TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

27* "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

Porto Alegre Ano 4 # 1273









Na noite desta terça-feira participei, junto com meu querido amigo Edni Oscar Schroeder de uma emocionante atividade da 10ª edição do Fórum Social Mundial: diálogos com o Presidente Lula.

Ainda era dia quando chegamos ao Gigantinho – Ginásio junto ao estádio Beira-Rio do Internacional–. Depois de uma extensa fila unimo-nos a uma multidão de cerca de 10 mil pessoas dentro do Ginásio. Esperamos, junto com uma plateia entusiasmada quase duas horas: ouvimos Nei Lisboa, assistimos a apresentação carnavalesca da União dos destaques das escolas de Samba de Porto Alegre.


Por volta das 20h40min, o presidente subiu ao palco. O Ginásio bradava uníssono: "Olê, olê, olá, Lula, Lá". Lula sentou-se para ouvir três manifestações: primeiro do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique da Silva Santos, pontuou medidas que ainda dependem de posicionamento do governo, como a jornada de 40 horas semanais, a ampliação da reforma agrária e a PEC do trabalho escravo. Depois a líder de esquerda uruguaia, Lilian Celiberti, da Articulação Marcosul, recordando que uma sociedade com futuro é uma sociedade com memória cobrou maior envolvimento do governo brasileiro nas questões de direitos humanos e contra a criminalização dos movimentos sociais. E por fim do coordenador da mesa, Cândido Grzybowski, membro do conselho internacional do Fórum e dirigente do Ibase, fez as cobranças mais contundentes. Ele questionou o que o Brasil fará para impedir uma possível ocupação permanente dos EUA no Haiti. Também afirmou que há uma decepção dentro do Fórum sobre as posições do Brasil com relação ao meio ambiente, além de reforçar as questões dos direitos humanos.

Às 21h09min Lula iniciou seu discurso. Iniciou cumprimentado as autoridades, iniciando pelo ex-governador Olívio Dutra, cinco ministros — entre eles a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro da Justiça Tarso Genro —governadores, prefeitos, senadores e deputados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empolgou o público quando criticou o Fórum Econômico de Davos no balanço dos 10 anos do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Na avaliação do governante, a grave crise econômica mundial que ocorreu no último ano tirou o glamour do encontro na Suíça:
- Estou aqui e daqui vou a Davos, como em 2003. Tenho consciência de que Davos não tem mais o glamour que tinha em 2003. O sistema acabou de provar, com a maior crise financeira. Mas eu vou lá com orgulho de quem tem o que dizer - afirmou Lula, acrescentando que mesmo assim ele irá com orgulho para falar de suas realizações. - A história era que em 2003 eu não conseguiria governar, agora vou dizer que foi um torneiro mecânico que mais criou Universidades neste país, vou lá dizer que não devemos mais ao FMI, que eles nos devem US$ 14 bilhões.


Lula referiu que desde a que primeira Escola técnica foi fundada pelo presidente Afonso Pena em 1903 até 2003 foram criadas 180 escolas técnicas, Nos oito anos de seu governo serão criadas 240.

O presidente repete o gesto de sete anos atrás, saindo do Fórum de Porto Alegre e embarcando para o evento em Davos, para onde vai na quinta-feira e onde receberá o prêmio de estadista do ano.

Em seguida, foi interrompido pelos gritos da multidão: "Lula, guerreiro do povo brasileiro".
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao Haiti no dia 25 de fevereiro, levando médicos brasileiros. O próprio líder divulgou a informação durante seu discurso acerca dos 10 anos do Fórum Social Mundial, evocando que tinha estado em situação idêntica em 2003, quando tinha poucos meses de presidência. Quando virá no próximo ano ao FSM não será mais presidente.
No pronunciamento, Lula propôs que o Fórum Social Mundial estabeleça solidariedade ao Haiti como meta de solidariedade. O país caribenho ainda se recupera do terremoto pelo qual passou no dia 12, com a ajuda do mundo inteiro. O presidente criticou aqueles que foram contrários à Força de Paz para Estabilização do Haiti, liderada pelo Brasil:
Nós ensinamos ao mundo como uma força de paz pode ser, sem ter ingerência sobre a política ou praticar violência contra o povo daquele país. Que esse terremoto mexa com a vergonha dos seres humanos que governam esse planeta, para a gente fazer no Haiti, agora, o que poderíamos ter feito a dez anos atrás. O Brasil fará sua parte. Vamos querer levar médico brasileiro para prestar solidariedade, para a gente poder dar a esse país a oportunidade para se tornar um país soberano e ter a democracia consolidada.
A fala de Lula durou cerca de 40 minutos. Após o encerramento, ele deixou o palco e a comitiva começou seu deslocamento até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. O avião presidencial decolou de Porto Alegre às 22h51min, após permanecer cerca de três horas em solo gaúcho.

Das duas fotos do Lula são óbvias as razões pelas quais a da Zero Hora tem melhor qualidade que a minha. Foi bom viver essas horas em meio a massa humana e vibrar e também sentir análises críticas. Desejo a cada uma e cada um uma muito boa quarta-feira.

6 comentários:

  1. CHASSOT

    Muito complicada esta "liberdade" que tenho para postar COMENTÁRIOS no teu Blog.
    Exigue opções que desconheço origens e onde não tenho contas!

    Assim, mando para ti o que tentei estreiar no espaço "Comentários":
    = = = = = = = = = = = = = =
    Para quem tenha lido este comentário sobre "LULA, Guerreiro do Povo Brasileiro", informo que sou o referido companheiro desta jornada do CHASSOT no FSM-2010 (Porto Alegre).
    Nas fotos publicadas aparecem: o LULA, duas vezes (merecidamente); o CHASSOT, uma vez no destaque (é isto mesmo, "destaque" - como aqueles(as) de Escolas de Samba em plenaPassarela de Sapucaí); outras três, a massa presente para "conversar com o Presidente".
    Estou numa destas fotos de povo . . . ao lado do Amigo CHASSOT!
    Estar com o povo, o CHASSOT e o Presidente LULA é tudo que necessito para saber que o ano de 2010 nos promete boas vitórias com a . . . (deixemos 1º abrir o período eleitoral para completar a sentença).
    * Edni *

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Edni,
    uma das restrições deste atual modelo de blog é as mais exigentes restrições à postagem de comentários.
    Terminei postando teu comentário em meu nome.
    Aqui só ratifico meus agradecimentos pela parceria intelectual de tantos anos e que ontem à noite teve um dos inesquecíveis fazeres.
    Com gratidão e admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Muy querido Profesor Chassot, Con envidia (¡legítima, grande!) congratulo a todos sus compatriotas por tener un presidente del cual pueden sentirse orgullosos y que en su mandato ha hecho diferencias no sólo para su pueblo, sino para su entorno, para la región. Ya tengo "saudades" de que Lula termine su tiempo. Estadistas como él hacen Historia. En cambio otros, mero presidentuchos aposentados en la 'Majestad' del cargo y ceñidos con la banda presidencial a la que ahogan, serán juzgados y echados al olvido (cualquier parecido con Rafael Correa es mera coincidencia). Un abrazo,

    ResponderExcluir
  4. Muito estimada leitora Matilde,
    realmente, diferente dos equatorianos, temos um Presidente ‘que faz uma diferença positiva’. A mim sempre parece que Rafael Correa tem um discurso de esquerda (pelo menos o discurso) porém o que vejo referido, muitas vezes na imprensa parece mais proteção a oligarquias mais conservadoras de teu país.
    Por outro lado, quando uma não brasileira faz o testemunho que trazes, apenas ratifica-se a honraria que nesta quinta o Fórum Econômico de Davos lhe confere.
    Obrigado por seres leitora e atenta comentarista deste blogue.
    Um afago com admiração continuada,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, parece que os ânimos foram levados às alturas com a fala do Presidente Lula. Sinceramente, acho que se criou uma aura de grande estadista na figura de Lula, sendo que, na minha visão, ele apenas é o "porta voz e garoto propaganda" de uma nova forma de governo, mas que soube manter, inteligentemente, todas as benesses do governo que lhe antecedeu. Essa, na minha concepção, é a grande diferença entre o Presidente Lula e os presidentes anteriores: saber inovar sem destruir tudo o que era bom.

    Que nossas esperanças se renovem com o FSM.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Muito caro Marcos,
    teu comentário merece leitura em pelo menos duas dimensões. A primeira a concordância contigo de que em qualquer regime (democrático, ditatorial, teocrático, nesse, para citar apenas um exemplo, veja o que se manipula a figura do Papa, especialmente quando de suas viagens ou nas falas na Praça de S. Pedro) manifestações como aquela que relatei tem doses mercadológicas; assim tua leitura de ‘garoto propaganda’ não é desprovida acerto.
    Mas permito-me trazer uma segunda dimensão: com presumida isenção (e eu me arvoro em com muita frequência a criticar Lula por suas políticas como a de bio-combustível e da decisão em fazer dos ex-CEFTSs Institutos de Federais de formação de Professores) devo dizer que aqueles que, como eu, aplaudimos na noite de terça-feira o Presidente Lula no Gigantinho não o fizemos apenas manipulados. Há um reconhecimento de seu fazer e não é sem razão que do FSM em Porto Alegre ele iria ao FEM em Davos (uma emergência alterou a agenda relatada na blogada de hoje) receber o título de estadista global.
    Uma vez mais agradeço teus sempre lúcidos e oportunos comentários aqui,
    attico chassot

    ResponderExcluir