TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 30 de julho de 2010

30.- No dia do quarto aniversário


Porto Alegre Ano 4 # 1457

Hoje este blogue completa quatro anos. Inicio essa edição comemorativa trazendo (excerto de) edições de 30 de julho de 2006, 2007, 2008 e 2009. Estas se constituem na edição de hoje, 30 de julho de 2010. Vejam na integra a singeleza da primeira edição:



Domingo 30/07/2006 I N A U G U R A N D O

Amanhã começo o segundo semestre de meu 46º ano de magistério.

Parece um bom motivo para estrear mais esse meio de comunicação. É também meu antepenúltimo semestre de UNISINOS, pois nessa instituição a ‘expulsória’ ocorre aos 65 anos. Ganhei um plus de três anos e destes já passou 1,5 ano.

Há expectativa de comunicações aqui.

Realmente dava-me mal, então, com minha saída da Unisinos. Agora, quando, na próxima segunda-feira inicio já o meu 4º ano no Centro Universitário Metodista – IPA isso parece se esboroar em um passado distante e (quase) irrelevante.

Um ano depois eis excertos da abertura de uma edição já com mais fôlego e conteúdo.

30JUL07

Porto Alegre

#361

Segunda-feira

Fundado em 30JUL06

Ano 2

Pois hoje este blogue completa um ano. Não sei se isso merece festejamentos; para mim é algo jubiloso. Há um ano sonhava ter um lócus para comunicação.

Acredito que foi isso que eu e alguns de meus leitores fizemos em algumas das 360 edições que escrevi nesse ano. Primeira avaliação: fui muito freqüente. Foram apenas cinco dias que não escrevi.

Vejo que escrevi neste primeiro ano desde 29 cidades: 12 do Rio Grande do Sul (Porto Alegre e em seguida São Leopoldo foram as mais freqüentes), 3 de Santa Catarina, 3 do Paraná e 3 de São Paulo e ainda Belém e Rio de Janeiro. A estas 23 cidades nacionais juntam-se três européias (Paris, Sofia e Amsterdam) e agora, mais recentemente três mexicanas (Querétaro, Guanajuato e México DF). Nesse período estive em outras cidades, mas nem sempre o acesso a internet foi facilitado e só mais recentemente passei levar o notebook em viagens.

Um ano depois, eis excertos a abertura de uma edição que jubilosa celebrava dois anos.

30JUL08

Porto Alegre

#727

Quarta-feira

No dia do segundo aniversário

Ano 3

¡Vivas! Loas e hosanas. Hoje é um dia festivo aqui neste blogue. Aos humanos é muito grato colocar balizas celebrando passagens ou festejando jornadas vencidas. Pois hoje celebro aqui com cada uma e cada um de meus queridos leitores dois anos deste blogue. [...]

Recordo, quando há dois anos – 30 de julho de 2006 –, minha querida nora Carla – que há não muito se confessou aqui, enquanto leitora assídua que é, minha aluna não formal – me sugeriu que tivesse um blogue e eu resisti. Então meu filho Bernardo me fez vencer a resistência e criou esse espaço de comunicação. Meu começo foi tímido, marcado por nada mais que pequenos recados. A primeira semana foi intermitente. Tanto se for calculado que no período houve 365+366=731 dias, significa que no período faltei 5 dias, que foram nos primeiros dias de agosto de 2006. Desde então houve pelo menos uma postagem diária.

A edição comemorativa ao terceiro aniversário foi retrospectiva e trouxe alguns dados históricos. Eis excertos da mesma.

30JUL09

Porto Alegre

#1092

Quinta-feira

HOJE: TRÊS ANOS DESTE BLOGUE

Ano 4

Hoje este blogue inicia o seu ano quatro em mais uma manhã de madrugada fria, com temperaturas de -4ºC no interior e em Porto Alegre +1,5ºC.

[...] Na elaboração desta edição visitei, aleatoriamente, algumas de minhas blogadas. Matei saudades. Devo reconhecer o quanto elas se transformaram. Não apenas porque no início elas se resumiam a lacônicos diários de poucas linhas, mas também porque não eram edições muito cuidadas. Procurei o ponto de viragem para esta concepção de agora. Não há um momento muito definido. Parece que a partir do inicio do ano 2 (julho de 2007) há uma melhoria, mesmo que, ainda, pareçam blogadas pouco reflexivas. Claro que parto do pressuposto que agora elas sejam mais elaboradas. Mas realmente, parece que há um pouco mais de um ano começa a ocorrer uma transformação mais significativa.

Como nas duas outras edições de aniversário (30JUL07 e 30JUL08), trago nessa edição um pequeno balanço destes três primeiros anos.

A primeira mirada é para o mais significativo: o número de visitantes, pois são os leitores e as leitoras a razão a única da deste blogar.

Eis o número de visitas acumuladas por ano e as médias anuais. Estou supondo que cada visita signifique um acesso para leitura. Sei que isso é uma superestimação.

Em 30JUL

Visitas acumuladas

Visitas no ano

Media do ano

2007

06687

06687

18,3

2008

22960

16273

44,6

2009

42186

19226

52,7

Mesmo com maior divulgação, especialmente em palestras, pode se verificar que não houve um aumento significativo no número de leitores, mesmo que me gratifique essa meia centena de visitas diárias. Talvez se possa creditar isso ao aumento exponencial do número de blogues. Aquela frase do começo do século 21: “Blogue: um dia você ainda vai ter um!” parece se concretizar cada vez mais.

Um dado que tenho acompanhado são os locais de postagem das diferentes edições. Na edição suplementar uma tabela ilustra isso apresentando três segmentos, também acumulados, Rio Grande do Sul, e os demais 26 estados (BR) e exterior:

ANO

RS

BR

EXT

Total

1

12

11

06

29

2

18

23

11

52

3

24

28

14

66

Este registro permite algumas inferências: ele não aumenta mais devido ao retorno a locais onde já houve edições. Isso ocorreu nesse último ano nas três categorias.

Não tenho contabilizado o número de comentários, que não são muito numerosos.

30JUL10

Porto Alegre

#1457

Sexta-feira

QUARTO ANIVERSÁRIO DESTE BLOGUE

Ano 5

E agora uma sexta-feira, um quinto 30 de julho. Dia do 4º aniversário; abertura do ano cinco. Mais um dia de celebrações. Uma vez mais fazer balanços de 4 anos / de 12 meses.

Talvez o mais significativo que deva registrar nesta mirada de mais uma etapa cumprida é o quanto este blogue buscou refinar-se no fazer alfabetização científica. Penso que nas reflexões trazidas acerca dessa meta, alguns comentários de leitores ratificaram isto. Assim vale a pena. Isto me entusiasma com o realizado e me estimula a continuar.

Outro destaque é a persistência de a cada dia fazer uma postagem. Isto só ocorre porque há um grupo de leitores ‘fiéis’ que sei presentes no cotidiano. É fabulosa esta constatação.

Na atualização da tabela do terceiro aniversário, os números aumentados nos últimos 12 meses apresentando três segmentos, acumulados, Rio Grande do Sul, demais 26 estados e exterior:

ANO

RS

BR

EXT

Total

1

12

11

06

29

2

18

23

11

52

3

24

28

14

66

4

28

36

20

82

O mais relevante nos últimos 12 ocorreu a 01 de dezembro de 2009 quando, com a ajuda operacional do Jairo Brasil, houve a migração para o ‘blogspot’ que trouxe um significativo ganho em termos editoriais. Houve também a consolidação do nome do blogue. Ocorreram algumas perdas: inicialmente caiu o número de leitores. Atualmente este esta em torno de 70 leitores diários, que não é o mesmo do que o número de visitas (cerca de 100) que apresento na tabela do 3º aniversário. Outra desvantagem do novo editor é que há restrições a postagens de comentários. Perdi comentaristas que ainda fazem saudades, pois vejo a ‘maravilha’ de seus acessos. Outra desvantagem deste editor: mais raramente recebo informações do endereço do comentarista.

Encerro agradecendo a cada uma e cada um de meus leitores. São eles que vivificam o binômio escrita↔leitura. Meu agradecimento mais emocionado vai para aquelas e aqueles que me presenteiam com comentários.

Amanhã haverá dica de leitura em mais uma blogada sabatina. Até então.

32 comentários:

  1. Saudações caro mestre!!! Parabéns!!! Esta fonte de saber completa mais um ano e quem ganha o presente somos nós os leitores. Não só hoje, mas todos os dias somos presenteados com palavras de sabedoria!!!Registro aqui, nesta madrugada fria da capital federal, meus sinceros agradecimentos e votos de felicidade. OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido Chassot
    PARABÉNS pelo 4o. aniversário de blog.
    Seu blog é pura riqueza de sabedoria e ensinamentos. Faz-me lembrar o Walter Benjamin quando no texto "O Narrador", defende que a verdadeira narrativa precisa produzir efeitos de aconselhamento moral... nesse sentido, você é um autêntico narrador benjaminiano.
    Vi que você visitou, prestigiou e comentou o blog da Idade das Cores... eles são ótimos, não é? esse pessoal de 20 anos.
    Estou tentando entrar nessa onda que faz tão bem. Nessa semana, reorganizei meu próprio blog e estou disposta a mante-lo vivo de agora em diante. Se tiveres tempo e vontade, podes visitar também:
    http://somosogi.blogspot.com
    Um grande abraço com minhas felicitações ao blog no seu quarto aniversário e os votos de muita longevidade.
    Inês

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ CARNEIRO escreveu
    Caro amigo prof. Chassot:

    Congratulações pelo aniversário do blog, uma das minhas leituras obrigatórias e quase diárias. Ele é uma das provas, incontestes, de que você é vitorioso em tudo o que faz. Isso não é para qualquer um.
    Um grande abraço,
    José Carneiro, de Belém do Pará

    ResponderExcluir
  4. Muy querido Profesor Chassot,
    ¡Felicitaciones, con ovación de pie, por los cuatro años!!! Desde que por casualidad di con su blog no he dejado de aprender a través de su mirada profunda y estilo muy placentero sobre temas que no conocía –como coltan, golem o Giordano Bruno-, de analizar otros desde una mirada diferente o de saber más sobre alguno que creía digerido. Su blog cumple sobradamente con su misión: hacer alfabetización científica, enseñar a leer el mundo desde otras posturas. Admiro su constancia, esfuerzo y versatilidad por producir un texto diario, ¡es en verdad una proeza! Felicitaciones nuevamente por este cuarto hito. Me apropio del sustantivo empleado por otro comentarista, reciba pues el cariñoso abrazo de esta "discípula" chassotiana.

    ResponderExcluir
  5. Admirável professor Attico!
    Venho por este comentário lhe felicitar por mais um ano de blog e também dizer que sou profundamente grata por sua disponibilidade em dividir comigo e com todos os seus seguidores as sua sábias palavras e reflexões. O questionamento de ontem (Por que escrevo?)me trouxe algumas horas de pensamento... e uma das constatações que mais me satisfez foi a que só é possível escrever e publicar quando estamos livres do egoísmo de guardar nosso conhecimento e nosso pensar apenas pra nós mesmos.
    Feliz feliz feliz!
    Um beijo
    Thaíssa

    ResponderExcluir
  6. Muito estimado Haroldo,
    obrigado por teus votos por este blogue, Impressionou-me muito também tuas palavras no comentário de ontem, ao referi-te a este blogue: “Por onde andei? O que tomou meu tempo e me privou por quatro anos desta pérola? De boca aberta me pergunto.
    Fico feliz em encontrar um bom MESTRE disposto a partilhar sua sabedoria, a fim de fazer alfabetização científica”. É muito bom saber que o ENEQ ofereceu.
    Com muita expectativa
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito querida Inês,
    é muito receber esta homenagem de uma colega tão querida. Não conhecia isto de ser ‘um narrador benjaminiano’ e sinto-me lisonjeado que uma pesquisadora e professora como tu me atribuas essa classificação.
    Com muito orgulho os agradecimentos do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Meu Caro José Carneiro,
    saber que um historiador e jornalista conceituado é leitor deste blogue me orgulha muito.
    Obrigado pelos votos e as vitórias que me atribuis são nossas. Se não houvesse leitor, não teria escritor.
    Um afago para um belenense que admiro,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Estimada Matilde,
    gracias por los aplausos. Alégrame que en ese blog tu has tenidos algunas ilustraciones. Es muy grato para mi y para mis lectores aprender juntos a mirar el mundo.
    Jamás podría imaginar tener en el Ecuador una ‘discípula’. Eso me hace muy encantado.
    Ojalá pueda tenerla por más tiempo como una tan distinguida lectora.
    Un afago cumpleañero
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muito querida Thaíssa,
    receber de uma orientanda palavras tão afetuosas me faz muito feliz.
    Mesmo conhecendo a tua generosidade, acolho emocionado a tua homenagem.
    Ela é o testemunho der quem conhece minhas tentativas de fazer a partição do conhecimento.
    Só consigo dizer ‘Obrigado’
    Valeu, querida Thaíssa
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Professor!
    =D
    Cá estou mais uma vez!
    E hoje faço uso das próprias palavras do senhor, em seu livro "Alfabetização Científica":
    "Assim como exige-se que os alfabetizados em língua materna sejam cidadãs e cidadãos críticos, em oposição, por exemplo, àqueles que Bertolt Brecht classifica como analfabetos políticos, seria desejável que os alfabetizados cientificamente não apenas tivessem facilitada a leitura do mundo em que vivem, mas entendessem as necessidades de transformá-lo, e transformá-lo para melhor."[na minha edição, 2003, está na p.38]
    Essa é a nossa finalidade enquanto Educadores!E é essa que o senhor celebra hoje nestes 4 anos de blogue!Firmando, mais uma vez, a função do mesmo enquanto ferramenta para a alfabetização científica!
    Parabéns, mestre!!
    O senhor merece todas as honras!!!
    =D

    ResponderExcluir
  12. Muito querida colega Thaiza,
    tudo isto que dizes só se faz realidade em parcerias. Sou muito grato a cada uma e cada um desta meia centena de leitores que transmutam meus escritos e leitura.
    Mas sou especialmente grato a ti e mais uma meia dezena de queridíssimos comentadores. Vocês vivificam o escrito, atestando que ele se fez leitura.
    Muito obrigado hoje, por estarem comigo há quatro anos,
    e um afago carinhoso

    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Mestre Chassot. Como presente você ganhará mais um leitor assíduo: Eu mesmo.
    Só a título de curiosidade eu sou um dos monitores do XV ENEQ e poder conhecê-lo pessoalmente e poder assitir sua palestra foi algo que maravilhosos.

    ResponderExcluir
  14. Meu querido companheiro
    Nesses quatro anos em que te acompanho neste blog sou testemunha de como tua disciplina em diariamente aqui socializares teu saber e teu modo querido de estar no mundo, tua seriedade e comprometimento para com as coisas do político, do social, do cultural, assim como teu modo subversivo de fazer alfabetização científica, como tudo isso é importante não só para mim e para os que têm o privilégio de conviver contigo, mas para todos teus leitores, que de ti ganham lições cotidianas sobre a vida. Um beijo amoroso, muito amoroso, feliz com teu sucesso também como escrivinhador do blog. Tua Gelsa

    ResponderExcluir
  15. Querido mestre chassot, venho lhe parabenizar pelo 4º aniversário deste blog que muito tem me auxiliado por meio das informações diárias que nele encontro. Um abraço, Elaine.

    ResponderExcluir
  16. Meu caro Mestre Chassot! É muito pouco parabenizar pelo aniversario do Blog, pois muito aprendi neste modo de alfabetizar cientificamente. Tambem me conto feliz em fazer parte dessa trajetoria, quando referes minha ajuda na nova configuraçao. Pois foi um orgulho para mim tal tarefa. Aprendi tambem contigo esse novo fazer pedagogico, utilizando ferramenta tao essencial. Voce foi o responsavel no meu despertar em tantas coisas da educaçao; e uma delas a ferramenta do Blog. Obrigado e um abraço afetuoso do JB nesse quarto aniversario.

    ResponderExcluir
  17. Meu caro Leo,
    obrigado por tua mensagem e adesão como leitor deste blogue.
    Foi mais um presente do ENEQ.
    Lamento não ter teu endereço para poder te mandar resposta.
    Continuamos em contato
    attico chassot

    ResponderExcluir
  18. Estimada Elaine,
    obrigado por desde a querida Porto Velho trazeres teu votos por estes quatro anos.
    Com continuada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  19. Muito querido Jairo,
    obrigado por teus votos pelo quarto aniversário de ‘nosso’ blogue. Tu és testemunha, quando ao final de novembro estava quase desistindo. Tu injetaste novo ânimo com a migração para um novo editor.
    Com continuada gratidão
    attico chassot

    ResponderExcluir
  20. Muito querida companheira,
    tua manifestação engalana as diferentes manifestações. Tu realmente és testemunhas de cada uma das blogadas e sabes ser amorosamente querida nas sugestões de temas a serem abordados.
    Obrigado pela surpresa, fazendo que desconhecias esta celebração.
    A gratidão de teu escrevinhador
    attico chassot

    ResponderExcluir
  21. Prezado Mestre,
    parabéns pelos 4 anos de generosidade e disposição presenteando diariamente seus leitores com seus grandiosos textos.
    É muito bom contar com seu blog em prol de uma alfabetização científica.
    Com grande admiração,
    Maria Lucia.

    ResponderExcluir
  22. Querido Attico,

    Parabéns pelo sucesso! Por suas palavras podemos a cada novo dia, compreender um pouqinho mais do nosso imenso universo.
    Deixo aqui os votos de mais anos de sucesso para o blogue, e o agradecimento por compartilhar conosco sua sabedoria...Obrigada!
    Um adendo:
    "Tú és eternamente responsável por aquilo que cativas..."
    Parabéns

    Anna Ordobás

    ResponderExcluir
  23. Muito querida colega e também bloguistaa Maria Lúcia,
    obrigado pelos teus votos e também por seres parceira na alfabetização científica usando alternativas pós modernas,.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  24. Muito querida Anna,
    estou muito feliz com tua presença aqui. De uma tragédia deste começo de julho eu recebi um presente, Há muita reciprocidade na frase do “Pequeno Príncipe”.
    Obrigado por te fazeres presentes nessa data de jubilo deste blogue,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  25. IEDA GIONGO escreveu
    Olá professor!
    Não poderia deixar de escrever um pequeno e-mail, felicitando-o por mais
    um aniversário do blog. PARABÉNS!!!! Espero que continue com seus escritos
    diários por muitos e muitos anos!!!
    Um forte abraço da leitora assídua
    Ieda

    ResponderExcluir
  26. Muito querida Ieda,
    obrigado por seres uma leitura assídua já há muitos anos. Imagino que és das leitoras que não conseguem postar direto os comentários. Mas vejo no cotidiano uma conexão de Roca Sales e infiro que és tu.
    Tomara que por muito tempo possamos desfrutar juntos da magia escrita/leitura
    attico chassot

    ResponderExcluir
  27. Mestre Chassot, primeiramente, parabéns para nós, por termos a oportunidade de desfrutar de suas blogadas há 5 anos. Porém, a mais importante das parabenizações vai para o senhor, que manteve o fôlego durante todo esse tempo, brindando-nos com os mais diversos assuntos, incitando-nos a pensar e a refletir, a formar opiniões e, mais significantemente, a respeitar outras opiniões.

    Parabéns por todo esse percurso de sucesso traçado até aqui, e tomara que estes sejam os primiros 5 anos de muitos outros que ainda etsão por vir. Memso não estando presnete com a frequência que eu tinha antes, ainda sinto como se esse blogue fosse parte presnete do meu cotidiano.

    Ótimo dia, e parabéns.

    ResponderExcluir
  28. Meu querido Marcos Vinicius,
    chegou o comentário que estava faltando. Que bom que te juntaste aos outros treze leitores que trouxeram seus comentários.
    Muito obrigado e parabéns para todos nós
    Um bom e chuvoso ocaso de julho e um advento de agosto marcado com trevo-de-quatro-folhas.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  29. Estimado Chassot,
    Aproveito esta data especial para te agradecer por todo conhecimento que juntos contruímos: dicas de leituras, artigos, textos , informações valiosas e sem falar que meu dicionário cada dia enriquece mais. Agradeço também em nome dos meus alunos que te adoram e te admiram muito. Parabéns e obrigada por tudo. Você é demais e muito maravilhoso.

    ResponderExcluir
  30. Muito querida Joélia,
    obrigado por tuas queridas considerações acerca do ‘nosso’ quarto ano de blogares.
    Desde uma lareira numa chuvosa noite fria,
    um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  31. Olá professor, venho com um pouco de atraso, pois não consegui acessar no dia 30...mas não podia deixar de parabenizar esse blog que conheci esse ano e que me ajuda muito em minha formação enquanto futura docente de química [algo que cada vez mais me fascina e me encanta] e cidadã.....um prazer e uma honra todos os dias poder ler seus escritos...abraço professor e longos anos ao blog..^.^
    Indiamara

    ResponderExcluir
  32. Estimada Idiamara,
    comentários atrasados têm vantagens... prolongam a festa.
    Publiquei teu comentário na edição desta segunda-feira
    Uma boa semana
    attico chassot

    ResponderExcluir