TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

24.- ENTÃO, 24 DE DEZEMBRO ERA A NOITE MAIS ESPERADA DO ANO

ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2632

Houve tempos de nossa infância e mesmo da pré-adolescência que a noite de 24 de dezembro era a mais esperada do ano. À medida que os dias passavam, no começo de um novo ano, parece que o natal ficava mais longe. Depois dos finados, havia a impressão que o calendário quase parava. Com a chegada de dezembro a espera tinha um balizador: as quatro velas da coroa do advento que eram acessas uma a cada semana.
Hoje parece que tudo passa tão rápido. Nossas agendas, então, eram tênues e os dias custavam a passar. Hoje, são muito densas e quase sem nos darmos conta: “... logo ali já é natal!”
Esta rapidação pode estar também conectada o abandono de nossas crenças em mitos. A lenda do papai-noel não se esboroa sozinha.
Mitos se esfumaçam, dogmas têm vacina contra demolição, mesmo quando na teogonia judaico-cristã se tenha que acreditar que no natal comemoramos o nascimento de um deus que foi gerado por uma virgem, inseminada por mensageiro celeste.
[Uso ‘teogonia’ na acepção etimológica mais ampla: Teogonia (em grego, Θεογονία {theos, deus + gonia, nascimento}; não na referência ao poema mitológico grego que contava a história do surgimento dos deuses]
A inclusão do gentílico judaico é porque na sabedoria dos Profetas do judaísmo se narra que “Uma Virgem conceberá e dará a luz um filho, e seu nome será Emanuel" - nome que significa: Deus está conosco" (Isaías 7:14). Isto é ratificado na tradição cristã: 34. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” 35. O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus (Lucas cap.1).
Assim, a celebração desta noite — deveras esquecida — é a de um Deus encarnado. O mistério da encarnação, central no cristianismo, encontra paralelo em diferentes teogonias que têm entre seus escritos míticos ‘uma virgem que é engravidada por ser superior e que dá a luz a deus ou deuses’.
Afortunadamente, nos tempos hodiernos, nesta celebração maiúscula dos crentes, os não crentes também confraternizam juntos, sem a ameaça das fogueiras inquisitoriais e irmanados celebram PAZ.

5 comentários:

  1. Limerique

    Havia um Natal, éramos inocentes
    Daí celebrávamos com toda gente
    Sobrou o comercial
    E a festa informal
    Porque não há como ser diferente.

    ResponderExcluir
  2. Natal
    Neste data que se mantém apenas por tradição
    Todos no Planeja estão fingindo serem felizes
    Nas lojas então nos vemos adquirindo ilusão
    Para nossas mães, pais, tios, primos e petizes

    Contudo, para maioria nada significa o Natal
    A não ser apenas um dia como outro qualquer
    Mas o qual justifica folgar no trabalho afinal
    Ficar de pernas para o ar para o que der e vier

    A natividade ‘e felicidade de nossas crianças
    Que ficam quietinhas em grande expectativa
    Se comportam e deixam de fazer lambanças

    Igual a outros dias ‘e mais uma data festiva
    Que tenta formar em nós muitas lembranças
    Enquanto para alguns essa festa está viva.

    ResponderExcluir
  3. Um Feliz Natal ao Mestre, seus familiares e a todos seus leitores, que 2014 seja uma ano de bons textos, cada vez melhores!

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Mestre Chassot,
    hoje a blogada é excepcional.
    Breve o senhor passara também a ser ‘o meu teólogo’ preferido
    Obrigado e a admiração da
    Mirian

    ResponderExcluir
  5. Querido Mestre Chassot, que bela reflexão... Para católicos, como eu, ou não católicos, a lição é proveitosa: um Deus encarnado não é coisa trivial, e deve ser maiúscula mesmo a celebração. A companheira d leitura, Mirian, tem toda razão: temos um teólogo aqui, o preferido!
    Um lindo Natal e um ano novo cheio de novos encontros e boas surpresas, é o que lhe desejo. Beijos, Angela Maria Freire

    ResponderExcluir