TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 25 de julho de 2010

25.- De um domingo com retrospectos e expectativas

Brasília Ano 4 # 1452

Um domingo que tem um sabor de exílio. O ENEQ terminou ontem à noite e só estarei chegando à Porto Alegre no começo da noite. Esta manhã, alguns colegas e eu vamos aproveitar para fazer turismo. Já estive mais de uma dezena de vezes na capital, mas não conheço muito mais que a UnB, o MEC, a CAPES.

Ontem foi um extenso sábado, ultimo dia do evento que consumiu 15 horas (08h-23h) fora do apartamento e também com abstinência total de internet. Até as 13h ficamos no magnífico e novíssimo (inaugurado nesse mês) da Fundação Fiocruz – www.fiocruzbrasília.fiocruz.br – onde

os convidados se reuniram com Cezar Zulko, recém empossado presidente da Sociedade Brasileira de Química. Este inicialmente apresentou uma proposta de uma licenciatura especial de Química. Ao iniciar os debates busquei trazer uma realidade inconcebível: a existência de um nós (a Divisão de Ensino) e vocês (a SBQ). Insisti que somos parte da SBQ e temos uma história de mais de 30 anos de produção fazendo Educação com a Química, insistindo que nós nos víamos nessa licenciatura.

A manhã terminou com a apresentação do documento aos presidenciáveis que elaboráramos na véspera onde reivindicamos destes a promessa da adoção em que a Educação seja uma ação política de Estado. Almoçamos a sombra de centenárias árvores as margens do Lago Paranoá. Na foto, na mesa de refeição, estou ao lado Prof. Zulko.

À tarde e à noite, as atividades foram no: Centro de Ensino Fundamental GAN, a escola de ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal que nos acolheu nesses quatro dias. Na primeira parte da tarde, houve uma sessão comemorativa aos 15 anos da revista Química Nova na Escola, que recebeu também homenagens da Revista Educació Química da Societat Catalana de Química, de Barcelona, pelos Profs. Drs. Aureli Caamaño e Fina Guitart e do Journal of Science Education, da Colômbia pelo Prof. Dr, Yury Orlik.

Houve após Apresentação de Painéis Impressos e II Mostra de Materiais Didáticos – II MOMADIQ e Lançamento de livros. Autografei vários ‘Diálogos de aprendentes’ capítulo do Ensino de Química em Foco. Os meus outros livros presente no evento se esgotaram já na véspera. A nova edição do Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação, está sendo muito aguardada. Ainda dei duas entrevistas para subsidiar trabalhos de pesquisas. Não é fácil, às vezes cansado, concentrar-se neste fazer.

As 19h iniciou a Plenária de Encerramento que terminou depois das 21h30min. Primeiro houve uma avaliação do evento, muito positiva onde se destacou o árduo trabalho do Coordenador do XV ENEQ, Ricardo Gauche e sua equipe e especialmente a dezena de estudantes de graduação é pós-graduação. No evento houve 1703 inscritos, que enviaram 817 trabalhos para 12 linhas temática, dos quais foram aceitos 602. Um momento significativo da plenária de encerramento foi a decisão entre duas cidades que postulavam a realização, em 2012, do XVI ENEQ: Salvador e Uberlândia. O plenário estava dividido. Propus e foi aceito pelos proponente e assembleia, que como em 2014 haverá Copa (em Salvador e não em Uberlândia) que o XVI em 2012 seja em Salvador e o XVII, em 2014 seja em Uberlândia. O Ricardo passou então o bastão ao José Luis, que nos receberá em Salvador dentro de dois anos. Ao final ainda foi lido o documento aos presidenciáveis, aprovado pelo plenário com estrondosa salva de palmas.

Já encerrado o evento, como nos outros dias tirei muitas fotos. Mas comoveu-me a

homenagem da professora Nília O. S. Lacerda, da rede pública estadual de Goiás, e doutoranda do PPGEC-UnB que me presenteou com finos mimos, da produção de papel artesanal a partir da fibra de bananeira. Ela ministrou um dos 25 mini-cursos do ENEQ: A Química e o Papel de Fibra de Bananeira, onde apresentou as etapas de produção e suas relações com os conteúdos químicos e correlatos, objetivando esclarecer e permitir uma melhor compreensão do processo de produção de papel de fibra de bananeira e favorecendo uma aprendizagem mais significativa dos conceitos científicos, suas relações com o ensino para formação de atitudes e valores, tomada de decisão e resolução de problemas voltados para um enfoque CTS (Ciência, Sociedade e Tecnologia). Na foto estou com Nília recebendo os presentes, que estavam acompanhados de carinhosa dedicatória.

Almocei com o José L. P. B. Silva ( UFBA), Roque Morais (FURG) e Pedro Pinto Neto (UNICAMP). Tínhamos muitos assuntos que embalaram frutuosa conversação.

Dentro de mais um pouco, inicio o passeio brasiliense, na expectativa do retorno. Um bom domingo a cada uma e cada um.

18 comentários:

  1. Meu querido companheiro
    Constatar, mais uma vez, como tu, de modo sério e consistente, alias em teu fazer acadêmico teorizações profundas e compromisso político,faz aumentar cada vez mais minha admiração por ti. Contente em te aguardar no aeroporto no final deste domingo, um afago de bem querer.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor.
    Aaaahhhh!Que maravilha ver a Nília com o senhor!
    ^^!
    Digamos que vi todo esse trabalho dela nascer e crescer aos poucos até se tornar parte de seu Mestrado.É uma pessoa maravilhoooosa e batalhadora como poucos!
    Fiquei muito feliz em vê-los juntos neste momento!
    =]
    Mas, caramba, não pensei que o Encontro fosse durar o dia todo no sábado, imaginei que fosse apenas até o horário de almoço...já estou começando a me arrepender de ter ido embora na sexta..sniff..sniff..
    Mas o táxi não demorou por demais, rsss, ainda consegui chegar com 8 minutos de antecedência na Rodoviária!
    E, ahh! Não tinha deixado o link da publicação ao senhor:
    http://quimilokos.blogspot.com/2010/07/e-no-xv-eneq.html
    Um óóóóótimo domingo ao senhor!!

    ResponderExcluir
  3. Amada Minha,
    que maravilhoso chegar de meu turismo e encontrar teus comentários no blogue.
    Emociono-me a maneira como vês meu fazer acadêmico.
    Sinto-me também homenageado por dentro de cerca de seis horas estarmos nos reencontrando depois de uma semana, no mesmo aeroporto que te deixei na manhã de domingo.
    Que passem logo estas seis próximas horas.
    Beijos
    attico

    ResponderExcluir
  4. Muito querida Colega Thaiza,
    que bom saber que conheces a Nília. Ela me emocionou. Vês eu nem fiz o mini-curso com ela; e recebi esses acarinhamento.
    Volto de meu turismo religioso ~~ templo da LBV e catedral católica de Brasília. ~~
    Almoço e vou para aeroporto e então, um sonhado voo para Porto Alegre.
    Um bom saldo de domingo e beijo do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Amado Professor Chassot!!!!
    Como eu não pude participar do ENEQ em Brasília, fiquei acompanhando seu Blog que me deixou com bastante saudades...
    Com certeza irei no EDEQ em Porto Alegre e então poderemos nos encontrar...
    Um forte abraço.
    Anelise

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Anelise,
    ~~ releva minha dúvida, mas como não havia endereço na postagem, imagino que tenha sido a Anelise de Rio do Sul que tenhas postado o comentário ~~
    Obrigado por me acompanhares nos relatos do XV ENEQ, Em outubro nos vemos no EDEQ.
    Um afago carinhoso
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que tenha gostado do trabalho dela!
    =]
    Ela é muito dedicada e competente no que faz!
    Mas sou suspeita em falar, pois a conheço desde antes dos tempos de Faculdade!
    hehehe!
    E ainda sou madrinha de casamento dela!
    ^^!
    Mas isso não me impede de enxergar a seriedade do trabalho que ela faz!

    ResponderExcluir
  8. Muito querida colega Thaiza,
    gostei muito do trabalho da Nilia, mas encantou-me mais a sensibilidade dela em presentear-me com aqueles mimos, Eu nem sequer assisti seu mini-curso. Agora, com essas tuas revelações, vejo que vocês duas são vinhos da mesma cepa.
    Obrigado por partilhares comigo essas emoções.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. olá meu querido e estimado Chassot!!!
    Desculpe pelo mal entendido...(rrsrsrs)
    é sempre um prazer escrever a ti!!

    A prof. Dra. Elane Chaveiro, agora minha amiga, comentou comigo que esteve presente em seu minicurso de historia e filosofia da ciencia...

    Eu queria taaaanto ter participado....mas Brasilia é longe para mim, ainda nao tenho essa disponibilidade....

    nunca me esqueço de ti....prova disso foi que pedi a ela que te mandasse um abraço por mim! não sei se lembra....mas ela entregou! rsrs...

    fiquei muuuuito contente e feliz em saber que ela está redigindo um artigo sobre a tua vida....

    quero muito ter o privilegio de ler quando terminado....muito bacana completares 50 anos de magisterio em 2011...a cada dia ratifico mais em meu coração que o meu maior referencial és tu!

    Te admiro tanto que não consigo descrever!! sou sua fã para sempre!! Espero de coração poder reencontra-lo!!! e um dia chegar a ter um pouquinho da "majestade quimica" que tens!

    Parabéns por ser o que és!!

    Muiiitos abraços e beijos

    com todo meu carinho e afeto....

    Chiara

    sua eterna e fiel admiradora

    tu tornas o mundo melhor apenas pelo fato de exitir! te-lo conhecido mudou meus paradigmas científicos e ampliou meu horizonte!

    ResponderExcluir
  10. olá meu querido e estimado Chassot!!!
    Desculpe pelo mal entendido...(rrsrsrs)
    é sempre um prazer escrever a ti!!
    A prof. Dra. Elane Chaveiro, agora minha amiga, comentou comigo que esteve presente em seu minicurso de historia e filosofia da ciencia...
    Eu queria taaaanto ter participado....mas Brasilia é longe para mim, ainda nao tenho essa disponibilidade....
    nunca me esqueço de ti....prova disso foi que pedi a ela que te mandasse um abraço por mim! não sei se lembra....mas ela entregou! rsrs...
    fiquei muuuuito contente e feliz em saber que ela está redigindo um artigo sobre a tua vida....
    quero muito ter o privilegio de ler quando terminado....muito bacana completares 50 anos de magisterio em 2011...a cada dia ratifico mais em meu coração que o meu maior referencial és tu!
    Te admiro tanto que não consigo descrever!! sou sua fã para sempre!! Espero de coração poder reencontra-lo!!! e um dia chegar a ter um pouquinho da "majestade quimica" que tens!
    Parabéns por ser o que és!!
    Muiiitos abraços e beijos
    com todo meu carinho e afeto....
    Chiara
    sua eterna e fiel admiradora
    tu tornas o mundo melhor apenas pelo fato de exitir! te-lo conhecido mudou meus paradigmas científicos e ampliou meu horizonte!

    ResponderExcluir
  11. Muito estimada Chiara,
    agradeço tua visitação aqui e também fico feliz que este blogue pudesse ter mitigado um pouco curiosidades daquelas e daqueles que não puderam ~~ como tu ~~ estar no XV ENEQ e também recordar o ENEQ de Curitiba onde nos conhecemos.
    Aparece aqui de vez em vez. Para alguém que vive as primeiras férias enquanto acadêmica recomendo a blogada do dia 13 deste mês: 13.- Coltan: o precioso ouro azul, manchado de san...
    Obrigado também pelas palavras de carinho acerca de meus escritos.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Querido Chassot,
    Estou feliz do próximo ENEQ ser em Salvador, assim poderemos matar a saudade.Obrigada pela sua sugestão.Que bom que todos aprovaram.
    Pelo visto você fez bastante sucesso no ENEQ(Brasília). Que bom! Fico contente qundo percebo a valorização do seu trabalho.
    Abraços com saudades!

    ResponderExcluir
  13. Querida Joélia,
    certamente julho de 2012 é o limite máximo para nos reencontrarmos, até por porque foi cancelado minha participação em Barreiras.
    Sim, tive uma intensa participação no ENEQ. É preciso colaborar, pois tenho uma experiência de quem participou em todos ENEQs.
    Agradeço tua presença no blogue.
    Um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Professor Chassot

    Quem escreve é o estudante Rafael Mori, que fez uma fala na plenária de encerramento do XV ENEQ.
    Como prometido, visitei seu blog e só tenho a elogiar o cuidado e o empenho para manter um espaço tão agradável de leitura e diálogo.
    Estou certo que passarei a visitá-lo frequentemente.
    Um abraço de quem, como estudante e pesquisador em formação na área de Educação, muito admira seu trabalho em todos estes anos!

    ResponderExcluir
  16. Meu caro Rafael,
    lembro muito de ti e de ousadia generosa, com teu ônibus partindo (¿Ribeirão Preto ou São Carlos?) e ainda trazendo significativa avaliação ao evento. Tenho certa frustração, pois alguns comentários não trazem endereço. Assim o diálogo fica um pouco incompleto.
    Obrigado por tuas referências a este blogue. Será bom que voltes.
    Com estima e renovada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  17. Caro professor
    Quem fala é um participante do eneq 2010. É com imensa satisfação que me reporto em seu blog. Valeu bastnte a pena todo o esforço para estar presente no encontro, que reune os que se interessam em construir um ensino de ciência significativo e interessante para todos, de todos os lugares do país.
    eltonrocosta@yahoo.com.br
    Sinto-me muito mais preparado para dialogar com meus alunos acerca da construção e disseminação do conhecimento científico.
    Um forte abraço e até o próximo encontro.

    ResponderExcluir
  18. Muito estimado colega Elton,
    primeiro felicito-o pela perspicácia de aditar o teu endereço, Uma das limitações do blogspot é não pedir o endereço e isso limita o diálogo. Obrigado por teus comentários. Penso que cada uma e cada um dos que estiveram no ENEQ devem ter voltado como tu: com mais gana de sermos professoras e professores para com Ciência ajudarmos construir a cidadania e a florestania.
    Adito um convite para de vez em vez assares aqui.
    Com estima

    attico chassot

    ResponderExcluir