TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

25* Um outro mundo é possível

www.forumsocialmundial.org.br/ l

Porto Alegre Ano 4 # 1271

Hoje começa Fórum Social Mundial que se prolonga até sexta-feira, em Porto Alegre e outras cinco cidades da região metropolitana (Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga). Não é sem razão que Porto Alegre perde a hegemonia desta edição e que as demais cidades onde o FSM acontece sejam em prefeituras administradas pelo Partido dos Trabalhadores.

Não será uma edição como aquelas Lembradas primeiras. Recordo a memorável primeira em 2001, com 20 mil participantes onde uma das estrelas foi José Bové, que recém tinha se envolvido com o Mcdonalds na França, destrói plantações de transgênicos em Porto Alegre. Lembro as grandes conferências e as marchas que participei e também de ter hospedado em minha casa dois parlamentares argentinos.

Em 2002, houve 50 mil participantes, mas meu acompanhamento foi distante: estava em Madrid fazendo pós-doutorado e foi um dos momentos que desejei estar em Porto Alegre.

Em 2003 com 100 mil participantes recordo de marchar lado a lado com José Esquivel, argentino Nobel da Paz, ouvir por mais de uma hora Hugo Chavez e me encantar com Evo Moarales então líder cocalero boliviano.

Em 2004 pela primeira vez o FSM deixou Porto Alegre e foi à Bombaim com mais de 70 mil habitantes.

Em 2005 foi a edição de maior número de participantes (155 mil), mas Porto Alegre era diferente. Depois de quatro mandatos (16 anos) o PT não governava o município. Então esteve aqui Noam Chomski que ouvi emocionado e José Luís Rodrigues Zapatero.

Em 2006 o FSM se realizou em três países: Venezuela, Paquistão e Mali e em 2007 foi no Quênia. Também em 2008 o FSM não foi centralizado, ocorrendo ações em vários continentes. Em 2009, Belém do Pará foi a única sede com mais de 120 mil participantes.

Esta edição de 2010 também não é centralizada. Além do que começa hoje na grande Porto Alegre, ainda para este ano estão previstos, ao todo, 27 fóruns ao redor do mundo. No Brasil, nos dias 29 a 31 de janeiro, Salvador recebe fórum temático para discutir temas como racismo e direitos humanos

A próxima edição centralizada será em Dakar, em 2011.

Duas marcas persistem desde a primeira edição no início da década: contraponto ao Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça e persistente e coerente luta dentro do lema “Um outro mundo é possível!”

No ano 2000, o neoliberalismo estava no seu auge, tentando convencer a todos que as forças do mercado, liberadas de qualquer controle governamental ou social, levariam o mundo à prosperidade, ao bem-estar e à paz.

Oded Grajewm fundador dos brinquedos Grow e presidente emérito do Instituto Ethos e idealizador do FSM diz que foi neste ambiente que foi criado o Fórum Social Mundial (FSM) para denunciar os enormes riscos que o neoliberalismo propagandeado pelo Fórum Econômico Mundial representava para a humanidade, visibilizar propostas alternativas e criar um espaço auto-organizado em que a sociedade civil a nível local e global pudesse se encontrar, promover atividades e se articular, ganhando força política e social para empreender suas ações.

De lá para cá muita coisa aconteceu. As sucessivas crises econômicas, a proliferação de guerras e conflitos, o aumento da concentração de renda e da desigualdade social e a degradação ambiental fizeram ruir a crença na ideologia neoliberal.

O lema do FSM de que "um outro mundo é possível" encheu de esperanças milhões de pessoas que, movidas pelo desejo de mudança, conseguiram alterar o quadro político de muitos países. A metodologia adotada no FSM propiciou a todas as organizações e pessoas que comungam com a carta de princípios a oportunidade de organizar livremente suas atividades e poder se juntar aos que se dispõem a declarações e ações conjuntas. Foi assim que o FSM ganhou o mundo. Fóruns globais e inúmeros fóruns locais, nacionais, continentais e temáticos se espalharam.

Enquanto Porto Alegre sediará a partir de hoje o evento de balanço dos dez anos do FSM, cidades da região metropolitana concentrarão a maior parte das oficinas e apresentações culturais. Por exemplo, Canoas sediará, em três dias, cerca de 200 oficinas e palestras e terá shows de artistas nacionais.

O Acampamento da Juventude vai trocar a orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, onde foi instalado nas quatro edições ocorridas no Rio Grande do Sul, por um parque em Novo Hamburgo.

O fracasso de Copenhague foi promovido por governantes (a maioria deles habituais frequentadores de Davos) vergonhosamente receosos de desagradar seus financiadores eleitorais e contrariar poderosos interesses econômicos. Foi mais uma demonstração de que "um outro mundo possível" é cada vez mais "necessário e urgente" e só será viabilizado por meio da pressão articulada e intensa da sociedade civil comprometida com a construção de uma comunidade global justa, democrática, solidária (inclusive com as futuras gerações) e pacífica.

Este é o desafio que está sendo colocado para nós e para todos que estarão na Grande Porto Alegre durante o Fórum Social 10 anos.

Encerro como uma homenagem a São Paulo no seu 456º aniversário. Esta cidade que por diferentes ligações é próxima a muitos, para mim, em 1999, quando nela nasceu a Maria Antônia, trouxe novas dimensões de laços. Aos paulistanos o melhor feriado hoje e a cada uma e cada um de meus leitores a melhor abertura da última semana de janeiro.

10 comentários:

  1. Querido Chassot,
    Te escrevi da praia(Barra Grande). Agora te escrevo da Chapada( Rio de Contas), outro lugar encantador.Parabéns pelo(a) neto(a) que está por vir. Desejo muitas alegrias à sua filha, que deve está radiante com este acontecimento tão especial para nós mulheres.As leituras que recomendou são excelentes. Continuo curtindo minhas férias e viajando no mundo da leitura. Lembra do livro : O Coelhinho Leco que presenteou Henrique? Ele veio também na mochila e Henrique já faz sua própria leitura. Uma ótima semana para você e que o Forum seja promissor.
    Saudades!

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Joélia,
    sinto-me um privilegiado pertencer, via blog em tuas férias em lugares de nomes tão poéticos que nunca ouvi. O Henrique já lê sozinho. Pelos meus cálculos ele vai fazer cinco anos. ¿Estou certo?
    Muito obrigado pelos votos à Ana Lucia, que mãe do Guilherme, que penso que regula com o Henrique.
    Obrigado pelos votos pelo sucesso e aproveitamento do DSM.
    Um afago com carinho
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Ola Mestre! Tambem quero parabenizar a Ana Lucia, Eduardo e Guilherme pela vinda de mais um membro da familia, e pelo avonado do Mestre. Gostei da historia do FSM trazida por ti nessa blogada. Importante que os leitores saibam de onde vem essas transformações pós FHC pelas quais o país está passando. Depois de uma sucessão de fracassos neoliberais, parece haver uma luz no fim do tunel, luz essa que muitas vezes tem sua energia a partir de encontros como o Forum Social Mundial. Abraços do JB!

    ResponderExcluir
  4. Estimado Chassot,
    A leitura, ou melhor interpretação das imagens,criação da própria história, é o que Henrique está fazendo sozinho. Sim, em março você completa 50 anos de magistério e Henrique 5 anos.
    Um beijão. Adoro você!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Jairo,
    mesmo com certo esmaecimento do FSM há que se creditar que ele representou / representa / representará transformações. Um pequeno exemplo: O bispo Fernando Lugo, hoje presidente do Paraguai, veio ao primeiro FSM de ônibus. A luta travada com êxito contra a Alca e os tratados de livre-comércio foi gerada no FSM
    Obrigado pelos teus votos a Ana Lúcia, Eduardo e Guilherme.
    Mostremos àquele que se prepara para chegar que um outro mundo é possível.
    Com renovada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Querida Joélia,
    acertei na idade do Henrique. Farei 50 anos de professor em março de 2011. Inicio agora o meu 50º ano de magistério.
    Curtam as praias e boas leituras,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Prof Chassot
    Tive oportunidade de assistir algumas questões e organizações sobre o FSM, bem que eu gostaria de estar aí.Mas não foi possivel.
    Uma amiga daqui, creio que esteja, depois vai me contar.
    achei linda a apresentação do grupo de teatro no calçadão de Canoasa, pela TV.
    Crio que outro mundo seja possível se uma grande maioria se voltasse para o mesmo objetivo. Cuidar da vida no Planeta. A exemplo tenho que citar um, Fabiano Pereira está fazendo grande pressão, em Brasília... para que os estados tenham a obrigação de pagar, isto é, cumprir a Lei de pagar o piso salárial dos professores, nos estados que entraram com inconstitucionalidade. Belo exemplo de cidadania, é isso que se quer que cada um faça a sua parte, ele como legislador está fazendo.
    Um abraço para o Sr e parabéns pelo neto ou neta... Até

    ResponderExcluir
  8. Mestre Chassot, o FSM traz esperanças para todos nós, mesmo que tenhamos tido uma triste experiência com Copenhague. Ficamos na torcida, o que, para nós, ateus e/ou agnósticos, é a nossa forma de rezar.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  9. Muito atenta Eloí,
    que orgulhosamente tenho como comentarista, obrigado por tua presença e trazidas de considerações sempre pertinentes.
    Sonhemos que outro mundo seja possível e isso começa também se fazendo justiça com a remuneração dos professores.
    Um afago do
    atttico chassot

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Marcos,
    é muito bom podermos embalar sonhos: que novo mundo seja possível.
    Obrigado por tua tão querida presença aqui,
    attico chassot

    ResponderExcluir