TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 26 de julho de 2010

26.- Um quarteto em peregrinação mistica

Porto Alegre Ano 4 # 1453

A manhã que abre a última semana julina é ensolarada. Ela contrasta com a noite chuvosa de minha chegada a Porto Alegre ontem, quando fui amorosamente esperado pela Gelsa no aeroporto. Foi gostoso, então, oferecer uma carona à colega Lenir Basso Zanon da Unijui.

Ensolarada também foi a manhã de domingo em Brasília onde com os colegas Maurivan Ramos (PUCRS), Aureli Caamaño e Fina Guitart (estes da Universidade de Barcelona) fizemos uma jornada mística em dois tempos. No primeiro, visitamos o imponente Templo da Boa Vontade – que comento em seguida – e no segundo, a majestosa Catedral de Brasília, objeto de comentário em outra blogada, mas da qual deixo um petisco agora: a transcrição dos dizeres da camiseta de uma das frequentadoras, por coincidência, conhecida do Aureli de outro congresso científico: CASTIDADE: Deus quer, você consegue.

Considerada uma das sete maravilhas de Brasília, Templo da Boa Vontade é a maior construção piramidal do século XX, com 21 metros de altura. Todo de mármore branco o templo, pólo do ecumenismo religioso foi inaugurado em outubro de 1989 com a presença de 50 mil participantes.

Fundado por Paiva Netto, o Templo é o monumento mais visitado de Brasília,

segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal. Em 20 anos, mais de 20 milhões de peregrinos do país e do mundo já visitaram o Templo da Paz.

A maior atração do templo é, sem dúvida, o cristal de 21 kg e 14 cm, localizado no ápice da pirâmide. Responsável por captar a luz do sol para o interior da pirâmide, ele eleva a vibração do salão e faz um trabalho de cromoterapia.

Ontem, nós quatro fizemos o caminho da peregrinação, dentro da pirâmide. Segue-se a espiral de pedras negras (na foto registrei a marcha de uma peregrina) formado no chão, chegando ao centro toca-se o círculo de cobre e levanta-se as mãos para o alto, a intenção da caminhada é fazer uma oração ou meditação. Para se purificar, se retorna pelas pedras brancas e, ao final, toma-se um gole de água da fonte – que faz o mesmo percurso do espiral, mas por debaixo da terra.


Além do espiral, você também visitamos os espaços anexos à pirâmide, a galeria de arte, o Memorial Alziro Zarur, a Sala Egípcia, o Salão Nobre, a lojinha de souvenir, os jardins subterrâneos.

Legião da Boa Vontade (LBV) é uma entidade conhecida no Brasil por fazer assistência social. Os seus dirigentes também mantêm programação de rádio e televisão e atividade religiosa própria. A LBV foi fundada oficialmente em 1º de janeiro de 1950, no Rio de Janeiro, Brasil, por Alziro Zarur. Ele presidiu a entidade até 1979, quando faleceu. José de Paiva Netto é o atual Diretor-Presidente. A instituição também está presente em Portugal. A LBV foi a primeira organização não-governamental brasileira a associar-se ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI), a partir de 1994.

Alziro Abrahão Elias David Zarur (Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1914 — Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1979) foi um jornalista, radialista, poeta e escritor, fundador e primeiro presidente da Legião da Boa Vontade.

Filho de imigrantes árabes foi aluno brilhante do Colégio Dom Pedro II e já nesse tempo demonstrava seu pendor para o jornalismo e para a liderança: depois de escrever em todos os órgãos do colégio, fundou o próprio jornal (O Atalaia) e foi chamado para dirigir o órgão oficial, Boletim do Colégio Pedro II.

Dono de uma voz tocante, participou da chamada "Era de Ouro" do rádio brasileiro. Criou os programas Enciclopédia Literária, Você não tem consciência!, Gatinhos e Sinucas, Teatro de Gente Nova, Policial Zarur e As Aventuras de Sherlock Holmes. Transcrevendo a obra de Arthur Conan Doyle para a linguagem radiofônica, Zarur lançou o programa policial educativo no país, encerrando todas as produções com a sentença: "O Bem nunca será vencido pelo Mal".

Tendo sido criado por sua avó no Catolicismo Romano e frequentado diversos círculos religiosos - templos protestantes, centros espíritas, sociedades positivistas, etc - Zarur afastou-se dos círculos sociais durante 1 ano, entre 1948 e 1949, vivenciando um "exílio espiritual" para planejar, em pormenores, a obra que viria a fundar.

Assim, em 4 de março de 1949, criou o programa A hora da Boa Vontade na Rádio Globo. O programa, de forte cunho religioso, destinava-se principalmente aos doentes do corpo e da alma. Obteve índices estrondosos de audiência, mas foi muito criticado por pessoas do meio radiofônico, que viam a iniciativa de Zarur ora como um mero modismo, ora como fanatismo, ou ainda como maneira de projetar-se para futuros empreendimentos políticos.

Em 1950, fundou a Legião da Boa Vontade, com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso e contribuir para o desenvolvimento solidário por meio de ações nas áreas social, educacional, cultural e filosófica.

Com o estabelecimento da LBV, Zarur iniciou a Cruzada de Religiões Irmanadas, em prol da união das crenças, na busca pela paz. Teve adesão de diversos padres, pastores, líderes espíritas e lideranças de outros segmentos doutrinários. No entanto, oito anos depois abandonou o projeto dessa Cruzada alegando o despreparo das autoridades religiosas para o ecumenismo. Porém, sua preocupação em respeitar as diferentes religiões foi reconhecida pelo Vaticano. Zarur recebeu do Núncio Apostólico Dom Sebastião Baggio a Medalha do Papa Paulo VI, "por serviços prestados à causa do Ecumenismo".

Em outubro de 1973, proclamou em Maringá a instalação na Terra da Religião de Deus, a 4ª Revelação de Deus aos homens - as demais haviam sido a revelação a Moisés, a revelação a Jesus Cristo e a revelação dos espíritos superiores a Allan Kardec. Na ocasião, prometeu um Templo Ecumênico a ser erigido em Brasília, o qual foi concretizado anos depois por seu sucessor José de Paiva Netto.

Zarur também fundou a Agência Paz Promoções, que passou a ser responsável pelos lançamentos literários da LBV. Em 1976, Alziro Zarur sagrou-se campeão mundial de permanência no ar, com a impressionante marca de 33 mil audições

José Simões de Paiva Netto (Rio de Janeiro, 2 de março de 1941) é presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) desde 1979. Atuando nesta entidade, escreveu livros e artigos. Mesmo sem ter jamais cursado uma universidade, é escritor, jornalista, radialista, compositor, poeta e líder religioso.

José Simões de Paiva Netto (Rio de Janeiro, 2 de março de 1941) é presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) desde 1979. Atuando nesta entidade, escreveu livros e artigos. Mesmo sem ter jamais cursado uma universidade, é escritor, jornalista, radialista, compositor, poeta e líder religioso.

Em 1989, Paiva Netto inaugurou, em Brasília/DF, o Templo da Boa Vontade (TBV), um pólo do Ecumenismo Total e Irrestrito, com arquitetura arrojada e frequentado em virtude da sua Espiritualidade universalista.

Na expectativa de ter trazido a meus leitores algo acerca deste pólo místico que se irradia do Brasil central, desejo um excelente começo desta ultima semana julina. Fixa a dívida de falar sobre o segundo tempo da peregrinação mística que Fina, Maurivan, Aureli e eu fizemos ontem. Até uma nova interação do binômio escrita↔ leitura.

12 comentários:

  1. Bom dia Professor!
    Interessantíssimo e muito tocante essa situação de andar pela espiral, voltar pelos brancos...nossa!
    Já vi que preciso me organizar para retornar a Brasília!Mas, dessa vez, com a família toda, e sem pressa!
    hehehe!
    Fico feliz que tenhas retornado bem!
    Nada melhor que braços amados nos aguardando!
    Bom início de semana ao senhor!
    =]

    ResponderExcluir
  2. Estimado Chassot,

    Já ouvi falar sobre a LBV,mas desconhecia detalhes deste pólo místico que irradia o Brasil.Aguardo mais novidades. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Muito querida Joélia,
    tu sabes que lembrei muito de ti, quando fiz a salomônica (e vitoriosa) proposta para que o XV ENEQ, em 2012 fosse Salvador.
    Está na blogada de ontem.
    Realmente o templo da LBV é impressionante. Amanhã vou contar algo da Catedral de Brasília.
    Um afago agradecendo teu comentário,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Puxa, confesso que até então (talvez por uma ponta de preconceito) desconhecia a proposta da LBV. Recordo, até, de ter ignorado uma chamada telefônica a doação.
    Salvador? Semana passada estive lá, particpando do Cobrefil : )

    abraços,Prof

    ResponderExcluir
  5. Muito querida Marília,
    não tinha me dado conta. Também há um tempo fazia associação da LBV com doações. Com esse faraônico templo se salvaria milhões de famintos. De tua enigmática sigla, só decifrei Filosofia.
    Salvador para mim é sincrética.
    Um afago de boa noite

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. hehe, desfeito o enigma: Congresso Br dos Estudantes de Filosofia : )

    ResponderExcluir
  7. Minha querida filósofa,
    a esfinge deve/pode me devorar: não deslindei seu enigma.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Querido Chassot
    Então fostes ao Templo Pirâmide LBV?!
    Eu também fui juntamente com a Carol e Vera, minha tia muito querida que nos hospedou na temporada enequiana.
    Essa foi a quarta vez que percorri o caracol da pirâmide em busca do cristal energizador. A primeira que fui, era 2005, meu pai tinha falecido e eu estava especialmente precisando de muita força.
    Dessa vez, a Carol ficou impressionada e sentiu-se revigorada com a lenta caminhada para dentro e para fora do caracol...
    Jà estou com saudades de você... Um abraço grande para você e para Gelsa

    ResponderExcluir
  9. Muito querida colega Inês,
    obrigado pelo prestígio que dás ma visitação a este blogue. Também estou com saudade. Vez ou outra lembro de nosso almoço na sesta-feira, junto com a Joanez. Falamos de afetos bonitos. O Templo da LBV mexeu também comigo. Entendo porque já fizeste ali a ‘quarta peregrinação. Não sei concordas com contraponto: Templo da LBV versus Catedral, visitados na mesma manhã. Se me exigissem apenas um par de adjetivos elegeria: solidez e leveza. Ou deixando esta dupla material, pensando em mentefatos: esotérico (o templo da LBV) e exotérico (a catedral). Talvez, outro óculo veria: aquele, místico e esta religiosa. Claro que são comparações pretensiosas, até porque é aventurar-se a definir obras monumentais com três pares de adjetivos.
    Ainda na visitei o blogue de minha muito querida Carol. Olvidei-me do título: pensava ser ‘Idade dos sabores’.
    Um afagado distinguido com tua visita e uma recomendação ao temo de hoje, para levares aos teus alunos da Unicamp.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  12. Prezado Silvano,
    mesmo que a blogada que comentas já tenha mais de nove meses e provavelmente não terá mais acesso, não vou polemizar contigo. Se olhares este blogue, ele tem se mostrado sempre plural respeitando crentes e não crentes. Tem havido, durante os quase cinco anos de publicação diária, sempre esta posição, por tal respeito tua leitura de texto que reputas como manual de instrução.
    Obrigado por visitares este blogue.
    attico chassot

    ResponderExcluir