TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 31 de janeiro de 2010

31* Mais uma anunciada blogada dominical

Porto Alegre Ano 4 # 1277

A abertura desta edição poderia ser igual à de ontem. Escrevo quando ainda me encanta com o plenilúnio que por mais de nove horas dá aos céus uma claridade excepcional em decorrência da Lua em sua transição estar nesses dias mais próxima da terra.

Num fim de semana que sabe a feriadão (para quem cabular a segunda-feira) – algo de sabor diferente nas férias –, o curtir a Morada dos Afagos ofereceu uma surpresa. Uma passarinha (um pouco exótico esse feminino), talvez uma rolinha – uma ave da família da família das columbinas –, resolveu ser-nos companhia. Fez um ninho em meio à ramagem da parreira que nos protege do sol que se faz inclemente. Tenho fotos da promessa de vida. E uma vista externa do ninho. A mãe zelosa – que nos cobra silêncio – não se deixou fotografar.







Convicto que muitos leitores não lêem os comentários postados, eis uma resposta que aditei à blogada de ontem: Senhor João Martins, obrigado por sua visitação a esse blogue. Permito-me, respeitosamente, alertá-lo que aqui não é espaço para proselitismo religioso. Admiro e respeito pessoas religiosas. Todavia quero sempre defender – sem fazer nisso militância – o direto de usar a ateologia como um dos óculos para ler o mundo. Cumprimento-o com muito respeito, AC

Já disse que domingos é dia de falar aqui de algo leve. As blogadas dominicais de 2010 falaram de sagu, de pinturas do Educador matemático Ole Skovsmose e de desvantagens da beleza e da fama de Angelina Jolie. No último domingo anunciei que teríamos 4 sessões com desenhos obtidos de seleção de desenhos de uma coleção que me enviou minha ex-aluna e leitora deste blogue Mauriane Pacheco. A primeira foi então (dia 24). Hoje trago a segunda e 07 e 14 de fevereiro serão as próximas. Lamentavelmente não identifico os autores dos desenhos. Também no vou expedir comentários. As obras são geniais e merecem ser admirada,

Votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um, na expectativa de um fevereiro com menos tragédias de que mês que se esvai.

4 comentários:

  1. Mestre! A presença do ninho da ave columbina com seus ovos, que prenuncia a chegada de mais vida à Morada dos Afagos, demonstra o quanto as "pessoas de bem" estão sempre em boa companhia. Mesmo que solitariamente possas certas vezes te sentir em teu ninho, te acompanha e te assiste o pensamento de teu orientando, que criou por ti grande admiração. Abraço e boa semana! Faço contato durante as "vacaciones". JB

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    tens muito acerto em teu comentário. Ontem e hoje a Gelsa e eu ao lermos sob a parreira conversamos baixinho para não ‘atrapalhar’ a gestação da columbina. Tenho deficiências em ornitologia. Uma galinha ~~ lembro de minha infância – tem longos 21 dias de choco que acompanhávamos quase sendo uma eternidade. Desejo saber qual o tempo que leva um choco de um pequeno pássaro.
    Obrigado por comentários desde as férias em lugar incerto e não sabido.
    Desejo que as mesmas sejam as melhores. Aqui está cerca de 40ºC
    Obrigado por teu comentário
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, mais um desenho genial. Pelo pouco que conheço de ornitologia - aliás, meus conhecimentos baseiam-se unicamente nos comentários de meus avós sobre as rolinhas que fazem ninhos, também, na parreira da casa deles -, o periodo de "choca" é de até 3 semanas, ou seja, a mesma eternidade dos ovos das galinhas.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Estimado Marcos,
    uma vez mais festejo teu retorno.
    Tenho alguns dados de tempo de choco: canárias : 14 dias / galinhas : 21 dias (evoco quanto riscávamos em um calendário a lenta passagem destas três semana / marrecas 28 dias. Assim espero que na próxima semana anuncie o desovar dos dois filhotinhos. Em primeira mão devo anunciar-te que depois de muita sedução a Colombina deixou se fotografar. Aguarde a blogada de amanhã.
    Uma boa tarde canicular para ti
    attico chassot

    ResponderExcluir