TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 24 de julho de 2010

24.- Tempus fugit com dois acepipes.

Brasília Ano 4 # 1451

Esta é a terceira das quatro postagens brasilienses. É o dia de encerramento do XV ENEQ. Por definições de opções por pacotes de passagens, só retorno à Porto Alegre na tarde de amanhã. Preferiria muito poder partir depois das 20h desta noite, quando está previsto o encerramento.

Sábado aqui é dia de dica dia de dica de leitura – preciso anunciar isso, pois nos últimos dias aumento o número de leitores – assim a estes ‘bem-vindos novos leitores’, este comentário. Vou pedir a indulgência, até por estar envolvido bastante (ex)(in)tensamente envolvido no ENEQ, e considerar que ontem, numa apetitosa antecipação já trouxe a dica semanal, que biso aqui. Assim, na abertura da última semana julina vale recomendar, mais detalhado na edição de ontem.

ROSSI, Adriana Rost. Tempus fugit. Multifoco / Selo Anthology. 379 p. ISBN: 978-85-7961-127-8. 2010.

Trago no adensamento desta recomendação, o comentário do Professor Jairo Vieira Brasil Olá Mestre! [...] Gostei também do trabalho da Adriana Rossi, ao visitar o sitio de paleontologia e um pequeno aperitivo de seu Tempus Fugit. Parabéns a ela. Jairo”.e da psicóloga equatoriana Matilde Kalil: Muy querido Profesor Chassot, ciertamente, ¡el tiempo vuela! nombre muy apropiado del libro de Adriana Rossi que ha comentado, regalándonos con un adelanto del día de dica de lectura.Me quedo fascinada con la trama, más aún, tratándose de alguien que se ha desarrollo académicamente en un área totalmente diferente. ¡Bravo! Matilde”

Ainda registro a maneira afetuosa que Adriana entendeu minha ausência em sua noite de estreia: “Querido prof. Chassot, ter o senhor próximo de mim nesses momentos me deixa muito feliz. Concordo com Leonardo da Vinci quando ele disse um dia que "Para estar junto não é preciso estar perto mas, sim, do lado de dentro"! O senhor é uma alma gentil e carinhosa! Gosto muito do senhor, viu!? Muitos beijos e obrigada por deixar esse dia mais bonito. Adriana”

No final desta tarde haverá lançamento de livros no ENEQ. Trago acepipes de dois, que futuramente quero espraiar aqui.

Otavio Aloisio Maldaner (Organizador); Wildson Luiz Pereira dos Santos (Organizador). Ensino de Química em Foco Ijuí: Editora Unijuí, 2010, 368 p. 15 X 21 cm. Preço: R$ 55,00 ISBN 978-85-7429-888-7

Ensino de Química em Foco apresenta artigos de pesquisadores em ensino de Química sobre contribuições teórico-metodológicas de pesquisas para a prática pedagógica de aulas de Química. É um livro destinado a licenciandos e professores de Química do Ensino Médio. O principal objetivo da obra é apresentar contribuições advindas da pesquisa em ensino de Química para a prática pedagógica no Ensino Médio. Apesar de a obra trabalhar com exemplos concretos de Química, as visões e proposições de seus textos aplicam-se às demais disciplinas das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Geociências), sendo, portanto, recomendada para licenciandos e professores dessas outras disciplinas. Não se trata de um receituário sobre como ensinar Química, mas de um diálogo aberto entre pesquisadores em ensino de Química, dos quais a maioria teve larga experiência no Ensino Médio e/ou na formação de professores de Química.

Contribuí nesta obra com um capítulo ”diálogo de aprendentes”. Este é apresentado sob forma de um diálogo internético entre uma jovem aluna, que cursa a segunda metade do curso de licenciatura em Química e um professor que há muito se envolve com a formação de docentes para a área das Ciências da Natureza. O ponto de partida são interrogações que Maria Clara, uma jovem estudante de uma instituição no interior da Amazônia, faz para Giordano, um professor já mais experiente.

Wilmo Ernesto Francisco Júnior. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciência; São Carlos: Pedro e João Editores, 2010, 16 X 23 cm, 312 p. Preço: R$ 30,00 ISBN: 978-85-7993-013-4

Tendo em mente que uma Educação Científica com qualidade deve perpassar os níveis macroscópicos e representacionais do conhecimento científico, é sobremaneira importante auxiliar os estudantes no desenvolvimento do raciocínio abstrato necessário ao pensamento científico. Sendo os modelos, o pensamento analógico e os experimentos ingredientes essenciais na prática científica, os mesmos devem permear as aulas de ciências, visto também a capacidade que possuem em romper com a passidade dos educandos, quando devidamente problematizados. Nesse sentido, a educação problematizadora, um dos pilares da teoria freiriana, surge como uma forma de aguçar e localizar as limitações do conhecimento, proporcionando ao educando um distanciamento do conhecimento que se possui ao mesmo tempo em que propicia alternativas para a apreensão do novo conhecimento. É justamente ao encontro dessas ideias que caminha esse trabalho. Fruto de uma dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Analogias e Situações Problematizadoras em Aulas de Ciências busca contribuir com aqueles que se preocupam e se debruçam sobre a Educação Científica.

Foi muito bom ouvir do Wilmo, que é professor na Universidade Federal de Rondônia, ao me autografar um exemplar, referir o quanto se iniciou na Educação Química com leituras de meus livros.

Com votos de um muito bom sado, que parara mim será de uma jornada de três turnos no encerramento do XV ENEQ. Amanhã ainda nos lemos aqui de Brasília.


Nenhum comentário:

Postar um comentário