TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 14 de dezembro de 2013

14.- SERENDIPITOSO


ANO
 8
em fase de transição
EDIÇÃO
 2622

Depois da blogada pesada de ontem, estes dias que despedem 2013 merecem algo mais leve. Vejam o adjetivo que se faz manchete: serendipitoso — sei que soa à trava-língua — mas quando conhecemos seu significado, parece que as implicâncias desaparecem.
Serendipitoso: Que é feliz ou agradável e é descoberto por acaso ou acontece de forma inesperada.
Ponho-me um desafio: fazer de nossos encontros crepusculares de 2013 eventos serendipitosos.
Assim hoje nos limitamos a ver, ajudados pela Wikipédia, algo acerca da palavra serendipidade e nos próximos dias conhecer algumas das famosas (e outras desconhecidas) Descobertas acidentais em Ciências  [ROBERTS, Royston M, Campinas: Papirus, 1995 (2ed.) ISBN 85-308-0218-7].  Nestas descobertas vale lembrar Louis Pasteur — um dos maiores cientistas — que nos alerta que o acaso só favorece a mente preparada
Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação.
A palavra Serendipismo se origina da palavra inglesa Serendipity, criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip. Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, atual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente. Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados. Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades.
Serendib é o nome que os comerciantes árabes da antiguidade deram ao atual Sri Lanka (um entre vários nomes dados a esta ilha através de sua história, sendo que os cartógrafos gregos antigos a chamavam de Taprobana; já o atual nome do país significa Terra Resplandecente no idioma sânscrito, conforme registrado nos antigos épicos indianos Mahabharata e Ramayana; finalmente, com a chegada dos portugueses, a ilha recebeu o nome luso de Ceilão, do qual deriva a versão inglesa Ceylon).
Nas edições seguintes algumas descobertas serendipitosas. Elas começam com o famoso eureca de Arquimedes.

Um comentário:

  1. Mestre Chassot!
    Brilhante esta blogada sabatina.
    Já ouvira sobre serendipidade -- as descoberta por acaso -- mas não sabia nada sobre sua origem trazida com detalhes.
    Concordo que a palavra deixa de parecer um "trava línguas"!
    Agora os exemplos anunciados,
    Miriam

    ResponderExcluir