TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 18 de julho de 2010

18.- Uma canção para terra

Porto Alegre Ano 4 # 1445

Um típico domingo de inverno gaúcho, com seus três ingredientes usuais: frio, chuva e alta umidade. Uma marca desta manhã é que dentro de mais um pouco levo a Gelsa ao aeroporto. Ela viaja para Belo Horizonte participar da 34ª edição International Group for

the Psychology of Mathematics Education ou PME34. Esta edição do evento se estende até sexta-feira. O PME ocorre, a cada ano em edições alternadas em países dos cinco continentes. Entre os congressos da área da Educação Matemática, este certamente é o de maior destaque, por se constituir em um fórum que reúne exclusivamente pesquisadores. Seguindo a tradição do PME, nesta edição que tem por sede o Brasil, haverá uma apresentação nacional, integrada por quatro pesquisadoras convidadas pelo International Program Committee, sendo a Gelsa uma delas.

***Três destaques da semana***

A blogada mais importante: 13.- Coltan: o precioso ouro azul, manchado de sangue. Reputo talvez como a mais significativas. Na quarta-feira, em palestra para cerca de 70 docentes de ensino superior perguntei: ¿O que é coltan? Se tu não leste a edição desta terça-feira, volte um pouco e enriquece teu domingo.

Uma notícia dada aqui: Senado da Argentina, depois de 14 horas de discussões, aprova casamento entre homossexuais. Na quinta-feira, a postagem foi de madrugada. Dei a notícia quando recém aparecera nas manchetes nos jornais argentinos. Voltarei ao assunto.

Algo dos jornais: Nesta sexta-feira a Folha de S. Paulo, no caderno Mundo, p. A-15, ao noticiar determinações do Vaticano: “Tentativa de ordenação de mulheres é ‘delito grave contra a fé’ e implica em ‘excomunhão imediata’”. Sem comentários.

Recebi do meu aluno da UAM - Universidade do Adulto Maior José Carlos Ferreira uma indicação de um vídeo e isto é o tema da portada: Earth Song By Michael Jackson. Não conferi as informações que diz: o vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996. A letra fala de desmatamento, sobre pesca e poluição, e, por um pequeno detalhe, talvez você nunca terá a oportunidade de assistir na televisão. O Detalhe: "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe. Vejam, então, o que os estadunidenses nunca mostraram de Michael Jackson. Filmado em África, Amazônia, Croácia e Nova Iorque.”

Repito que não atesto a veracidade das informações, mas meus votos de um bom domingo se fazem no convite para ver e ouvir.

http://sorisomail.com/email/12091/clip-censurado-nos-eua--mickael-jackson-.html

2 comentários:

  1. Prezado Professor,

    Esta postagem é um pedido de indulgência, por ter enviado as outras mensagens em blogadas anteriores (Inconsciente), dificultando quem sabe a ordem cronológica. Porém, tanto Feyerabend como o senhor entederia bem minha anarquia epistemológica (risos).

    Com respeito e admiração,

    Geziel Moura

    ResponderExcluir
  2. Meu querido colega Geziel,
    não que pedir indulgência pelo nosso comportamento feyerabendiano . Houve vantagens: a primeira inflastes com comentários a blogada acerca do Coltan, o que lhe aumenta (indiretamente) o status. A segunda, que esse pedido, tiras o Zero comentário de uma blogada que desejava ter sinal de leitura,
    Um bom resto de domingo, aqui ainda chuvoso e frio.
    attico chassot

    ResponderExcluir