Envolvido, no já quase terminal de preparação, em momentos preciosos, de aprendizagem dos humanos na maior das revoluções organizadas por trio realmente singular!
Vale conhecer:
um quase aperitivo no blogar desta semana
26 / SETEMBRO / 2026
8 SÉCULO XVII: A CIÊNCIA MODERNA ADQUIRE STATUS
Do geocentrismo ao heliocentrismo, do antropocentrismo ao policentrismo.
Agora, acompanhemos a humanidade recebendo uma empolgante resposta a uma das perguntas que ela já se fazia há mais de vinte séculos:
como é este universo que habitamos?
Usualmente se credita à tríade Copérnico-Galileu-Newton a resposta. Há reducionismo nisso, e eis o porquê:
#!primeiro, sabemos que a ciência, em todos os tempos (e também no período áureo que vamos conhecer agora), foi construída por milhares de trabalhadores anônimos;
#! em segundo lugar porque, nesse período, ao lado desses três gigantes, vamos encontrar muitos nomes que deixaram o anonimato para se incorporar a essa tarefa de construção. Há outros que, para salvar os interesses daqueles a quem serviam, a frearam.
No período em que viveu a tríade excepcional (dois séculos e meio, com um pequeno hiato de duas décadas) aconteceram feitos maravilhosos, e também fatos que depõem contra a humanidade. Copérnico pode ser considerado um contemporâneo da Renascença; já Newton vê acontecer a Revolução Industrial. Vejamos um pouco esse período na história daqueles que fizeram a grande virada, a Revolução Científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário