TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 31 de maio de 2017

31.— O email, parece que já era!

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3299


 Esta é uma blogada para despedir maio. Ele vai sem ter realizado um dos sonhos da maioria dos brasileiros. Esperamos que o adventício junho nos brindes com poucos dias TEMERosos, marca deste maio. Afinal, se diz que a esperança é última que morre. E esta não há de nos faltar.
No próximo dia 18 de junho, completaremos dois anos da publicação da encíclica Laudato Si’, talvez o melhor texto acerca do cuidado do Planeta, ‘a nossa casa comum’ nas palavras do Papa Francisco. No primeiro ano depois da publicação eu fiz palestras, organizei seminários na graduação e na pós-graduação, escrevi textos e referi a Laudato Si’.
Em algumas de minhas falas apresentava a ilustração que está nesta edição. Dizia, já então, que o chargista estava desatualizado. Referia que ele devia colocar na fala de Bergoglio esta afirmação: “A partir de agora, nada de fumaça branca ou fumaça preta. Ao anunciarem meu sucessor, usem o WhatsApp!”
Não imaginava tão rápida depreciação do email. Ontem, enviei uma mensagem a um colega, professor e pesquisador de um programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e recebi esta mensagem:
Esta é uma resposta automática. Acuso o recebimento e agradeço pela sua mensagem. Certamente ela é muito importante, mas lembro que não costumo consultar minhas mensagens todos os dias. Por vezes, fico impossibilitado de lê-las por uma semana, ou mais. Caso você tenha urgência na resposta, ou tenha urgência em me contatar, peço que utilize um meio mais eficaz. Nesse caso, peço que utilize os celulares [1] PRINCIPAL (55) 99999-0000 ou [2] ALTERNATIVO (55) 98888-8888, mediante chamada de voz, ou envio de SMS, ou mensagem de voz, ou mensagem no WhatsApp, ou ainda outra possibilidade tecnológica atual. Obrigado pela atenção. João Antônio Oliveira.
Afortunadamente a mensagem não era urgente. Talvez, na semana que vem ele responda.

6 comentários:

  1. Mui caro Chassot! Esta semana conversava com minha feliz consorte, Adriana, e dizia da rapidez do WhatsApp em relação ao e-mail. Eu não tenho tal recurso pelo celular, tampouco, o próprio celular. Também não tenho o "Face". Alimento meu e-mail e por ele faço os contatos. Raramente, por telefone. Contudo, sinto-me como suas últimas palavras nesta blogada: "Talvez, na semana que vem ele responda." Às vezes, nem recebo a resposta esperada. Será que também estou ficando ultrapassado? Mas, tanta rapidez me apresenta este quadro: todo mundo tem a maior pressa do mundo, então, quanto mais rápida a comunicação, mais eficiente o contato. Não se debate sobre a qualidade de tal contato, menos ainda, se o contato cria vínculo... Meu abraço, amigo querido, que comigo mantém a correspondência por e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fraterno amigo Élcio Mário,
      talvez o que mais surpreenda, em relação à tecnologia, seja a rapidação de como os artefatos envelhecem.
      Não é sem razão que muitos de nós resistamos a certas ofertas. Há espaços públicos (restaurantes, por exemplo) que se orgulham em não disponibilizar WiFi.
      Ontem quando postei esta blogada vi que com muito esforça postara oito edições apenas em maio. Houve tempos que foram 31 em alguns maios. Estou sempre devendo fazeres.
      Agradecido por teu comentário e desejoso de um encontro menos tecnológico.

      Excluir
  2. Boa noite professor Chassot!
    Será??? Fiquei pensando sobre a resposta do email... o que é eficaz afinal? Vou defender um ponto de vista que ainda mantenho: utilizo email para assuntos mais importantes, extensos e burocráticos e me comunico por mensagens com assuntos menos formais ou pequenos recados e agendamentos... se estou certa não sei mas aposto muito no email ainda!!! Pode ir Maio de 2017 marcou minha história e ficará registrado com certeza, agradecendo tua disciplina ministrada na reamec e tua orientação Chassot!!! Abraços com carinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Patrícia,
      será? Lamentavelmente, sim.
      Lembra da noite de terça quando trocamos alguns email, pertinentes a orientação. A cada um, escrevia no WhatsApp “Enviei-te email”. Sinal da não confiabilidade do email.
      Obrigado pela evocação do curso em maio e de nossa abertura de orientações.
      Que junho seja frutuoso no intento de entendermos a simbiose sagrado<>profano!

      Excluir
  3. Eficácia ou "correria"? Precisamos correr tanto? Para onde vai a humanidade? Então...
    Grande abraço, mestre amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido colega Vanderlei!
      Por que correr..... se logo ali somos parados.
      A exagerada pressa tira o saber da vida.
      Lembremo-nos de um saber primevo:
      "Devagar se vai ao longe!"
      Sonhando com dias menos TEMERosos

      Excluir