TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

18SET2020#Um blogar com ontem/hoje/amanhã

 

18SET2020#Um blogar com ontem/hoje/amanhã

 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.prodessorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3688

Hoje, sexta-feira, às 16h na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção CE, farei a palestra de encerramento do I WORKSHOP LUSÓFONO DE INTEGRAÇÃO EM QUÍMICA (I WLIQ).


Num momento de integração com os países parceiros de quatro continentes: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, na busca de uma troca de conhecimentos.

Esta live tem uma celebração doméstica: em 13 de maio, em evento na Universidade Federal do Cariri fazia a minha primeira live. Completávamos então destes tempos pandêmicos, que já ultrapassara meio ano. Menos de 3 semanas estava mais uma vez no Ceará, na UECE, em Crateús, inaugurava junho com a 5ª live. Hoje, mais uma vez no Ceará — agora, a primeira vez na UNILAB —vivo as emoções da 50ª live.

Encerrava assim, a última edição, na pretérita sexta-feira, quando sem ser sociólogo ou antropólogo ousava estruturar um extrato da população em três classes sociais: peço que este texto seja lido como um amealhar de observações. É oportuno considera-lo não mais do que um rascunho de um texto em construção. Comentários com discordâncias e com concordâncias são bem-vindos.

Amealhei comentários significativos. Como estes ocorrem a posteriori do acesso da maioria dos leitores, muitas vezes não são lidos. Há um alerta evangélico: “E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa” (Mateus 5:15). Por tal publicizo, aqui e agora, alguns comentários postados durante a semana.

Prof. Jairo Brasil, 11 de setembro de 2020 21:47

Meu caro Mestre. Mesmo tendo se arvorado em terreno pouco afeito, tua lauda é muito clara e possui muita pertinência com a temática atual do Governo PSICOPATA do Planalto. Abraço do JB e boa semana.

Joni, 11 de setembro de 2020 21:55

Pertinentes observações Professor! Definitivamente, somos um país de classe C, com enormes diferenças sociais, e, no ritmo que vamos, ainda levará gerações para nos transformarmos num país socialmente justo.

Amarildo Alves12 de setembro de 2020 15:39

Olá! Como está mestre Chassot?

Textos como esse nos ajudam a entender nossa realidade. Desafiam-nos a refletir na busca por soluções. E também nos fortalecem na luta pela resistência/sobrevivência, pois saber que um sábio como senhor pensa assim é um motivo de esperança e convicção de que estamos do lado certo da força. Abraço.

Unknown14 de setembro de 2020 11:05

Excelente reflexão, Prof. Chassot! Repassando ao nossos estudantes. Gosto muito de suas análises, transdisciplinares, imbricando os aspectos políticos aos que nos rodeiam dia-a-dia. Falta muita da dimensão política na formação de professores, sobretudo, no campo das ciências! Agradeço a partilha, boa semana!

Regilany 14 de setembro de 2020 13:36

Olá professor Chassot, parabéns pelo texto com tanta clareza do momento que estamos vivenciando! Respeitosamente,

Vanderlei Gularte Farias14 de setembro de 2020 23:29

Excelente análise, caro Mestre!!!

É por tal clareza sobre o conceito de CLASSES que se demonizou Karl Marx...

Imaginemos como seria se fosse possível ensinar a todos sobre tal temática de forma tranquila? Vivemos tempos em que, infelizmente, é preciso escolher certas palavras... para que não nos queimem na fogueira do adjetivismo imbecil da ignorância. Abraços

ÉLCIO MÁRIO PINTO, 16 de setembro de 2020 12:01

Salve, meu bom amigo Áttico. À parte um possível exercício ilegal de profissão... faz-me pensar que todo mundo gosta de apitar no ambiente escolar. É tanta intromissão, que não raro, existem empresas especializadas que assumem tal condução. Então, há mais irregularidades sob o céu das profissões do que pode captar nossa modesta consciência. Gostei de tua análise, o que me fez pensar no Prof. Jessé José Freire de Souza que trabalha a identificação de classes no Brasil. Aqueles que defendem a abjeta situação com seus abjetos atores, permita-me, sem a ilegalidade de profissão, colocá-los no que defino como "A Teoria do Frango". Toda vez que o consumidor tira o galináceo do terreiro para degolá-lo e dele alimentar-se, os demais reagem e em seguida, voltam ao cotidiano com a consciência tranquila de que 'não foi comigo'. Esses também alimentarão a sedenta e insaciável fome de poder e bens da classe superior e seus dirigentes. Meu abraço, diretamente de Sorocaba, com calor e esperando chuva para amanhã.

Depois de evocar os comentários à edição passada deste blogue, ao nos abeberarmos dos sumarentas postagens recém transcritas e prelibar o que será a blogada cinquentenária desta tarde, inserida no mundo lusófono, ofereço, aqui e agora, o anúncio de uma blogada que certamente por muito tempo será lembrada como live mais significativa de minha história. Esta deve ocorrer no (re)encontro que Grupo Ciência e Espiritualidade, inserto no Núcleo de Multi-atividades da Adufrgs terá com o mestre budista Lama Padma Samten, que foi professor do Instituto de Física da UFGRS de 1969 a 1994

 O Grupo Ciência e Espiritualidade, que desde 2018 promove encontros e palestras, coordenado pela Profa. Dra. Dinorá Fraga, acolhe em suas atividades associados da Adfurgs e é aberto aos que desejarem entender as interações do binômio ciência e espiritualidade.

 O Professor Alfredo Aveline, em 1996 foi ordenado lama — título que significa líder, sacerdote e professor. Como físico, dedicou-se especialmente ao exame da teoria quântica, na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. Não é difícil prever o quanto a live (link aqui na próxima sexta-feira) dia 29, terça-feira, ensejará auxilio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que se desenvolvam cada vez melhores relações no ambiente onde vivemos.

3 comentários:

  1. Olá, colega Chassot
    Estamos .muito felizes por teu aceite em participar como mediador desta live com nosso querido colega Lama Padma Santem
    Será, sem dúvida um grande .momento da Ufrgs, em tempos de pandemia

    ResponderExcluir
  2. Incrível como o Mestre se adapta, com certa facilidade, às novas demandas...Grande exemplo a seguir!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Mestre Chassot,

    Meus parabéns atrasado. Ao senhor que contribui grandiosamente para educação, Feliz dia do Professor!

    É sempre uma felicidade ler seus escritos. Apesar de sentir uma certa amargura ao ver os efeitos dos tempos pandêmicos, e o comportamento dos atuais governantes. Mas a felicidade de hoje transcende.
    Ler em seus escritos sobre uma mulher negra que foi um marco na história, é esperançoso. Ver que a sociedade têm notado mais a contribuição das mulheres e das mulheres negras.
    Por muito tempo esse sistema capitalista, teocrático, eurocêntrico negou parte da história, que vem sendo evidenciada e enaltecida.
    Assim, cresce a esperança de que a maioria das pessoas ,agora, não caia tanto no "Perigo da História única", como conta Chimamanda Adichie.

    ResponderExcluir