TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 26 de outubro de 2019

25.- Acerca de EPPEQs & EDEQs



ANO
 14
AGENDA 2 0 1 9
EDIÇÃO
3455
Programara que a blogada desta semana fosse acerca da outorga de uma láurea: a Pena Libertária. Mas ouvi o Poeta: "Cesse tudo que a musa antiga canta, pois valor mais alto se levanta!" Nesta semana participei de dois eventos: em um, minha estreia no mesmo; no outro uma evocação de sua inauguração e minha participação plena no mesmo há 40 anos. Isto posto fica postergada a edição de Acerca de uma laurea: Pena libertária para a próxima semana.
Na quarta-feira, em Bauru SP, participei pela primeira vez do X Encontro Paulista de Pesquisa em ensino de Química X EPPEQ e na quinta e sexta feira em Lajeado RS: o 39º Encontro de Debates de ensino de Química 39 EDEQ, na Univversidade do Vale Taquari/UNIVATES. Cada deles comportaria uma blogada de per si. Não seja inferida redução da importância de um e outro evento por apenas sumariá-los.
Na quarta feira, no final da manhã fui pela primeira vez à Bauru. Fui acolhido fraternalmente pelos colegas da Unesp, Câmpus Bauru. Personalizo na Profa. Dra. Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani minha gratidão às muitas gentilezas que recebi. O artístico mimo que me foi presenteado institucionalmente soube ser marchetaria de recobrimento, artesania na qual ela habilidosa.
Fiz, à noite, a palestra "Uma brecha entre o passado e o futuro" como abertura do X EPPEQ e da XIII Semana da Química. Minha fala, como todas desde agosto teve como prelúdio e posfácio referências da Laudato Si’ ofertado como antídoto às politicas ambientais irracionais do governo, mormente na Amazônia e em reservas indígenas. Fiquei sumamente gratificado quando na cerimônia de abertura professoras referiram o livro a Ciência é Masculina? (que como na Unicamp, na semana anterior, teve dezenas de exemplares da 9ª edição autografados) tem sido significativo para modificação de posturas na Universidade. A comida mexicana, em companhia de colegas solenizou o ocaso de uma maravilhosa quarta-feira.
À madrugada de quinta-feira, teve inicio um roteiro (de 13 horas) Bauru /Arealva / Campinas / Porto Alegre / Lajeado para estar pela 39ª vez em um EDEQ, evocando o primeiro em 1990. Estar no EDEQ é estar entre amigos (ainda quando sou agraciado com o título de ‘pai dos EDEQs’), que só encontramos em outubro de cada. Ainda na quinta participei da reunião do Colégio de coordenadores de EDEQs para prepararmos o 40º EDEQs que será na PUC-RS no próximo ano. Ainda na quinta-feira houve um excelente carreteiro com salada e sobremesa no CTG Tropilha Farrapa, com músi
cas e danças gauchescas.
Na sexta-feira, ministrei um minicurso acerca de História e Filosofia da Ciência. A tarde dei uma entrevista de meia hora a Alexandre Zeilmann Weissheimer na radio 95.1 FM. Assisti a uma mesa-redonda acerca do ano internacional da Tabela Periódica. Após a palestra de encerramento e antes das despedidas com ‘um até outubro do ano que vem na PUC’ uma sumarenta surpresa: o anúncio que a Univates prestaria uma homenagem para mim como reconhecimento pelo conjunto de meu fazer educação. Foi convidada a Profa. Dra. Tania Miskinis Salgado, da UFRGS -– provavelmente, dentre os presentes a pessoa que mais anos trabalhou ao meu lado – para que trouxesse justificativas à homenagem. Num texto emocionante, marcado por saudades, a Tania falou primeiro como minha ex-aluna, depois de nossos fazeres como coordenadores do curso de Química na UFRGS, para depois narrar de nossa criação, com o Edni e o Del Pino, há 30 anos, da Área de Educação Química na UFRGS. Fui então chamado para receber um livro-documental da história de 50 anos da Univates. Fiz uma breve fala de agradecimento, que não teve apagada a dimensão politica, trazendo mais uma vez a Laudato Si’ um recomendado antídoto às políticas lesivas a nossa casa comum: o Planeta Terra.
O ir ao EDEQ -- ao lado de ter as continuadas atenções da Profa. Dra. Jane Herber, (Coordenadora do 39EDEQ) antes e durante o EDEQ -- me ofereceu um bônus gostoso: pousar na casa de minha filha Ana Lúcia em Estrela e pela manhã fui agraciado com o levar meus netos Guilherme, Felipe e Lucas Francisco às suas escolas. Alguém até pode dizer que isto ‘foi um plus a mais!’

3 comentários:

  1. Meu caro Mestre e Amigo. Vejo que não te acovardas diante das distâncias que tens a cruzar para completar tuas andanças. É isso que sempre me deu coragem para estar atuante apesar das dificuldades que nos são impostas. Meu grande exemplo de vida. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  2. Como sempre uma belíssima escrita!!O pai do Edeq com toda a sua energia, humildade, coragem... (deixo as reticências para outras tantas) estar com o professor Chassot é como estar com um ícone da música, do cinema, do futebol (não que eu já tenha esta do com algum) permito-me escrever é estar com o ícone da Química, o ícone do Edeq. Nos caminhos da Univates a cada passo o pedido por uma foto ou por um autógrafo. As pessoas perguntavam: é o Chassot?" E as recomendações das nossas aulas de Filosofia e História da Ciências na Unisc, quando tive o privilégio de ser sua aluna, nas tardes de sábado o mestre contando história, lembro como se fosse hoje,.... Giordano Bruno, Santo Agostinho, Biopirataria de sementes e tantas outras mais. Abraço querido ícone da Química.

    ResponderExcluir
  3. Chassot, meu amigo, se "foi um plus a mais!", então vamos emendar: foram muitos "pluses"! E vivas à alegria pelo reconhecimento; vivas à alegria pela realização de um cotidiano agradável; vivas à alegria pela esperança em tempos de quase total irracionalidade. Vamos comemorar as boas vitórias e compartilhá-las. Obrigado, meu amigo! Contigo e com os blogadores deste espaço, compartilho: no Distrito do Bom Retiro da Esperança, município de Angatuba-SP, conversarei com adolescentes que criaram um Clube de Filosofia. Veja só, Áttico, a esperança é como a vida, sempre encontra um jeito! Com carinho e espraiada admiração!

    ResponderExcluir