TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

13.- KROKODIL: UMA DROGA DOLOROSA

ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2621

Vivemos uma conjugação que aqueles que leem o mundo com o óculo do pensamento mágico fremem. Uma sexta-feira, 13. Aliás, estes não se alvorotaram nesta quarta-feira quando vivemos um singular 11/12/13 (noves fora: zero).
Depois da leve patografia de ontem, elejo este dia tido por alguns como aziago para um assunto muito doloroso. Não estou exagerando: a notícia é tétrica.
Krokodil é o assustador nome demoníaco. Krokodil é uma droga russa fabricada a partir da desomorfina*. O nome vem de uma das consequências mais comuns ao uso, uma vez que a pele da pessoa passa a ter um tom esverdeado e cheia de escamas, como a de um crocodilo.
[*Desomorfina (também conhecida por di-hidrodesoximorfina, ou Permonid) é um opiáceo inventado no ano de 1932 nos Estados Unidos que é um derivado da morfina, e possui estrutura quase idêntica à da heroína. Tem efeitos sedativos e analgésicos, e é de 8 a 10 vezes mais potente que a morfina (Wikipédia)].
Krokodil é um substituto para uma droga de alto valor, a heroína. O princípio ativo do Krokodil, é a “desomorphine” que é vendida em alguns países da Europa (especialmente a Suiça) como substituto da morfina e é conhecida pela farmacologia desde 1932. A desomorphine é de 8 a 10 vezes mais potente do que a morfina. Trata-se de um opiáceo sintético que possui estrutura quase idêntica à da heroína.
A primeira aparição desta droga foi na Sibéria, em 1992. Seu consumo tem aumentado cada vez mais pois ela é uma alternativa barata à heroína.
Seus efeitos colaterais são bizarros. Ela causa necrose no local onde é aplicada, expondo ossos e músculos. Casos de viciados precisando de amputação ou da limpeza de grandes áreas apodrecidas em seus corpos são cada vez mais comuns.
Largá-la é uma tarefa extremamente difícil. A desintoxicação é muito lenta e o usuário sente náuseas e dores por até um mês.
A Codeína, um narcótico disseminado pelo mundo inteiro e de fácil acesso pode ser transformado em desomorphine com algumas reações químicas relativamente baratas. Ela então é dissolvida e injetada pelo utilizador. Considerando que a heroína custa 150 dólares cada dose e o Krokodil pode ser obtido por menos de 10 dólares fica fácil entender a razão de sua existência.
Deixo de apresentar ilustrações por serem muito dolorosas. Basta colocar ‘Krokodil’ em um buscador para conhecê-las. Há muitos vídeos como https://www.youtube.com/watch?v=srt8fUFTCLQ que trazem advertências como desrecomendados a pessoas sensíveis. Isso não exagero.

5 comentários:

  1. Chassot,

    a droga reptiliana é aterradora.
    Esta é exatamente a Ciência Golem, que um certo autor explica em seus escritos.
    Abraços horrorizados

    ResponderExcluir
  2. Realmente,
    meu colega Guy,
    nesta dolorosa ‘invenção científica’ vemos apropriada a metáfora que está em COLLINS, Harry & PINCH, Trevor. O golem: o que você deveria saber sobre Ciência. São Paulo: Editora da UNESP, 2003. ISBN 85-7139-497-0 O agradecimento e admiração d

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Segue essa sociedade urbana
    Em desespero buscando o Nirvana
    Sem qualquer medida
    Transforma sua vida
    Nas drogas vai fundo, se engana.

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Essa droga krokodil é o bicho
    Na juventude encontrou um nicho
    Mas o jovem viciado
    Está bem enganado
    Está jogando sua vida no lixo.

    ResponderExcluir
  5. "Viva" os tempos líquidos(Bauman).
    Mestre, sentimos sua ausência, hoje, na revelação do "Amigo Secreto".
    Um forte abraço meu amigo secreto!!!

    ResponderExcluir