TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 22 de julho de 2010

22.- Educação com a Química

Brasília Ano 4 # 1449

Esta é a primeira de quatro prováveis postagens desde Brasília. Cheguei aqui meia tarde. Já no aeroporto em Porto Alegre entrava em clima de reencontro. O Maurivan Ramos e o Roque Morais, pioneiros comigo na organização do 1º Encontro de Debates de Ensino de Química, na PUC RS, em 1980 foram os primeiros que encontrei. No aeroporto de Brasília nos juntamos a outros vindos de diferentes estados e continuamos a confraternizar.

Dos mais de 1500 participantes, mais de 30 estamos no mesmo hotel. Às 19 horas, mais

entusiasmados reencontros e agora no cenário do XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Esses encontros e reencontros são muitas vezes emocionados, pois sou identificado por dezenas de leitores de meus livros. Fui solicitado a participar em dezenas de fotografias e recebi acarinhamentos de muitos. Também na cerimônia de abertura fui homenageado pela minha história nesses eventos. Foi me oferecido uma escultura da imagem que está a esquerda na figura.

O cenário merece um destaque muito especial. Depois de rescisões de locais para o evento a escolha termina sendo na em uma escola de ensino fundamental da rede pública: Centro de Ensino Fundamental GAN, próximo a Universidade de Brasília. Assim aluguéis exorbitantes que muitas vezes se paga a Centros de convenções foram canalizados em significativas melhorias da escola.

A abertura além de shows de danças e de música, fala de autoridades e Prof. Ricardo Gauche, Coordenador Geral do XV ENEQ, teve como momento mais precioso a conferência conjunta “A formação do professor de Química e os desafios da sala de aula” pela Professora Isabel P. Martins – Universidade de Aveiro, Portugal e pelo Professor Otavio Aloisio Maldaner – Unijuí/RS;

Adito a seguir, uma sumarizada história destes 30 anos de ENEQ. A partir da iniciativa do Rio Grande do Sul, que este ano realiza em outubro o XXX Encontro de Debates de Ensino de Química iniciados em 1980, surgiram, em 1982, os Encontros Nacionais de Ensino de Química: ENEQs. Assim realizamos em 1982, na UNICAMP, o primeiro ENEQ, definindo-se seu caráter bianual, nos anos pares das reuniões anuais da SBQ, que então dava seus primeiros passos e realizava suas reuniões dentro das reuniões anuais da SBPC. Este primeiro ENEQ foi semente também para o surgimento da Divisão de Ensino, a primeira das diretorias científicas dentro da SBQ.

O segundo foi em 1984 na USP, o terceiro em 1986 na UFPR; e o quarto, mais uma vez USP; o quinto foi 1990, na UFRGS e o sexto, em 1992, novamente na USP. Este sexto foi último que ocorreu dentro das reuniões anuais da SBQ e da SBPC, que então realizava já sua 42a RA. Este sexto ENEQ foi em homenagem a Letícia Parente, que morrera no ano anterior. Em 1994, deixamos as reuniões anuais, mas mantivemos a tradição, nos julhos dos anos pares.

Os mineiros foram os primeiros que organizaram um encontro sem ter a infra estrutura da SBQ e SBPC. Assim, o sétimo ENEQ foi na UFMG. Do VII ENEQ ficou aquela que hoje é nossa realização maior: Química Nova na Escola. Hoje, já com sete números publicados, é a materialização das ações da Divisão de Ensino de Química, que sonha em fazer transformações na Educação para que consigamos homens e mulheres que construam a sonhada nação-cidadã.

No nosso VIII ENEQ saímos pela primeira vez do sudeste e sul e fomos a UFMS, em Campo Grande. Neste ano de 1998 realizamos o IX ENEQ em Aracaju, onde mesmo que as Universidades federais estivessem saindo de uma greve se conseguiu reunir quase 400 professoras e professores de Química de quase todos estados do Brasil.

X ENEQ / XX EDEQ / II ELEQ (II Encontro Latino-americano de Ensino de Química): De 12 a 15 de julho de 2000, na Pontifícia Universidade Católica do Rio. Grande do Sul, conjugaram-se três eventos. Já o XI Eneq foi em outubro de 2002, em Recife, organizado pelas UFPE e UFRPE. O XII ENEQ ocorreu em julho 2004 Goiânia. O XIII ENEQ foi em julho de 2006, no local do primeiro encontro: UNICAMP em Campinas e o XIV julho de 2008 na UFPR, Curitiba.

O ENEQ é o principal e mais tradicional evento na Área de Pesquisa em Ensino de Química realizado no Brasil e articula-se em torno dos seguintes objetivos:

· congregar professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área de Educação Química, envolvidos na educação básica e no nível superior, com o ensino e com a formação em Química, promovendo interações, ações e construções para participar de debates em torno dos avanços e dilemas vivenciados na Área;

· socializar e discutir ideias e produções, na perspectiva da explicitação e da reflexão crítica sobre atuais tendências, concepções e práticas, na Área, com vistas a contribuir na construção de uma nova inserção da formação em Química na sociedade e na tecnologia contemporâneas;

· intensificar a interlocução de grupos de pesquisa e desenvolvimento atuantes em linhas temáticas da Área da Educação Química, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto a comunidades, em âmbitos local, regional e nacional, incrementando e articulando contatos diversificados concernentes a produções científicas socialmente relevantes.

Nesta quinta-feira o evento se desenvolve em três turnos. Na tarde de hoje e de amanhã tenho sessões do minicurso: A História e a Filosofia da Ciência: Catalisando Propostas Transdisciplinares E na noite de hoje, participo da palestra conjunta Ensino de Química: História e Filosofia da Ciência, na Formação e na Sala de Aula, juntamente com o Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira (Universidade Federal de Uberlândia).

Assim, a esta trazida acerca de minha presença em Brasília, adito votos de uma muito boa quinta-feira. Amanhã tem algo muito especial, que transcende ao ENEQ. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário