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sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Pérolas: livros a mancheia!

 

ANO 18

06092024

LIVRARIA VIRTUAL  www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

 3.795

  Pérolas: livros a mancheia! 

 O último sábado do oitavo mês do ano era prenhe de sumarentas emoções. Os medos de um agosto com desgosto se esboroaram. As floradas de azaleias de um fucsia radiante pareciam fazer saudações aos ipês, que colorem as vidraças embaçadas.  Num dado momento parece que eu ouvia um dos versos de 'La Marseillaise: Allons enfants de la patrie, Le jour de gloire est arrivé! A imagem é de azaleia de meu prédio.Ana Paula-301

Certamente desta vez eu não estava sonhando. Meus sonhos, uma vez mais, foram na Academia, nesta tentativa de criar raízes em meu ser um neo-aposentado. (Re)encontrei dezenas de colegas, muitos dos quais não via há muito. Repartiámos evocações. 

O Guy na sua fala como nos conhecemos no EDEQ na PUC em 29 de outubro de 2010: eu, naqueles momento esquecemos um nome ou dado; Não lembrava o nome do pintor (A menina do brinco de pérola / a leiteira) que era amigo de Leeuwenhoek (Antonie van Leeuwenhoek (Delft, 24 de outubro de 1632 - Delft, 26 de agosto de 1723) foi um comerciante de tecidos, cientista e construtor de microscópios, dos Países Baixos. Ele é conhecido pelas suas contribuições para o melhoramento do microscópio, além de ter contribuído com as suas observações para a biologia celular (descreveu a estrutura celular dos vegetais, chamando as células de "glóbulos"). Utilizando um microscópio que ele mesmo construiu (possuía a maior coleção de lentes do mundo, cerca de 250 microscópios), foi o primeiro a observar e descrever fibras musculares, bactérias, protozoários e o fluxo de sangue nos capilares sanguíneos de peixes. 

Quando me rendia e me desculpava um aluno, segundos depois chama: ‘Vermeer, Professor!’ Ao elogiar Guy, ele mostra um smartphone, algo ainda raro então. Esta dignidade intelectual transformou-se em uma das minhas mais sólidas.

 Evoquei a observação de um leitor deste bloque, que se opondo a recomendação do meu cardiologista  —  seja mais um aposentado e menos um professor  —: Grande Mestre Chassot. ‘Duvido que, vez por outra, não estarás proferindo alguma aula magna, evento against doctor's orders. Grande abraço’.

O 30/08/2024 me reservava surpresas contrárias  “a recomendação do médico”! Era o esperado sábado do lançamento, em Porto Alegre, do livro ALUNO CIENTISTA do Guy e do Ricardo. Os dois autores e vários co-autores se deslocaram de Rio Grande/RS à Porto Alegre. Aqui se irmanaram a locais para, em prédio da UFRGS (próximo ao Planetário, que albergam programas de pós-graduação da área Educação nas Ciências) para celebrar o esperado lançamento de riograndinos.

O texto a seguir é de autoria de Guy Barcellos e de Ricardo Assumpção. Eles ofereceram para esta edição do blogue. O texto é parte das orelhas do livro. Está disponível na íntegra do e-book para download em OTROPORTO.COM.BR O livro físico ISBN 978-65-992387-7-2 está disponível por solicitação por correio eletrônico endereço disponível em    OTROPORTO.COM.BR

Anaí, a protagonista, é uma jovem de 14 anos, proveniente de uma família de povos originários. A cada experimento descrito, Anaí conta um pouco de sua vida e traça paralelos e tensionamentos dos conhecimentos que construiu em sua vida familiar e comunitária. Todas as inserções de Anaí são desenhos feitos pelo artista Sandro Andrade, que contextualiza Anaí em cenários fidedignos de campo e de laboratório, pois o projeto de vida da personagem ficcional é tornar-se pesquisadora. Além do aspecto cultural e artístico intrínseco da narrativa, o livro também é ricamente ilustrado com fotografias feitas por fotógrafo profissional com os autores e seus alunos manejando instrumental de laboratório de Química, Física e Biologia. Logo, não é despiciendo notar que a obra possui valor artístico intríseco por seu aspecto estrutural, que a torna um objetivo de fruição artística e literária.

Cabe, aqui, aludirmos ao magistério de Edgar Morin, que afirma que “A cultura é, no seu princípio, a fonte geradora/regeneradora da complexidade das sociedades humanas. Integra os indivíduos na complexidade social e condiciona o desenvolvimento da complexidade individual.” (2012, p. 166). Ademais, a linha do tempo dos cientistas relevantes da história, brasileiros e estrangeiros, apresentada na abertura do livro, é toda ilustrada pelo renomado desenhista de livros infantis Alexandre Torrano.

Ciência e diversão na palma da mão. O livro  ALUNO CIENTISTA está disponível para consulta online e download gratuito no site (otroporto.com.br). A obra é um instrumento de aprendizagem gratuito e acessível, são 140 páginas completas com experimentos, práticas, modelagens exemplificadas de maneira lúdica e reflexiva por meio de imagens e ilustrações. O livro digital é uma versão em PDF acessível para que possa ser processada por sistemas de leitura e ampliação de telas. Idealizado pelos professores do Laboratório Faber Sapiens, Guy Barcellos e Ricardo Assumpção, a obra busca oferecer caminhos para o aprendizado de certos conceitos fundamentais da alfabetização científica na esfera da Educação Básica. 

O livro  ALUNO CIENTISTA é uma realização OTROPORTO, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem patrocínio de Sagres, Rocha Agenciamentos Marítimos, CCGL e CMPC e apoio de Faber Sapiens, CCMar e Museu Oceanográfico-FURG. Aqui podem fazer download do livro.

https://otroporto.com.br/noticias/livro-aluno-cientista-para-download

Engana-se quem diz que as crianças nascem cientistas. Na verdade, os bons pesquisadores são aqueles que mantêm viva a centelha da infância, são eternos alunos da natureza. Este livro se trata de um importante oxigênio para que a chama da curiosidade não apague, por meio de um exercício que fascina e motiva os autores: aprender pela pesquisa. Pesquisar é um ato complexo que requer rigor, métodos, curiosidade, perseverança, prazer de entender, capacidade de duvidar, criatividade e alegria de aprender.

Neste livro, busca-se, portanto, oferecer caminhos para o aprendizado de conceitos fundamentais de Ciências da Natureza e para o desenvolvimento da alfabetização científica na esfera da Educação Básica. Entende-se a alfabetização científica como a competência de compreender fenômenos naturais, elaborar perguntas e hipóteses e traçar caminhos para testá-las num ambiente de certezas provisórias, fomentando a curiosidade epistêmica: profunda e analítica. 

Acreditam os autores que - com os protocolos de experimentos descritivos e investigativos, pormenorizadamente detalhados, ricamente ilustrados e validados em aulas práticas e teóricas em laboratórios didáticos ao longo de 15 anos de trabalho - poderão oferecer vias lúdicas e instigantes para a formação de um pensamento crítico e complexo. Convidam-se os leitores, sejam professores ou estudantes, a brincarem de fazer ciência com as ideias aqui desenvolvidas, buscando cada um o seu devir aluno cientista.


4 comentários:

  1. Sempre uma aula em suas postagens professor Chassot. Obrigado pela sua existência. (de Parintins/AM, Pedro Campelo de Assis Júnior. 06.09.2024)

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  2. Mestre, como não se apaixonar por tanta experiência e sabedoria!!! Maravilhoso! Beijos tua amiga de sempre Ivone.😍

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  3. Mestre. Obrigado por mais um presente, já baixei o livro, lerei com atenção. Abraços do quarteto (Alana, Jorge, Lorena e Larissa

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