TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 2 de março de 2018

02.- Para um festejado (e atarefado) março.



ANO
 12
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3344


Estamos no gostoso Março que nos presenteia com o outono (ou com a primavera, para meus poucos leitores do Hemisfério Norte). Só o anúncio dessas duas estações sem frios ou calores intensos já justifica loas a Março.
Ao esteirar na Academia nesta manhã, dava-me conta quanto no grupo familiar (irmã, sobrinhos, netos) e entre amigos e colegas tenho aniversariantes em março. Alguns são filhos do inverno em tempos que a pílula não existia, logo os casais não eram, então, premiados com a liberdade de escolha de gravidezes ou ainda marcados por uma igreja repressora que empunha a seus fiéis normas como as que estão na Humane Vitae de Paulo 6º em 1968.
Também foi num Março que houve um assaque a democracia que agora parece se reeditar. No meu calendário muito pessoal tenho o 13 março de 1961 como o dia de celebração do acaso que me fez professor. Assim neste março festejo a alegria de ser há 57 anos professor.
Afortunadamente não há só celebrações. A edição desta inauguração de março se inserta entre uma muito fecunda realização e o anúncio de quatro semanas sumarentas. Aqui e agora, compartilho antecedente e consequente desta inauguração de março.
Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, voltei, depois de alguns meses ao campus central da UFRGS. Para mim um frutuoso retorno a cenários nos quais teci parte de minha história: funcionário do Restaurante da Reitoria, aluno de graduação, professor: primeiro da Faculdade de Filosofia depois do Instituto de Química, aluno de Mestrado, diretor do Instituto de Química, aluno de doutorado... isso me envolveu afetivamente.
Na Faculdade de Educação da UFRGS, ocorreu, a partir das 9h, a banca de qualificação da proposta de tese doutoral do professor da UFMT Eduardo Ribeiro Mueller, meu orientando na REAMEC. A banca presidida pelo orientador estava composta por dois examinadores externos: Conceição Paludo (UFRGS) e Leonir Boff (UNEMAT) e dois examinadores da REAMEC: Andréia Dalcin e Evandro Ghedin.
Inicialmente, por cerca de 1 hora, o Eduardo apresentou a sua proposta de tese: A Educação do Campo no cenário da Base Nacional Comum Curricular: confluências e divergências de saberes. A seguir conhecemos os pareceres encaminhados por escrito pelos professores Leonir e Evandro, que por razões da insolvência de Universidades públicas brasileiras não puderam participar ‘ao vivo’ da banca. Os dois pareceres aprovaram a proposta, mas um e outro trouxeram sugestões/questionamentos relevantes. Após a proposta recebeu os questionamentos das professoras Conceição e Andréa. Ambas trouxeram questões, que como os dois pareceres enviados estão a exigir redimensionamentos de alguns caminhos que deverão conduzir a proposta -- com aprovação unânime -- a uma tese doutoral.
Encerramos os trabalhos depois das 12h. Então os quatro presentes ao vivo almoçamos juntos no Bar do Antônio (outro cenário histórico) e evocamos aos Evandro e ao Leonir para nosso estar juntos.
Nesta inauguração de março contemplo uma sumarenta previsão de atividades: em cada uma das quatro semanas tenho atividades em quatro estados diferentes, nesta ordem: Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Maranhão e ainda uma tele aula em Goiás, dia 22. É preciso dizer que nestes tempos temerosos alguns planos podem se esboroar pelas dificuldades de instituições públicas já vivem com panelas raspadas no início do ano.
Hoje, dou destaque a primeira das quatro semanas: na noite da próxima quinta-feira, dia 8 de março profiro a aula inaugural do Curso de Licenciatura em Química e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ Campus de Nilópolis e, por ser o dia internacional da Mulher, o tema da palestra parece ter sido muito bem proposto pelo Prof. Dr. Jorge Messeder coordenador do evento. Assim março já se faz festejado e atarefado.

15 comentários:

  1. Chassot, dileto amigo! Com a abertura da verdadeira democracia pelo coração acolhedor, contigo e com os blogueiros deste espaço, compartilho a alegria de ver minha terra natal, Angatuba/SP, escolhendo um passarinho como seu símbolo. Trata-se da ave "Alma-de-gato", que agora, oficialmente o é, graças à Lei Municipal nº 218, de 28 de fevereiro de 2018. Então, contigo e com os parceiros dos blogares, compartilho alegria e defesa pela nossa fauna, aqui, particularmente representada por esta bela ave num cantinho do estado de São Paulo e da Região Sudeste. Hoje, exatamente neste dia, também compartilho meus 25 anos de trabalho na Educação Paulista Básica e Pública. Uno-me à tua alegria pelo frutificado mês de março. Meu abraço grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro colega e amigo Élcio Mario,
      que bom celebrar aqui tuas bodas de prata como professor da rede municipal de educação básica paulista. São estes também motivos de loas a Março;
      Para quem quiser conhecer a linda ave Alma-de-gato como símbolo oficial de Angatuba/SP vale consultar:

      http://www.jornalrol.com.br/a-camara-municipal-de-angatuba-aprova-projeto-de-lei-para-instituir-a-ave-alma-de-gato-como-ave-simbolo-oficial-do-municipio/

      Excluir
  2. Querido Prof. Chassot!!
    É com muita alegria que o receberemos em nossa aula do dia 22!!
    Os alunos estão eufóricos esperando esse momento sublime!!
    Desde já o agradeço por aceitar o meu convite, para participar, AO VIVO, da aula de IEQ I, no dia 22/03!!!
    Muito obrigada!!!!!!!
    E até dia 22!!!!
    Forte abraço, recheado de gratidão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito atenciosa Professora Danila,
      também estou expectante pela aula do dia 22. Será um dialogo de aprendentes, como diz título do texto que prepará o encontro.
      Será bom reeditar agora interneticamente minha estada no IFG, campus de Inhumas.
      Até 22 de março com estima

      Excluir
  3. Caro professor!

    Fico emocionada cada vez que visito seu Blog!
    Quantas narrativas interessantes, frutos de uma vida intensa, bem vivida, com inúmeros começos e recomeços. És um exemplo e uma inspiração para continuar nesta trajetória onde conciliar a vida pessoal (mãe, mulher, esposa), profissional (dos afazeres da universidade) e intelectual ( o gosto pelo estudo, a pesquisa e a produção do conhecimento) é um desafio que parece não dar trégua ou encontrar fim!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir






  4. Muito obrigado Andréia,
    é muito bom ter pessoas como tu nessa fecunda parceria de fazer Educação
    Com espraiada admiração

    ResponderExcluir
  5. Março, além de ser um marco na sua escolha por ser professor (ou o acaso como o senhor falou - e ainda bem que aconteceu rsss), ficará para mim como marco inicial de dedicação para o Doutorado (REAMEC), mês do afastamento consagrado... depois dos quase 3 meses de expectativa e burocracias! Sei que terás um mês com agenda lotada Chassot, vi seu cronograma! Um forte abraço e que MARÇO venha com força e muita 'iluminação'.
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Patrícia,
      faremos deste março um mês muito produtivo.
      Expectante

      Excluir
  6. Bom dia Prof. Chassot,
    estou ansioso pela sua aula que será ministrada no dia 22, será uma honra tê-lo como professor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Volmir,
      obrigado por tua manifestação acerca de nossa aula do dia 22. Desejo que aprecies e amplies "O diálogo de aprendentes".
      NOTA: Estou respondendo esta mensagem aos cuidados da Professora Danila, autora do convite, pois não deixaste teu endereço de email.
      Com expectativa ampliada

      Excluir
    2. Obrigada, Querido Chassot!!
      Estaremos lhe esperando com muita estima!!
      Esqueci de dizer-lhe no meu comentário acima que o mês de março é o meu favorito! Faço aniversário nesse mês!! Por isso, mais ainda, lhe agradeço por aceitar o meu convite!!
      Sera um PRESENTE de aniversário tê-lo conosco!!!
      Receba o meu abraço saudoso e até dia 22!!

      Excluir
    3. Professor Chassot este é meu e-mail, valmir_campos@hotmail.com

      Excluir
    4. Muito obrigado,
      colega Danila!
      Obrigado por aportar um novo comentário.
      Fico feliz que nosso encontro do dia 22 possa ser considerado como, também, um presente pelo seu aniversário,
      Se permite co-celebrações: adito ao festejamento os meus 57 anos de professor neste março.
      Expectante pelo dia 22,

      Excluir
  7. Querido Chassot,

    Neste momento quem o parabeniza sou eu pelos 57 anos de sala de aula!
    Saiba que você é a inspiração de muitos professores, inclusive eu!

    Permita-me abraçá-lo, mais uma vez, por esses importantes 57 anos!!

    Meus alunos e eu também estamos expectantes!!!

    ResponderExcluir
  8. Caro mestre: Março é mais que recomeço, é um mês de intensas reflexões sobre nossa história política. No entanto, estou convencido que em função do 13março1961 há um significado especial, pois todos que convivem ou se relaciona de qualquer forma com este cidadão com 57 anos dedicados ao exercício do conhecimento para as pessoas, sabem da satisfação produzida. Obrigado por existires. Saúde...

    ResponderExcluir