TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 15 de novembro de 2015

15— DOMINGO COMO FERIADO // FERIADO COMO DOMINGO


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3103
Esta postagem ocorre desde Santa Maria. Minha sexta-feira, 13, foi ex/in/tensamente de viagem. Pela manhã deixei Ji-Paraná rumo a Cacoal, viajando quase 120 km pela densa BR-364. O Luciano, do IF-RO, que já havia me levado na quarta, foi mais um excelente motorista e também professor a cerca da religião batista. De Cacoal voei a Cuiabá, onde troquei de aeronave para voar à Foz do Iguaçu e de lá voei a Porto Alegre, chegando quase meia noite. Na manhã de sábado, viajei para Santa Maria e participei de significativa festa familiar.
Na escala em Foz do Iguaçu, soube dos atentados de Paris. É doloroso. É barbárie. É tragédia. É muito triste.

Esta edição não quer ser mais que uma blogada ligeira de domingo que se trasveste de feriado ou ... é o feriado que se camufla de domingo. Em uma ou outra a situação não há como não considerar que data instituída para celebrar a República (ou é a comemoração de um golpe militar que apeou do governo um imperador constitucional?) este ano fica obliterada. Aqueles que timidamente evocarão a data talvez façam conjectura de como seria o Brasil hoje se não houvéssemos deixado de ser um Império. É difícil hoje entender como ainda há nações (Inglaterra, Espanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega... apenas para ficar na Europa sempre tida como tão modelar) que ainda são monarquia e seus reis são escolhidos pelo direito divino em sucessão hereditária.
Mas isso não é assunto para hoje quando a comemoração da data está quase apagada, de maneira particular pela superposição feriado/domingo. Três breves registros, ainda:
UM: Minha jornada em Ji-Paraná foi muito agradável. Três falas: Duas no IF-RO e uma na UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Houve, uma vez mais, muitas fotos e autógrafos em mais de sessenta livros. Sou muito grato as minhas queridas livreiras: Andrômeda, Daniela, Lidiane e Vânia, pela competência e organização que se desempenharam na venda de meus livros. Por tido isso, foi muito bom ter vindo, mais uma vez, à Rondônia.
DOIS: Na sexta-feira foi lançado na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre “ENSINO
MÉDIO” projetos em disputa” organizado por Jonas Tarcísio Reis e Jose Clovis de Azevedo. Mesmo não tendo podido comparecer, registro minha manifestação de regozijo, por ser coautor de um dos capítulo, com Izaura Ceolin, de quem fui orientador de mestrado.
TRÊS: Na próxima terça-feira, dia 17, minha orientanda Denise Ramos Cernicchiaro, apresenta no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão sua proposta de dissertação, à banca formada pelos professores doutores Sérgio Antônio Carlos (UFRGS) e Norberto da Cunha Garin (PPG RI-IPA): Um olhar retrospectivo sobre as relações afetivas: narrativas de alunos de uma universidade aberta para a 3ª idade, na qual quer responder: Quando alunos da Universidade do Adulto Maior UAM, olham para seus pais e para seus filhos, quais as percepções dos mesmos quanto às modificações geracionais, ocorridas no espaço de três gerações, no que se refere a relações afetivas (relações parentais e filiais) acerca de saberes por eles detidos.

3 comentários:

  1. República, França e Brasil possuem muitas coisas em comum. Quanto a atos terroristas nosso país, penso, não tem nada com isso. É trista, pura barbárie injustificada, mesmo com indício de "razões"(colonialismo, neocolonialismo, darwinismo social, domínio cultural e religioso, exploração...). Mesmo assim, NADA justifica matar inocentes. Vai piorar? Certamente. É preciso pensar o outro enquanto outro, respeitando-o. Humanizar as religiões, a economia, a ciência...Enfim, fazer entender que a finalidade da vida é viver a vida, em harmonia com todos e com a natureza. Difícil? Não. Basta querer. Entender que dessa vida não se leva dinheiro, poder, riqueza...Leva-se a vida que se leva. Sei, sou simples demais. Tudo bem. É assim que percebo o mundo. Apenas entendo que a vida é na simplicidade das coisas... Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    o problema de pesquisa da Denise parece muito relevante pois seu objeto de estudos: (discentes d)a Universidade do Adulto Maior, e uma realização muito importante do Centro Universitário Metodista IPA,
    MiMi

    ResponderExcluir
  3. Chassot,
    Amanhã é a qualificação de sua estudante de mestrado, Denise Ramos
    Cernicchiaro. Os melhores votos para a atividade. Parabéns pra você.
    Especialmente parabéns pra ela. O tema é muitíssimo interessante e ela
    poderá produzir algo muito significativo e gostoso de ler. Imagino que ela
    possa falar até de mais uma geração. Em se tratando de sujeitos que são
    alunos de uma universidade aberta para a terceira idade, poderá haver
    falas sobre @s alun@s, seus pais e mães, seus filh@s e net@s. Mesmo que a
    Denise faça um recorte e lide "apenas" com três gerações.
    Tavinho

    ResponderExcluir