TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 14 de julho de 2016

14.- Bisando: UM GOSTOSO RETORNO

ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3188

Este julho, que o blogue completa dez anos, está no melhor modelito do típico inverno gaúcho: frio, chuva, cerração e muita umidade. Parece, que este clima não tão saboroso inrustiu meus leitores. Há não muito, a média era de cerca de 600 acessos diários. Agora festejo quando ultrapasso 200.
Penso que esteja recebendo sinalizações. Talvez seja hora de tirar o time de campo e buscar outras plataformas. Talvez, em 30 de julho — dia do décimo aniversário — de a lume algo.
Hoje, em adesão ao anunciado no final da edição do dia 7, trago um novo comentário ao Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto. Ijuí: Editora Unijui 501 p . 2012. ISBN 978-85-7429-986-0, escrito pelo meu colega Prof. Dr. Lucídio Bianchetti, do Centro de Ciências da Educação, UFSC, que atualmente é professor visitante na Unisinos que escreveu:
 Meu caro Chassot!
Tudo bem?
Olha, entre tantas coisas que, jesuiticamente estou fazendo, tenho tido boas brechas para leitura e até agora não apareceu outro livro para desbancar o "Memórias".
Não sei se já li mais ou menos da metade. Sei que continuo curiosamente ´ziguezagueando´ e depois de passar pela Andaluzia - de gostosas e saudosas memórias - passei por Jacuí e cheguei... na Ana Lúcia (Daqui a pouco devo deparar-me com Clarissa). Falta pouco para ´encontrar´  toda a família no ziguezague.
Fico impressionado em como você foi ´igrejeiro´ e o quanto viajaste.
Já passei por todos os anos em que abordas orientação, escrita, leitura e cada vez que leio um desses anos, aleatoriamente sou remetido a outra parte do livro. Agora já tem acontecido de deparar-me com anos já lidos e aí começa a ´caça´ por outro misterioso ziguezaguerar para dar continuidade à leitura.
Antes de voltar a Fpolis gostaria de poder conversar contigo sobre estas e outras questões. Abração, Lucídio
Obrigado meu apreciado amigo, vou pensar em um vinho e em uma lareira para nosso encontro da próxima terça-feira. Vem com tempo. Há histórias há contar.

2 comentários:

  1. Meu Caro CHASSOT
    Parabens pelos dez anos do teu saboroso BLOG, de onde tirei muitas licoes e muito aprendi neste fazer semanal. Também me aflijo na busca de outras plataformas mais eficientes para divulgar ideias. Me parece que nenhuma atualmente seja capaz de merecer nossa dedicaçao. Pensei em Twiter, Facebook, Instagram, Snapchat e outras mais. Mas todas são aquelas que considero de LEITURAS MÍNIMAS, coisas pelas quais não me afeiçoo, pois nada tem de aprendizado e sim de FAST READ. Sendo assim, me mantenho fiel a este meio até que surja outro mais interessante.
    Abraço e Bom Final de Semana.

    ResponderExcluir
  2. Mestre, penso no movimento da história numa tentativa de aproximar-se, dialeticamente, da pressa dos novos tempos. Assim lembro de uma fala do mestre sobre a quantidade de informações e de estímulos que se pode ter, hoje. Mesmo com a baixa assiduidade parecendo diminuição no interesse pelas palavras dos sábios não acredito em descrédito ou algo similar, entendo que há uma crise pela ausência de critérios na busca pelas fontes. Daí que, talvez, seja necessário que se prove do vazio para se voltar conteúdo contido na sabedoria dos mestres. Uma questão de tempo, quiçá não longínquo. Enquanto isso http://mestrechassot.blogspot.com.br faz parte de muitos sedentos por sabedoria. Aqui estou. Grande abraço.

    ResponderExcluir