TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

20.-JOHN CADE ACALMA — SEM QUERER — PORQUINHOS DA ÍNDIA


ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2628

Hoje, a presença da serendipidade, no que se relata, poderia parecer quase impossível. Vale conferir.
John Cade (1912-1980) era um desconhecido psiquiatra australiano, que 1948 perseguia a crença de que pacientes maníacos excretavam ácido úrico altamente concentrado. Para testar sua hipótese, Cade injetava um preparado que fazia a partir da urina dos pacientes em cobaias. Havia, no entanto, sérios problemas de solubilidade nas amostras usadas e, para resolver esse entrave, Cade passou a usar urato de lítio.
Inesperadamente as cobaias ficavam calmas e passivas durante os experimentos, contrastando com seu comportamento usualmente agitado e arredio.
O urato de lítio determinou uma das maiores revoluções na psiquiatria moderna. A partir daí Cade ainda fez testes em humanos em casos extremamente graves de mania aguda.
Embora tenha publicado seus resultados em uma revista australiana, poucos psiquiatras deram atenção a suas observações, até a década de 50.
Então o médico dinamarquês Mogens Schiu (1918-2005) leu o artigo de Cade. Testou os experimentos em pacientes maníacos e viu que eram eficazes. Mas notou que a parte do sal derivado do ácido úrico nada tinha a ver com sua eficácia. O responsável pelo êxito eram os cátions lítios, de quaisquer sais. Como os sais de lítio são comuns e não podiam ser patenteados como uma droga, a indústria farmacêutica foi relutante em se comprometer na sua produção em larga escala.
Outro óbice que atrasou o emprego clínico de lítio foi a previsão da possível competividade dos íons lítio com os homólogos íons sódio e produção de efeitos indesejados. Assim, só em 1970, mais de 20 anos após a descoberta do valor de sais de lítio — controlador de pacientes maníacos depressivos — que ele teve uso psiquiátrico nos Estados Unidos.
Até hoje, quase sessenta anos depois, o lítio permanece como um dos principais tratamentos para pacientes psiquiátricos graças aos inesperadamente calmos porquinhos da índia observados pelo Dr. Cade. A hipótese que o lítio seja responsável pele reativação de sinapse cerebrais.

Um comentário:

  1. Mestre Chassot!
    Cada vez mais encantado com seus relatos serendipitosos
    Cada edição é uma aula.
    Para mim com exceção do Arquimedes e do Kekulé (ainda assim não sabias detalhes) tudo é novidade.
    Com agradecimentos
    Michaela

    ResponderExcluir