TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 26 de junho de 2020

26JUNHO2020 - Valente no cercadinho, manso no STF




 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
3484
É a última blogada de junho, que chegamos a crer que não existiria...É última blogada do 2020/1º semestre, que muito provavelmente passara para nossas histórias pessoais como o semestre #se puder...fique em casa. Lembraremos sempre do semestre que nos ensinaram a lavar as mãos. Foi o semestre que aprendemos o que é distanciamento pessoal. Tomara que gerações futuras desnecessitem de tais aprendizados.
Preciso dar crédito para o título da blogada. Copiei Valente no cercadinho, manso no STF, uma muito elucidativa síntese do valentão no seu galinheiro, que se encolhe como um garotinho comportado ao lado de astutas raposas, do Ponto a newsletter semanal do Brasil de Fato que espero sequioso a cada sexta-feira e que pode ser solicitado gratuitamente pelo e-mail: newsletter@ponto.jor.br
Vivo ainda sob signo da livecização. Encerrei, esta semana aquelas catorze lives inaugurais do primeiro 1,5 mês (= seis semanas 13/05 a 24/06). Nesta semana, as duas últimas tiveram o mesmo título: Cinco revoluções científicas, mas tiveram cenários muito dispares: na segunda-feira, 22 fui a simpática capital baiana e em Salvador, falei para brasileiros de diferentes geografias acolhido pelo Centro de Estudos e Acompanhamento Psicanalíticos e Psicopedagógico; na quarta-feira, dia 24, a live era parte das celebrações do 40 anos do curso de Química da Universidade de Passo Fundo RS. Mesmo que a ver o público que assiste não faça parte do cenário, em Salvador eu era um alienígena. Porém, em Passo Fundo eu era um indígena, que retornava a sua tribo.
Os psicanalistas soteropolitanos Silvia Santana e Rodnei Souza, meus queridos anfitriões não poderiam ser mais generosos no acolher-me. Mas, não estava na minha paróquia. Na UPF, o acolhimento não foi diferente. Mas evoquei ter estado durante um janeiro em 1978 dando um curso de especialização ou em 1983 estive na organização com colegas o 4º EDEQ ou ainda evoquei a visita que recebi da Clóvia, da Alice e do Fábio para celebrar comigo os meus 80 anos.
Celebro minhas 14 primeiras lives, no transcrever uma das muitas mensagens recebidas: Mestre! Você acabou de ministrar uma aula magnífica para sua “aluna” mais idosa. Nem sei como lhe agradecer. Copiei o que pude para passar para minha bisneta de 18 anos que, conhecendo-a, tenho certeza que ela adoraria ter assistido à palestra. Das duas lives desta semana guardarei os finais quando os participante ligaram os seus microfones e aplaudiram intensamente (a imagem de Ademar Lauxen).

4 comentários:

  1. "clap, clap, clap..."". Merecidos aplausos..querido mestre. Até terça-feira.

    ResponderExcluir
  2. tambem sempre aplausos meus...com carinho Elzira

    ResponderExcluir
  3. Foram esplêndidas as lives deste mes. Que Julho nos traga mais oportunidades deste naipe. Abraço meu querido Mestre

    ResponderExcluir
  4. Chassot, amigo, muito bom dia de sábado chuvoso em Sorocaba. Desde a noite de ontem estamos com chuva ininterrupta. Dá-nos a sensação de que tudo será, devidamente, "lavado" pelas águas límpidas! Já faz algum tempo que o álcool é parte de minha vida de higiene, especialmente, no espaço do banheiro( e lavabo). Desenvolvi a convicção de querer oferecer a quem chega depois de mim para ocupar aquele espaço, a melhor limpeza possível. Por outro lado, sempre fui combatido por cobrar das pessoas que coloquem uma mão em frente à boca quando tossir. Assim também, quando espirrar. Agora, quando me encontro com as pessoas, faço questão de brincar: "Mas, eu te disse!" Lembro-me daquele desenho animado "Carangos e Motocas" dos anos 1975. De suas "lives", devo dizer que são valiosas e mui importantes para todos os participantes. Então, continue com elas. Também nós, Adriana e eu, toda quinta, fazemos a partir de nossas publicações. Em breve, destacaremos publicações de nossos amigos, divulgando o trabalho valoroso de tanta gente boa! Abraços saudosos de alegria pelos nossos reencontros, ainda que virtuais, mas de permanente reaproximação. Com todo o nosso carinho!

    ResponderExcluir