TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

11.-No Círio de Nazaré, também uma celebração de uma vitória



ANO
 14
AGENDA2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3452
Cheguei à Belém, à madrugada, em um voo de 55 min, desde Marabá. Já no aeroporto o clima era de Círio. Estou hospedado na casa de meus colegas e amigos Teresinha e Tadeu. Evocamos a minha primeira vez em Belém, talvez, há 35 anos.
***** Uma saudada notícia excepcional: Attico Chassot indicado ao Prêmio Sinpro Educação RS 2019 é um dos três candidatos na categoria profissional, trazida na última edição de setembro Esta tarde soube que sou o vencedor. Estou feliz com a notícia. Alegra-me receber esta notícia em meio acerca de dois milhões de romeiros, que participam em Belém do Círio de Nazaré.
https://www.sinprors.org.br/comunicacao/noticias/divulgados-os-vencedores-do-premio-educacao-rs/Acerca de minha semana em Marabá: foi sumarenta. Dei aulas na Licenciatura em Ciências Naturais e no componente curricular tendências em ensino de Ciências no mestrado. Nas duas turmas, foram analisadas nas aulas de terça-feira, as falas do Papa Francisco, na abertura do Sínodo Pan-amazônico, no Vaticano, no domingo 06/10.
 Mas o destaque de minha semana foi a mesa-redonda: A arte de escrever Ciência com arte. A imagem inserta nesta página, traz algumas informações da atividade assistida, mormente, por mestrandos dos cinco programas de pós-graduação da aaUnifesspa e pelo canal de televisão iTemnpo. Disponivel neste canal no Facebook.

 Aqui, ante a decisão de fazer uma edição lacônica (para não haver privação de inserção no clima do Círio), vou por luzes no destaque da mesa-redonda: Prof. Dr. Daniel Aldo Soares de IFG, que veio a Marabá para a primeira ação oficial de seu estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Enquanto orientador do Daniel, fiquei muito gratificado, pois anunciara a meus colegas que teriam a oportunidade de conhecer um polímata.
O Daniel brindou a audiência com um poético texto erudito mostrando a necessidade deu um continuado (talvez, permanente) burilamento do texto. A trazida produzida pelo Daniel catalisou em professores e alunos o desejo (ou a sugestão) de que na abertura do próximo ocorra uma oficina de uma semana acerca A arte de escrever Ciência com arte, tendo o texto da Daniel a guisa de prelúdio. Um dos cenários onde foi apresentada este pleito foi entre cervejas e supimpas acepipes na orla do Tocantins.

Um comentário:

  1. Salve, três vezes, salve Chassot, meu bom amigo! Nesta participação, o abraço de alegria por esta reconhecida vitória pelo Prêmio Educação - RS! Que multipliquem-se os desejos e os fazeres pela educação e pelo ensino, na crença maior do conhecimento com liberdade e desta para alcançá-lo. Sejam afastados, pelas crenças do Saber e dos saberes, todas as energias nocivas e de destruição, especialmente aquelas que planejam o fim da pesquisa, da leitura e da escrita. Teu prêmio, amigo Áttico, é um incentivo para todos nós, educadores(as), que comemoramos para além de uma data, ainda que deva-se lembrá-la (15/10). Parabéns a você e a nós todos, porque compartilhamos dos teus saberes e ensinares. Abração, de Sorocaba.

    ResponderExcluir