TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 5 de abril de 2017

05.— Mais uma vez: Atenas

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3282

Após 22 anos, a Gelsa e eu estamos pela segunda vez em Atenas. Em 1995, fiz a minha terceira viagem à Europa. Então, o roteiro foi singular: 39 dias. Em 12 de janeiro viajamos Porto Alegre / Buenos Aires / Madrid. Da capital espanhola, fomos por 8 dias a Marrocos. Voltamos à Madrid; um dia após fomos à Istambul por 6 dias. Da Turquia fomos por uma semana à Grécia, quando iniciamos e terminamos com estadas em Atenas, entremeadas por visitas a Corinto, Micena, Nauplia, Olympia e Delfos. De Atenas fomos por 14 dias à Londres donde retornamos à Madrid, para viajar a São Paulo, depois Porto Alegre, em 21 de fevereiro.
Agora, em 2017, depois de uma extensa viagem estamos mais uma numa das cidades mais presente na história do mundo Ocidental. Estarmos a 6 horas de diferença de Porto Alegre, quer significar que em direção ao Oriente percorremos ¼ da circunferência dos fusos horários da Terra.
Temos a seguir uma viagem à Volos. Iríamos de trem com uma baldeação em Larissa. Por aconselhamento dos organizadores do evento alteramos o deslocamento Volos para ônibus, com uma viagem de 4 horas, pois se diz que os trens atrasam muito levando-nos ao risco de perder a baldeação em Larissa].
Em Volos vamos participar do 9th Mathematics Education and Society Conference (MES9 Conference). Acerca de minha presença neste MES9, comentarei em uma próxima edição desde Volos. Temos dedicado parte de nosso tempo à leitura de mais alguns dos 18 textos que selecionamos dentre quase uma centena que serão apresentados, durante uma semana no MES9.
Talvez, seja senso comum, imaginar que, quando em nossos devaneios viemos a Grécia, estejamos aqui em uma Atenas, para nos encontrarmos com Sócrates, Platão ou Aristóteles que a 2.500 anos AP (Antes do Presente) nos ensinaram a pensar. Talvez, até cheguemos à Ágora para espiarmos Anaxágoras irritando os atenienses por levantar a hipótese que o sol pudesse ser maior que o Peloponeso. Ou estejamos aqui, há 2 mil anos AP, no início da era cristã, vendo o Apóstolo Paulo pregando no Areópago, dizer que viera anunciar um Deus desconhecido, cujo templo encontrara pela manhã; sabemos quão pouco crédito recebeu ao falar em único Deus que morrera crucificado.
Estamos numa metrópole do século 21, capital e a maior cidade da Grécia. A cidade domina a região da Ática, sendo considerada como uma das cidades mais antigas do mundo, sendo que seu território está continuamente habitado há 3.400 anos, portanto há mais de 1.000 anos da tríade de filósofo antes mencionados.
Atualmente, Atenas é uma metrópole cosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia. Em 2012, Atenas foi classificada, como me informa a Wikipédia, como a 39ª cidade mais rica do mundo por paridade do poder de compra (PPC) e a 77ª mais cara.
Em 2004, de acordo com o Eurostat, Atenas era a sétima área urbana mais populosa da União Europeia (a quinta capital mais populosa da UE), com uma população de mais de 4 milhões habitantes. A cidade também uma das capitais europeias mais ao Sul e mais ao Leste do continente europeu.
Por ora este registro de chegada. Já curtimos um pouco do esplendor da cidade que na noite desta quarta-feira se mostrou exuberante. Talvez, ainda faça uma postagem desde Atenas.

Um comentário:

  1. O Mestre no lugar onde os deuses da sabedoria se confraternizam na troca de saberes. Certamente sua visita será marcada por um diálogo simétrico com os guardiões da sapiência. Nada mais justo. Estaremos virtualmente presentes na busca por fluídos da cultura que ajudou na construção da compreensão do universos e de nossa existência. Forte abraço.

    ResponderExcluir