TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 12 de junho de 2020

12JUNHO2020 AINDA NO SIGNO DA LIVECIZAÇÃO




 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
3482
Uma nova edição junina 2020 deste blogue não pode ser diferente: inserta na tríplice crise (pandêmica /econômica/política) que tentei descrever um pouco na edição pretérita. No decorrer da semana busquei aprofundar esta análise. Fiquei muito confortado quando, na noite de ontem, numa típica reunião familiar na aurora do segunda década do Século 21, minhas filhas e meus filhos, pediram para que trouxesse para ele algo de minhas lives. Fiz-lhes uma síntese não muito apimentada de ninhas falas.
Hoje se completa um mês de minha primeira live em Brejo Santo CE. Celebrei, nesta manhã, com a 8ª hoje: As cinco revoluções científicas, para alunos do 7º ano do Colégio João 23. Merece destaque na terça-feira a live no IFG, câmpus Inhumas GO, tecida com sumarenta diálogo com o Prof. Dr. Aldo Soares, acerca de Educação e perversidade em tempos de pandemia. Agenda da próxima semana promete ser frutuosa: no dia 16, no IFRS paras os campi de Porto Alegre, Sertão e Vacaria; 18, Dia do Químico na UFFS, Câmpus de Cerro Largo, RS e dia 19, no IFPR no Câmpus de Paranavaí PR. Para o dia 30/06 está programada a 15ª live.
Mesmo ante a múltipla oferta de alternativas para surfar na rede, leitores do blogue me gratificam: “Eu leio sempre que posso o blog. Quando de sua última postagem, eu sentia que tinha que agradecer por estar nos alimentando com o conhecimento em meio ao caos, a desordem em que o mundo se encontra, em especial o Brasil, com atual governo. A segunda lei da termodinâmica resolveu tomar as rédeas. Espero que caminhemos para um estado de equilíbrio brevemente. Me sinto muito bem com as palavras que leio em seu blog. Me reanima, me faz acreditar mesmo nos situando da atual situação. Obrigada, mais uma vez!” (Excerto de mensagem de Andreza, licencianda em Química, UNEB, Salvador, BA).
Do escritor Elcio Mário Pinto, acerca da live, na noite de ontem, em Sorocaba SP no lançamento de seu 42º livro, Entr&nós: Filosofia outras viagens e novas aventurasDe qualquer forma, estavas conosco, comentei tua participação e sobre teu blog. Falei, inclusive, que amanhã, sexta-feira, é dia”.
Prof. Dr. Felipe Figueira, IFPR, Câmpus Paranavaí PR “Da última vez que conversamos ficou o desejo do senhor vir até o meu campus para uma palestra. Que tal realizarmos uma conferência virtual? Como acompanho o blog do senhor, sei que a sua agenda está cheia, com 10 conferências só para junho, mas nós poderíamos combinar quando o senhor pudesse. Estarei virtualmente em Paranavaí, dia 19/06.
Não posso me furtar, mesmo com insignificante repercussão de meu escrevinhar, o adensamento do perfil genocida de um pseudo-Messias [1. Redentor prometido aos judeus. (Com inicial maiúscula.); 2. Pessoa esperada ansiosamente. 3.Reformador social] que ontem incitou a seus asseclas para que entrem nos hospitais para documentarem por fotografias se os leitos destinados a portadores de contaminação viral estão sendo realmente usados e são não estão vazios, quando se diz que estão faltando. Cheguei a pensar que tinha sonhado isso. Esta manhã certifiquei-me ouvindo a live presidencial de ontem. Isto é um péssimo exemplo de desvalorização da vida. Nada mais a comentar.

4 comentários:

  1. Meu bom amigo Chassot! Veja que os tempos mudados são inovadores, inclusive, em nomenclatura. Acabo de ler em tua postagem de ontem, que o digno docente, Prof. Felipe escreve: "Estarei virtualmente em Paranavaí, dia 19/06." Houve tempo em nossos dizeres que virtualmente se está o tempo todo e em qualquer (todos) lugar(es). Mas, como bem lembra o professor, não é assim. Existem limites, até para o inimaginável virtual, agora, mais real do que em qualquer outra época. Quanto ao Desgoverno - em maiúscula para identificar as dimensões da gravidade das ações genocidas - permita-me usar de teu encerramento na blogada: "Nada mais a comentar." Continuo imerso no bloqueio: não consigo dizer o ignominioso nome do ser e fico enraivecido em contemplá-lo com qualquer comentário. Tenho consciência de que devo vencer tais limites, até para praguejá-lo. Como diriam os cristãos de dantes: uma boa praga tem muito valor! Vamos rir mestre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo Élcio! Os conceitos de 'real' / 'virtual' parece se esboroarem.Um de meus filhos insistiu em dizer que o encontro familiar que relatei nesta blogada era 'real'. Eu o classificava como Virtual'.Ante seu não convencimento, pedi que sua mulher me desse um pouco da sopa que saboreava então.
      Obrigado por tua parceria aqui,

      Excluir
  2. Caro amigo, suas blogadas são sempre estimulantes por mesclarem os registros de um experiente fazer docente na educação científica com uma visão crítica e atual da educação, o que inclui necessariamente a consciência política. Essa combinação é um potente coquetel molotov na resistência contra os desatinos orquestrados da desinteligência da administração nacional. Mas na última edição gostei muitíssimo de te ver em família, usando para esse “conclave” o mesmo recurso que favorece a tua presença quando profetizas aos quatro cantos. Isso faz uma aproximação do profissional com o pessoal, ambos encharcados de humanismo que te caracteriza. Obrigado por te mostrares tão naturalmente autêntico. Obrigado por suas competentes blogadas. Não nos prive desse prazer. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meu muito querido amigo Licurgo! Começa um novo dia e eu sou brindado pela mais significativa avaliação trazida às minhas blogadas.
    Que melhor estímulo, à madrugada géĺida, pode receber um húmilo escriba. Sou imenso grato e me rejubilei ao destaque que obsequias ao conclave familiar.
    Não recordo já antes ter em um dia minha primeira leitura diária ser brindado com uma preciosidade como esta de tua esmerada lavra.
    Dizem as escrituras que tu cultuas que não se acende uma vela para colocar sob a cama... e sim no lugar mais alto para que possa iluminar todo o ambiente.
    Isto posto, permito-me solicitar que possa publicar o teu texto como comentário da edição do blog por fim receba o presente de minha gratidão. Teu feliz colega que se orgulha em poder te chamar de amigo te diz apenas OBRIGADO.

    ResponderExcluir