TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 4 de outubro de 2016

04.- A ciência através dos tempos no Augusto Pestana

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3212

Na última edição deste blogue (29OUT2016) noticiava a quebra um jejum: retornava à Ijuí, mais precisamente à Unijui, uma das mais prestigiadas universidades gaúchas. Foi um retorno auspicioso, pois uns e outros aliados no fazer alfabetização científica.
Pela manhã fiz palestra na 2ª MoEduCiTec (MOSTRA INTERATIVA DA PRODUÇÃO ESTUDANTIL EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA para centenas de participantes de um universo onde se destacavam estudantes da Educação Básica. À noite falei em outro evento, mais amplo, o "Salão do Conhecimento da UNIJUÍ" onde predominavam professores e acadêmicos de vários cursos. Ainda na parte da tarde de entrevista no programa ‘Radio ideia’ da Unijuí FM.


Dentre as dezenas de trabalhos expostos na 2ª MoEduCiTec um recebe destaque aqui, mesmo que nesta distinção haja razões muito especiais. As alunas Laura Böttcher Lins, Manuela Bussmann Bazan, Barbara Rabelo, Amanda dos Santos Trentin, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana, orientadas pelas Professoras Mariluza da Silva Lucchese e Fátima Noeli de Freitas Kommers apresentaram na mostra ‘A Ciência na Linha do Tempo’ num painel de 12,3 m de extensão, produto de trabalho de três meses de 22 alunos, inicialmente divididos em 11 duplas, cada delas dedicadas um dos capítulos do livro A ciência através dos tempos.
Foi muito significativo receber relatos de vários estudantes sobre o que significou para eles por largo tempo aprofundar cada um dos capítulos do livro.
O primeiro de treze painéis que formavam uma
"A CIÊNCIA NA LINHA DO TEMPO" de mais de 12 metros
“Aprendemos e aprofundamos muito novos conhecimentos com a leitura do livro. Tivemos um melhor entendimento nas disciplinas de Biologia, Química, Física e História e podemos compreender melhor os acontecimentos que ocorreram e ocorrem na Ciência” (Gabriela Budel).
Ver jovens estudantes lendo criticamente como se deu, como se dará a construção do conhecimento estimula a leitura e escrita desta História. Por tal sou grato a professores e alunos do Colégio Evangélico Augusto Pestana de Ijuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário