TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 28 de julho de 2016

28.- Despedindo o XVIII ENEQ


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3194

Quase ao ocaso desta quinta-feira deixo Florianópolis. Desde segunda, como contei, então, participo do XVIII Encontro Nacional de Educação Química, na Universidade Federal de Santa Catarina. Durante 3,5 dias, motivado pela repetida lembrança acerca d’Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo mais de dois mil educadores de todo o Brasil participaram do evento muito bem organizado e executado pelos colegas catarinenses. Mais da metade dos participantes eram jovens alunos de graduação — o que entusiasma pelas possibilidades de continuação de uma caminhada que começamos em 1982, na Faculdade de Educação da Unicamp e repetimos desde então a cada dois anos nos anos pares.
Mesmo que se possa contestar a eficiência destes megaeventos encontros presenciais parecem estimular afetos. É muito bom rever amigos alguns presentes nas ações de fazer Educação com as Ciências há três décadas outros mais recentemente juntos. Há também um número muito significativo daqueles que aqui estão em ENEQ pela primeira vez, mas com os quais tivemos presente como referências no início de suas caminhadas na academia.
Minha participação se deu com a ministração do minicurso Do rigor cartesiano disciplinar à indisciplinaridade feyerabendiana nas manhãs de terça e quarta para mais de sessenta participantes, marcados pela instigação na trazida de questões muito relevantes.
Participei nas tardes dos mesmos dias de duas muito concorridas e discutidas rodas de conversas: Interdisciplinaridade escolar e ensino de ciências com organizada por colegas das universidades federais de Juiz de Fora, Ouro Preto e Brasília e Desafios multi e interculturais da formação e do trabalho do professor de Química com colegas das universidades federais de Mato Grosso e Sergipe.
Estas atividades foram entremeadas com a assistência de palestras, mesas redondas e assembleias da Divisão de Educação Química da SBQ e a isso se adite muita conversação informal, refeições, dezenas de autógrafos e centenas de fotos que já circulam nas redes sociais uma das qua
is ilustra esta edição.
Deixo Florianópolis gratificado com muito queridas manifestações de apreço às quais reservo, ainda, a perspectiva de estar antes de ir ao aeroporto com a Clarissa e o Carlos e minhas queridas netas Maria Clara e Carolina.

Um comentário:

  1. Foi ótimo poder rever o senhor mais uma vez!
    ^^!
    Sempre tão doce e amável!!
    Um mol de abraços!!!

    ResponderExcluir