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sexta-feira, 25 de setembro de 2020

25SET2020#Um laboratório indisciplinar




 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

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EDIÇÃO

3688

Há uma semana celebrava a 50ª live na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção CE. Foram momentos de estar com os países de quatro continentes: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, na busca de uma troca de conhecimentos.

Nesta semana me dediquei (ex)(in)tensamente à elaboração de Relatório acerca do 2º ano de bolsista CAPES PVNS-Amazônia. Produzi um texto de 25 páginas com 10 segmentos, dos quais um: Laboratório indisciplinar, serve de gérmen de cristalização para elaboração da primeira blogada da primavera 2020 que chegou prenhe de esperança.

Uma vez mais há que referir que pandemia é bipolar. Ela gera ônus. Estes de maneira usual dramáticos. Mesmo que ela fosse causa de apenas uma morte não compensaria os bônus que nos enseja. Quando relatei as transmutações ocorridas no Peregrino da Ciência (no 3º segmento do Relatório) pode se dizer que tivemos da pandemia acenos para novos fazeres na Educação nas Ciências.

Talvez, dentre os mais significativos bônus da pandemia, tenha sido acelerar, tal melhor: antecipar situações que ainda levaríamos alguns anos para experimenta-los. O trabalho em casa, em algumas atividades laborais, é uma muito significativa ilustração. Há os que experimentaram isso na marra (relevem usar uma expressão tão informal! — isso parece ser algo dos novos tempos, que parece difícil para mim...) e a contragosto. Agora estão dispostos a continuar, mesmo quando se voltar ao tão profetizado novo normal.

Ilustro com uma ação nada exótica, que nunca fiz antes (e, também nunca pensei em fazer). Tenho um grupo que participam comigo seis meus orientandos: 4 mestrandos do PPGECM da Unifesspa, uma doutoranda da Reamec, um pós-doutorando doutor em Letras. Somos sete estudioso de quatro estados (Acre, Pará, Goiás e Rio Grande do Sul, que são pontos de quadrilátero quase do tamanho da metade do Brasil). Nos reunimos aos sábados para fainas (e, também já para matar saudades) tão indisciplinares como lermos Antígona, na ratificação de algo muito lembrado aos orientandos: para produzir uma tese ou uma dissertação palatável, ler ficção é preciso ou nos encontramos para aprender que anagnusko   é palavra usada em grego para nosso o conhecido verbo LER e vermos pela justaposição dos elementos o conceito grego de ler pode ser definido como “conhecer o todo pelo seu cerne, verificando-o parte por parte. Então, lermos um artigo acerca da proposta de construir modelos de átomos e ficarmos imersos em situações epistemológicas. Um de meus textos mais preferidos por mim — Diálogos de aprendentes — foi assuntado em um dos encontros e produziu sumarentas discussões.

Vale dizer que nenhuma das ações destas sabatinas se destinam atividades que concorram para avaliações formais, até porque problemas com conexões são ocorrências muito comum. Consolamo-nos com situações como aquela muito recente, quando Sociedade dos Observatórios Astronômicos, neste dia do equinócio de primavera teve problemas de conexões quando tinha cerca de 40 mil conectados. Claro que poderíamos fazer este laboratório indisciplinar sem pandemia. Mas não fizemos. Agora, aprendemos. Vale continuar a fazer.

Depois de conhecermos algo do nosso Laboratório indisciplinar, renovo o convite da Profa. Dra. Dinorá Fraga, coordenadora do Grupo Ciência e Espiritualidade, inserto no Núcleo de Multi-atividades da Adufrgs para um (re)encontro com o mestre budista Lama Padma Samten, que foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1969 a 1994.

 O Professor Alfredo Aveline, em 1996, foi ordenado lama — título que significa líder, sacerdote e professor. Não parece difícil prever o quanto a live dia 29, terça-feira, ensejará a compreensão da espiritualidade e da cultura de paz, como caminho para que se desenvolvam cada vez melhores relações no ambiente onde vivemos

2 comentários:

  1. https://quimicadosplanetasaouniverso.blogspot.com/, se o senhor, mestre Chassot, puder,se não for nenhum incômodo, acompanhar meu blog, desde já agradeço, um abraço :)

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  2. Ciência, Espiritualidade...sempre um misto para ilustrar/iluminar os caminhos e suas possibilidades!!!

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