TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 15 de outubro de 2016

15.- Desde a Princesa do Sul

15.- Desde a Princesa do Sul

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3216

Esta edição do blogue do Dia do Professor — talvez o mais lúgubre para Educação na minha 56ª edição enquanto professor, em decorrência de um estado (quase) de exceção que vivemos no Brasil — ocorre deste Pelotas, a Princesa do Sul. Cheguei aqui no ocaso da quinta-feira para ontem e hoje viver plenamente o 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.

O Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) é um dos eventos tradicionais do campo da Educação em Ciências no Brasil. Espaço iniciado em 1980 no Rio Grande do Sul a cada outubro reúne e mobilização da comunidade da Educação Química em sua organização, participação e avaliação.
Retornando depois de 16 anos à cidade de Pelotas, o 36º EDEQ está ocorrendo em uma harmônica parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL, campus Pelotas e campus Pelotas Visconde da Graça - CaVG), tendo a sede das atividades no campus Pelotas do IFSUL.
Como temática, o 36º EDEQ traz as “novas e antigas práticas encontrando-se com a comunidade e sua criatividade”. Eleger esse tema para o evento, segundo os organizadores desta 36ª edição implica em valorizar três aspectos fundamentais da Educação Química: i) a valorização da prática e dos saberes docentes; ii) a ênfase na dinâmica da comunidade que cria modos de ação originais; e iii) o reconhecimento da potencialidade do aspecto de encontro do evento.
Tendo em vista esses elementos, a temática do 36º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química busca possibilitar à comunidade um espaço de reencontro, de conversa, de fruição e de estabelecimento de parcerias ao mesmo tempo em que objetiva e valoriza a problematização das ações que já foram realizadas e aquelas que a cada momento são criadas, buscando que a comunidade possa sobre elas produzir e qualificar cada vez mais as suas ações.
Quando vemos vencida a primeira metade do evento, pode-se constatar algo não programado. Em decorrência das tensões sociais e do abalamento da democracia republicana este 36º EDEQ já tem assegurada uma marca: no espaço de trinta e seis anos esta edição, já pode ser tida como a mais politizada. Os cerca de 400 participantes parecem expressar um generalizado sentimento de que a cada dia nos apercebemos de mais perdas sofridas com as tétricas decisões do dia 31 de agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário