TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 28 de julho de 2017

28.— Ajude a salvar a UNILA

ANO
 11
Quase no dia do 11º aniversário
EDIÇÃO
3308

 

 

 

Abro esta edição, quase no dia do 11º aniversário deste blogue, com um convite especial: na edição natalícia, no próximo domingo, apresento alternativa em busca de maior vitalidade no blogar aqui.  

Para esta edição trago uma denúncia e um apelo. O jornalista José Pedro Martins publicou nesta semana na AGÊNCIA SOCIAL DE NOTÍCIAS http://agenciasn.com.br/arquivos/11331 uma significativa e muito importante matéria acerca de emenda que modifica a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a tenta transformar em uma escola agrícola. Isto, no mínimo, ameaça integração latino-americana e todo um projeto educacional muito inovador. Na foto: Unidade do Jardim Universitário, em Foz do Iguaçu (Foto Divulgação)

 Há uma prática usual de regimes ditatoriais, como é nosso atual governo. Há um propósito explícito: há que borrar tudo que possa evocar os governos que renovaram o país entre 2003 a 2016. Parece que a Educação, com sobejas razões, seja o alvo preferido. Se olharmos as 17 Lula-Universidades, mais as dezenas de Campi criados depois de 2003 ou ainda os 38 Institutos Federais com mais de 300 campi é forçoso reconhecer que um número significativo de brasileiros se constituem na primeira geração que chega à universidade. Isso muda a fisionomia do Brasil. As elites, ao contrário, querem uma pequena sociedade de abastados. Eles precisam de Universidades assépticas nas quais seus filhos não possam ter aulas junto com os pobres. Esse projeto não é solitário. Ele faz parte dos instrumentos que se precisa ter para promover de fato um apartheid no Brasil. A senzala deve voltar a ser o local destes que, não tendo um pedigree cultural, querem ingressar numa Universidade.

O apelo é por si evidente: ajude a salvar a UNILA

Antecipo, do texto antes destacado o seu encerramento:

A INDIGNAÇÃO DO MESTRE
Autor de vários livros, ex-professor em muitas universidades (como PUC-RS, Unisinos, ULBRA e UFRGS), Attico Chassot mantém, aos 77 anos, a indignação da juventude. É dele uma reação crítica e apaixonada em relação à emenda que muda o perfil na UNILA. “A elite brasileira não aceita que muitos de nós nos sintamos mais latino-americanos que brasileiros. Só falta impor que comecemos a usar uma bandeira nacional na lapela, como o troglodita presidente estadunidense”, comenta o professor Chassot, que atuou como professor visitante na Aalborg Universitete, da Dinamarca, e é professor-pesquisador e orientador de doutorado na REAMEC – Rede Amazônica Ensino de Ciência.
Ele entende que a elite brasileira também deseja “processar uma integração global que é apenas uma globalização de mercados, onde as pessoas importam pelo seu poder de compra”. Nesse sentido, em sua opinião, “a extinção da UNILA (e também o sucateamento de universidades e institutos federais) é uma exigência para ajudar a alcançar estas duas metas, uma e outra segregacionistas”.

O professor Chassot destaca que a UNILA foi uma das 17 Universidades criadas no governo de Luis Inácio Lula da Silva. Citando a diversidade de origens dos alunos e professores e os vários cursos oferecidos, ele defende que a UNILA é “muito mais que um conjunto de prédios”. A UNILA, hoje, acrescenta, “é muito mais que o sonho de um presidente que acredita que o acesso à educação transformaria não apenas um país, mas todo um continente que tem países latino-americanos nas três Américas e por tal a UNILA consagra, celebra e fortalece nossa latinidade. Extinta a UNILA isso tudo desaparece”, avisa o educador, um entusiasta da integração latino-americana, tendo sido professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

3 comentários:

  1. A luta está difícil Mestre, mas não desistiremos da batalha.

    ResponderExcluir
  2. Muito queridos Lorena, Larissa, Alana e Jorge!
    Receber este comentário do muito querido quarteto baiano, comovo-me. Obrigado.
    Nestes tempos temerosos. Comandados por um presidente da República corrupto e ilícito há realmente que reXistir.
    Minha admiração com saudades espraiadas

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mestre, pela COERÊNCIA e coragem no momento em que empreende a vitalidade de um garoto na defesa de CAUSAS reconhecidamente NOBRES, Justa e necessária ao progresso (leia-se) do homem. O Ensino serve para que possamos sonhar com uma sociedade mais igual, não sem liberdade. “Conservemos pela prudência o que adquirimos pelo entusiasmo”(CONDORCET).

    ResponderExcluir