TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 29 de maio de 2020

29MAIO2020 a livecizaçao me ejetou do ostracismo




 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
3480
Uma edição para encerrar o imprevisível maio. Quando no começo da segunda quinzena de março, nos insertamos em uma quarentena, jamais se imaginava que ao findar o mês de maio estaríamos encerrando a segunda quarentena. E, ora temos interrogações de como serão nossas agendas ao se completar a terceira quarentena, em meados de junho.
O leitor está a perceber que me faço ortodoxo. Considero uma quarentena como período de 40 dias. Aqui recordo nossa afiliação continuada a influências religiosa. O Gênese dá margem a pelo menos três interpretações acerca da duração do dilúvio por uma quarentena: 150 dias (Gn 7:24; 8:3); apenas 40 dias (Gn 7:4,12,17); um ano (Gn 8:13,14; cf. Gn 7:6).
Uma das festas marianas mais populares do catolicismo romano, ainda nos dias atuais, é Purificação de Nossa Senhora, a dois de fevereiro — 40 dias depois do Natal — quando Maria, cumprindo a lei mosaica de guardar 40 dias de quarentena, comparece ao templo para purificação, pois o sangue do parto deixava a mulher impura. Existem menções que se negava sepultura cristã a mulheres que morressem impura pelo parto.
 Se é discutível de quanto foi a extensão da quarentena diluviana, a duração de nossa quarentena pandêmica é não sabida. Certo é que já ultrapassamos o mítico septuagésimo dia. Quem está prevendo mais duas quarentenas, talvez, não exagere.
Depois de me arrostar na mitológica arca diluviana chego a tempos pandêmicos do 2020, sem que surja uma pomba anunciando que as águas estejam a vislumbrar esperanças.
Lanço redes na internet e ratifico a edição anterior: a livecização me ejetou do ostracismo.
 No dia treze de maio, a estreia: III Semana de Química da Universidade Federal do Cariri, câmpus Brejo Santo. A segunda foi em 19 de maio, em um evento do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da UFSM se fez Confabulações acerca da Alfabetização Científica onde durante a fala de mais de 1,5 hora mais de 530 participantes tempo depois os acessos eram mais de dois mil. A terceira na UFFS, campus de Chapecó: “Os impactos da pandemia na educação: diálogo com Chassot’ foi menos boa, também por dificuldades tecnológicas.
A reabilitação ocorre na quarta live na mesma semana: ontem, 28 de maio, na Unipampa Cãmpus quando se buscou resposta à questãoCiência e Religião um diálogo possível? 
Para junho, já há seis lives agendadas:
No dia 01/06, na Universidade Estadual do Ceará campus de Crateús estão previstas algumas Confabulações acerca da Alfabetização Científica.
No dia 16/06, com alunos das licenciaturas de três campi do IFRS (Porto Alegre, Vacaria e Sertão) se assestará óculos para ver o mundo natural’.
No dia do químico, 18 de junho, participarei de uma live no campus de Cerro Largo RS da UFFS. Ainda estão agendas outras três lives: Cinco Revoluções Científicas no CEAPP Salvador BA, em Toledo PR, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e em uma escola de ensino médio de Porto Alegre.
Pensara em dedicar a edição de hoje a pornográfica reunião ministerial de 22 de abril. Resigno-me à minha incapacidade pelo nojo que o tema catalisa a minha impotência para comentar o assunto. Uma reunião na qual a pandemia, que assola o Planeta Terra, só foi referida pelo ministro do meio ambiente para ser usada como distrator para abrir a porteira para deixar passar o gado para mais desmatar.
Não é trivial sermos cidadão de uma republiqueta teocrática cívico militar que tem um ministro da (des)educação que não reconhece a existências de povos indígenas e de ciganos.
Não se consegue comentar os desgovernos deste pais, no qual, ainda ontem o presidente despediu a camarilha que o aplaude diariamente com um sonoro palavrão.
 Melhor é apenas desejar (se possível) um bom fim a cada uma e cada um. Estes são meus votos: saúde a todos.

3 comentários:

  1. Caro Chassot
    Em teu blog, partilhas conosco o pao sagrado, que sao as tuas historias, que nos contas, entre ironico, erudito( ai ja vai uma ofensa) mas, sobretudo, tu mesmo!
    Obrigada! Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Me sumaré a sus live!!! Maestro!!!

    ResponderExcluir