassot.blog.uol.com.br
A segunda me compete. Sensibilizado, pretendo atendê-la. Não farei relatos detalhados como eu fiz, por exemplo, nas viagens à Rússia e à Terra Santa, duas das situações referidas.
A partir do dia 13, terça feira estarei viajando por três semanas. Visitando as quatro cidades mencionadas. Com exceção de Berlin, as outras visitarei pela primeira vez. Planejei fazer cinco blogadas. Uma genérica (e preliminar) acerca de viagens e as quatro outras uma de cada uma das quatro cidades. Assim, as emoções serão socializadas com excertos do diário de um viajor.
Obrigado pelo prestígio. Vou fazer a minha parte.

6 comentários:

  1. Meu Caro Mestre
    Observei nesta edição tua que houve um engano na parte inicial, quanto à data onde decidiu não mais fazer diária esta escrita. Dá uma olhada.
    Grande abraço e uma boa semana.

    Prof. Jairo Brasil

    ResponderExcluir
  2. Jairo,
    meu caro amigo e colega,
    obrigado pelo alerta que me fazes. Evidencia-se o leitor atento que és.
    Não é sem razão que te elegi, em mais de uma oportunidade, como pré-leitor de meus livros.
    A estima e o agradecimento do
    achassot

    ResponderExcluir
  3. Ler um livro é para o bom leitor conhecer a pessoa e o modo de pensar de alguém que lhe é estranho. É procurar compreendê-lo e, sempre que possível, fazer dele um amigo.
    Hermann Hesse.

    ResponderExcluir
  4. Mestre!
    Estamos com saudades de uma nova edição do blogue.
    Juliano

    ResponderExcluir
  5. Estimado Juliano, queridos leitores e leitoras
    obrigado pelas manifestações de saudades!
    na próxima terça feira, dia 13, circulará a primeira das cinco edições de férias 2015 abrindo a 31a viagem internacional.
    Obrigado pelo prestígio

    ResponderExcluir
  6. Oi Chassot, por onde andas? Queremos novidades, fotos, museus, lugares, narrativas do trotamundo!
    Abraços

    ResponderExcluir