TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 28 de julho de 2010

28.- Preparando o dia trinta: 4º aniversário

Porto Alegre Ano 4 # 1455

Hoje inicio um tríduo de blogadas, que culminam na sexta-feira dia no qual este blogue completa quatro anos. Escolhi para iniciar essa celebração com a trazida daquela blogada que a meu juízo foi a mais importante destas quase 1,5 mil que postei aqui. Ela é muito recente, e talvez será novidade para poucos. Depois de postá-la vivi algumas experiências importantes.

Trouxe o assunto em um auditório de cerca de 70 docentes universitários gaúchos, houve um que sabia era coltan. Em uma fala para colegas da área das Ciências Exatas de uma grande universidade catarinense o assunto era desconhecido para todos. No ENEQ, tanto em um mini-curso como em uma palestra perguntei ¿O que é coltan? a numerosos auditórios, onde predominavam mestres e doutores: ocorreu o mesmo. Então, além de explicar, o que é coltan conto das vítimas das disputas das grandes potências e falei também do trabalho do Dr. Mukwege.

Penso que foi de todas as blogadas aquela que recebeu mais comentários: dezenove (esse número dificilmente passa de seis). Assim, na jubilação da comemoração que se avizinha, com a indulgência de meus leitores, reedito aquela tida como a blogada mais significativa, publicada a 13 deste mês. Ela é especialmente dedicada aos meus novos leitores, pois na última semana houve um significativo crescimento destes.

13.- Coltan: o precioso ouro azul, manchado de sangue // POA Ano 4 # 1440

Vou contar nesta madrugada fria, cerca de 6ºC – uma pequena – mas importante e dolorosa – história. Meus leitores que me acompanharam aqui nas últimas duas semanas conhecem os passos que vou fazer, mas como eu – e, talvez por minha causa – foram menos atentos.

No dia 28 de junho escrevi aqui acerca do Denis Mukwege. Disse então que ele é médico, formado no Burundi. Este é um pequeno país de África, que foi colônia belga, encravado entre o Ruanda a norte, a Tanzânia a leste e a sul e a República Democrática do Congo a oeste. É o país mais pobre do continente africano mesmo tendo um solo muito rico em riquezas minerais, como coltan [Coltan é um mistura de dois minerais: Columbita e Tantalita. Em português essa mistura recebe o nome columbita-tantalita. Da columbita se extrai o nióbio e da tantalita, o tântalo], ouro e outros minerais.

Pois hoje quero falar acerca do que está entre os colchetes, que eu, de maneira ingênua, enxertei no texto acima, por não saber o que era coltan. Dias depois (quinta-feira, dia 8 deste mês) quando trouxe correspondências trocadas com o Dr. Milton Paulo de Oliveira, o cirurgião plástico gaúcho, que em 2008 foi à República Democrática do Congo e operou junto com o Dr. Denis Mukwege, escrevi, que no endereço do grupo Task Force há possibilidade de preciosos (e, às vezes dolorosos) aprendizados sobre África, como por exemplo: A alta tecnologia está ligada à guerra e à barbárie não apenas por meio da indústria de armas. Computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos podem ser parte de uma trágica conexão entre tecnologias avançadas e o sofrimento humano, o trabalho escravo e guerras intermináveis. Mais uma vez, fui ingênuo.

Ontem o Dr. Milton Paulo postou um comentário neste blogue do qual trago um excerto: a Espanha me surpreendeu por dois motivos. O primeiro, a conquista da Copa do Mundo, mas o segundo creia, professor, foi o mais impactante. Soube da publicação de um livro chamado “Coltan" do jornalista espanhol Alberto Vázques-Figueroa, através de matéria na TV espanhola, que adicionei em meu blog Task Force. Como um problema dessa magnitude permanece quase desconhecido em nosso país? Figueroa, muito bem dá a resposta.

Este comentário deixou-me instigado. A agenda era extensa na segunda-feira chuvosa e fria. Cavei tempo. Primeiro conheci Alberto Vázques-Figueroa. Ele nasceu o 11 de novembro de 1936 na capital de Tenrife. Pouco depois, vê-se exilado com sua família a África por motivos políticos, onde passou toda sua infância e adolescência. Aos vinte anos converteu-se em professor de submarinismo num navio-escola. Cursou jornalismo em Madri e a partir de 1962 começou a trabalhar como enviado especial de jornais e revistas e, posteriormente, da Televisão Espanhola. Depois de quinze anos de jornalismo, centrou sua trajetória literária, com mais de quarenta livros publicados e traduzidos aos mais diversos idiomas. Nove de suas novelas foram levadas ao cinema e nos dias atuais, é um dos autores mais lidos do panorama literário espanhol.

Li alguns excertos do livro que refere o Dr. Milton Paulo no Google.Books e vi os vídeos da Televisão Espanhola, com entrevistas muito didáticas de Alberto Vázques-Figueroa a partir amanipucrs.blogspot.com/ e então convenci-me que devia explicações a meus leitores sobre o ‘Coltan’.

Retomem o meu entre colchetes do dia 28. Coltan é um mistura de dois minerais: Columbita e Tantalita. A columbita não tem valor significativo. O coltan é o ouro azul, no qual o valor está na tantalita, minério de onde se extrai o tântalo. É devido ao tântalo que os telefones celulares, televisores, computadores, os satélites, os GPS... diminuíram de tamanho, de maneira tão significativa nos últimos anos. Mas isso é muito pouco.

O tântalo é um metal cinzento, pesado, dúctil, muito duro, resistente a corrosão por ácidos e um bom condutor de calor e eletricidade (talvez 80 vezes maior que o cobre). Em temperaturas abaixo de 150°C o tântalo é quase completamente imune ao ataque químico, mesmo pela agressiva água régia. Somente é atacado pelo ácido fluorídrico ou mediante fusão alcalina. O elemento tem um ponto de fusão apenas menor que o do tungstênio e o rênio. O tântalo tem a maior capacitância por volume entre todas as substâncias.

O principal uso do tântalo é como óxido, um material dielétrico, para a produção de componentes eletrônicos, principalmente capacitores, que são muito pequenos em relação a sua capacidade. Por causa desta vantagem do tamanho e do peso os principais usos para os capacitores de tântalo incluem uma ampla gama de aparelhos que assistimos miniaturizar-se nos últimos anos.

O tântalo também é usado para produzir uma série de ligas que possuem altos pontos de fusão, alta resistência e boa ductilidade. O tântalo de carbono, um tipo de carbeto muito duro, é usado para produzir ferramentas de cortes, furadeiras e máquinas trefiladoras. O tântalo em superligas é usado para produzir componentes de motores de jatos, equipamentos para processos químicos, peças de mísseis e reatores nucleares. Filamentos de tântalo são usados para a evaporação de outros metais como o alumínio.

Por ser não-irritante e totalmente imune à ação dos fluidos corporais, é usado extensivamente para produzir equipamentos e implantes cirúrgicos em medicina e odontologia. O óxido de tântalo é usado para elevar o índice de refração de vidros especiais para lentes de câmera. O metal também é usado para produzir peças eletrolíticas de fornalhas de vácuo.

As maiores reservas de tantalita (na forma coltan, ou seja, junto com a columbita) estão na República do Congo (cerca de 80%; a Austrália, Brasil e Tailândia tem cerca de 20%). Ocorre que essa riqueza mineral do século 21, cujo valor era desconhecido a cerca de 20 anos, catalisa uma guerra civil há anos em torno da posse das minas, entre outras complicações étnicas, territoriais e políticas. Quem domina o coltan... dominará todas as comunicações. Não é sem razão que as guerras locais, nos é apresentado como guerras tribais. É negócio sujo. É crime. Se continuam os massacres que houve quando da colonização da África.

A ONU apresenta estimativas desconcertantes: talvez, já morreram mais 4 milhões de pessoas na disputa pelo "ouro azul", além do impressionante faturamento de mais de US$250 milhões que teve o Exército de Ruanda com o comércio do caro mineral, mesmo que não haja mineração de coltan neste país vizinho do Congo.

A mineração do ‘ouro azul’ emprega crianças em condições subumanas e provoca grandes impactos no meio-ambiente tropical do Congo, uma vez que não se tomam as devidas medidas de mitigação ambiental (fato óbvio no meio de uma região em guerra) além das minas se estarem próximas e algumas dentro de parques nacionais.

Trouxe muito pouco. Talvez o mitológico ‘suplício de ‘Tântalo’ seja um prenúncio desta tragédia do Século 21. Vou voltar com esse assunto. Por hoje, votos de uma muito boa terça-feira.

Aos votos de uma excelente quarta-feira adito o convite de lermos amanhã, vigílio do quarto aniversário deste blogue. Até então.

10 comentários:

  1. Querido Chassot,
    Se eu estivese na platéia te responderia o que é o coltan. Claro que aprendi com você através do seu blog.
    Está perto de comemorarmos o quarto aniversário deste blog que só faz o meu conhecimento aumentar mais. Só tenho que te agradecer.
    Saudades.

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Joélia,
    muito me alegra que atestes a tese de que este blogue faz alfabetização científica.
    Um afago agradecido,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Olá,Professor!Também sou uma das que aprendeu o significado de coltan com o senhor!
    Estou feliz demais por poder comemorar junto ao senhor[e aos demais leitores]mais um aniversário deste blog!A melhor parte é que somos nós os presenteados!
    Sucesso sempre,mestre!!
    Uma doce e abençoada quarta-feira!

    ResponderExcluir
  4. Querida colega Thaiza,
    que bom isto que trazes. Minha tese de que tu, eu é mais algumas pessoas fizemos com os blogues alfabetização científica se corrobora. Viva nós!
    Na expectativa do festejamento do quarto aniversário!!!
    Que idade tem o ‘Quimikolokos’ que assuntei côo um dos blogues mais significativos na área da Química no ENEQ de 2008 em Curitiba?
    Afagos agradecidos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Oláá meu estimado Chassot!!!!
    Que alegria visitá-lo aqui novamente!!!
    Realmente esta ultima blogada foi muito pertinente....
    Parabéns pelos 4 anos de BLOGUISTA...(nunca me esqueço de sua fala no ENEQ de 2008 a respeito de tal nomenclatura, ri muito!!! saudades...)
    Com certeza tens cumprido com o teu objetivo que pude perceber, por meio de suas falas que assisti, ser explorar o ensino em meio informal: alfabetizando cientificamente por recurso virtual...
    Com a maestria de sempre expõe teus argumentos que com certeza proporcionam o saber a todos!
    É admirável constatar toda a sabedoria que carregas intrínsecamente, mas que com grande magnificência exteriorizas....
    De fato a blogada do Coltran me fascinou...com certeza não só a mim... o recorde de comentarios mostra isso, não é mesmo??
    tanto que pude contribuir com tal informação em minha aula ontem na universidade....realmente todos desconheciam....
    Isso só comprova a importância de teus relatos neste blogue!
    parabéns por ser o que és!!!
    O senhor eu aplaudo de pé!!
    Beijinhos...
    Com o carinho de sempre
    Chiara

    ResponderExcluir
  6. querido mestre, mais uma vez venho lhe agradecer pela quantidade de informação que encontro em seu blog, espero que o senhor continue nos alfabetizando (cientificamente) cada vez mais, mesmo que distante por meio de seu blog. Tenha uma boa noite de descanso.
    Elaine

    ResponderExcluir
  7. Muito querida Chiara Francesca,
    obrigado pelos votos (antecipados) pelo dia 30 que se aproxima. É muito grato ver tu ratificares que esse blogue esteja fazendo alfabetização científica, como assististe a defesa dessa tese no XIV ENEQ 2008 em Curitiba.
    É muito bom ter uma discípula de então fazendo essa ratificação.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Elaine,
    para mim é muito grato receber desde a querida Porto Velho teu segundo comentário neste blogue.
    É muito bom ver tua ratificação que este blogue, que nesta sexta-feira fará quatro anos faz alfabetização científica.
    Uma muito suave noite para ti também
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Prezado Mestre,
    um verdadeiro educador se utiliza de todos os momentos e meios para educar.
    Através de seu blogue, quantas leituras que trazem ensinamentos, pensamentos e reflexões que nos transformam, nos aproximam cada vez mais do conhecimento, de uma maneira grandiosa, pois feita com emoção.
    Sou grata por nos possibilitar tudo isso neste blogue.
    Abraços,
    Maria Lucia (Malu).

    ResponderExcluir
  10. Muito querida colega Maria Lúcia,
    que bom que voltaste. Estava com saudades. E mais chegas em meio a festejamentos.Trazes a ratificação do quanto este blogue está cumprindo sua proposta: fazer alfabetização científica. Amanhã esse será mote.
    Tu como bloguista, sabes de envolvimentos para construir estes espaços.
    Obrigado por seres presença tão querida aqui.
    Uma muito boa noite.
    attico chassot

    ResponderExcluir