TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

20.- Laudato Si’ clama para cuidarmos do Planeta Terra




ANO
 14
AGENDA 2019
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3349
Não que me falte assunto, esta blogada escrita em Marabá, quase ao término da primeira das duas semanas setembrinas aqui, exige -- como prelúdio – que traga excertos do posfácio da edição anterior (20/9):
Como posfácio: esta manhã, quando na Academia anunciava minha ausência, por duas semanas, perguntado para onde ia, disse: para a Amazônia, ajudar a apagar as queimadas. Minha afirmação não era/é metafórica. Na fala que fiz ontem, para cerca de 100 pessoas no IFRS Porto Alegre, incluí como prelúdio comentários acerca da Encíclica Laudato Si’ como antidoto às políticas ambientais e indígenas do atual governo. Busco mostrar que Papa Francisco, num dos mais lúcidos documentos acerca do cuidado de nossa Casa comum, nos alertava já há quase cinco anos. Neste segundo semestre já preludiei a Laudato Si’ em mais de uma dezena de palestras em vários estados brasileiros. Esta é uma das ações para ajudar a apagar incêndios. Tenho deixado como tema de casa: estudar a Laudato Si’. Eis uma excelente dica para este fim de semana.
Não imaginava a extensão do que eu propunha tinha um muito significativo sentido adverso. Pela primeira vez, em 13 anos de blogares sentia-me só. Precisava de ajudas. Pedi. Na noite de domingo postava um ‘help me’ dirigido a alguns amigos e amigas, especialmente amazônidas.
Minha amiga!/ Meu amigo!
Descalço-me! O solo que piso é sagrado! Estou em Belém. Venho de Porto Alegre, via Viracopos rumo à Marabá. Estou um pouco sem chão!
Desde 2015 tenho usado a Laudato Si' como o melhor texto acerca dos cuidados da nossa Casa comum! Desde julho deste ano, tenho trazido excertos da mesma encíclica como prelúdio de minhas palestras. Apoio o Sínodo Pan-amazônico!
Trago a Laudato Si' como antídoto à política ambiental do Bolsonaro, especialmente na Amazônia, com mineração destruidora de terras indígenas. Agora para alguns estou no caminho errado.
A TFP e o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira estão fazendo do Papa Francisco um anti-Papa. Dizem ser um demoníaco maçom argentino. Ensinam Bergolio estar pregando uma nova religião índia vinda da Amazônia. Mesmo não sendo um fiel da grei onde o Papa Francisco é o pastor, reconheço nele um dos mais preparados líderes mundiais
Peço opinião. Peço ajuda!
A ajuda não tardou. Recebi muita solidariedade. Vou trazer uma pequena amostra. Há mensagens na qual se fez verdadeiros tratados. Não as posso trazer aqui, não apenas pela extensão, mas por conterem afirmações das quais não tenho autorização para publicar.
LICURGO (UFPA Belém PA) Meu caro amigo. Estamos enfrentando uma das mais devastadoras políticas anti-humanas, braço nacional brasileiro, que está assolando dendriticamente o planeta. É certo que um papa humano e politicamente consciente, no sentido grego, não poderia escapar a essa ofensiva. Resistamos com nossa voz serena e firme. Vai passar! Não tão rapidamente, mas vai passar! Meu forte e afetuoso abraço.
SÍLVIA (UFPA Belém PA) Gostaria de poder te dizer que isso logo passa, mas tenho a impressão que ainda vai piorar muito antes de melhorar.
Conceição & Carneiro (UFPA Belém PA) Querido professor Chassot, bom dia! No desjejum de ontem, conversamos sobre tuas inquietações matutinas.
1. Sobre o uso da Laudato Si' como antídoto à política ambiental do desgoverno Bolsonaro: penso que o cerne da encíclica é bem representativo de uma posição política que desejas expressar.
No entanto, trago uma reflexão: embora eu respeite o fato de escolheres o pensamento de um líder da religião católica para ilustrar tuas palestras, pergunto-me se não seria o caso de diversificar, afinal, nem és católico (ainda és agnóstico?). Não fará mal mencionar, vez por outra, o pensamento de um líder evangélico, por exemplo, ou de um indígena ou de um islâmico. Isso ajuda a passar a mensagem de nem todo evangélico é fundamentalista, nem todo evangélico é de direita, nem todo islâmico é terrorista, e que nem é só o cristão ou católico que são sensíveis aos problemas do planeta. Nossas turmas de Pedagogia aqui em Belém, a maioria é evangélica (pentecostal ou neopentecostal), mas ouvi depoimentos bem críticos contra o machismo pregado pelas igrejas. Penso que temos, também, o dever de catalisar transformações para desconstruir as aversões às religiões de matriz africanas, os estereótipos generalizado contra os evangélicos e o islamismo.
2. Sobre a TFP e ideias do seu mentor (Plínio Corrêa de Oliveira), expressas pelo Instituto de mesmo nome, em contraposição à postura progressista do papa Francisco: eles estão sendo coerentes. Não se deve esperar que aplaudam as ideias do papa Francisco, seja em relação à diversidade religiosa (neste caso, respeito à religião de matriz indígena), seja em relação à diversidade sexual. Tens preocupação com a posição desse Instituto? Penso que não deves dar ouvidos. As postagens do presidente nas redes sociais possuem repercussão de maior impacto (embora fortaleçam esses e outros conservadores).
Dúvidas:
a) os que te julgam no caminho errado o fazem por serem contra o Sínodo Pan-Amazônico? Ou por serem contra a posição do papa em defesa do planeta Terra? Ou pela menção e respeito por parte do papa às religiões dos povos da floresta?
b) Por que te sentes sem chão? Por esse conjunto de inquietações? Era isso. Não sei se ajudei ou te tirei mais um pedaço do chão. Não sei se tirei ou botei mais inquietação. Grande abraço
EDNI (Metodista Porto Alegre) Grande Chassot, Vi o teu grito na madrugada e resolvi meditar para responder:
a) a posição que tenhamos sobre qualquer assunto - é a melhor . . . pelo menos para a gente.
b) é confortante quando convivemos com pessoas ou grupos com pensamentos assemelhados aos nossos. (Respeitando-se o livre pensar dos outros).
c) estar com o Papa Francisco é uma boa companhia para nós que vemos o mundo além dos nossos umbigos e, principalmente, comprometidos com o dizer "o que fizerdes aos meus pequeninos (pobres) - a mim o fizeste".
d) de resto: é muita paciência e choro silencioso, pois poderíamos ter feito melhores opções para este nosso país diante do que está aí! VAMOS EM FRENTE . . .
GARIN (Teólogo Metodista Porto Alegre) Tenho o Papa Francisco em alta conta. Suas ações têm desestabilizado os setores conservadores da Igreja Católica. Imagino a pressão política que ele deve estar recebendo. Claro, tudo isto se preta a maledicências e mentiras (agora chamadas de fake news). Não tenho informações sobre a predileção do Papa Francisco pelos maçons. Acredito que isso não procede. Entretanto, acho que tanto faz. Conheci vários maçons com mente muito aberta e de esquerda.
Minha humilde opinião: continua palestrando a favor do meio ambiente com sustentação na Laudato Si’ que vais estar bem amparado enquanto base acadêmica.
Obrigado a cada uma e cada um que respondeu a meus rogos. Estamos num dos caminhos que parece certo aos meus pares. Assim, vamos em frente.
Há vídeo muito bonito que circula no WhatsApp sobre o Sínodo Pan-amazônico que traz momentos de religiosidade índia sincrética com rituais cristãos que incomoda a alguns. Eu não consegui inserir aqui. Aceita-se ajudas.


Um comentário:

  1. Chassot, amigo! Não faz tanto tempo, menos de um ano, comecei a ouvir: "estou doente de Brasil". Entendi, em seguida, que tratava-se de quem ficava doente por ouvir, ver e conviver com o ambiente nocivo e doentio proposto e espalhado pela in(di)gestão nacional. Confesso a ti, compartilhando de dores, que, às vezes, também não tenho forças para falar ou escrever. Uma certa apatia, momentânea, é bem verdade, cresce e toma conta de meus ânimos. A reação faz-se demorada. Por vezes, vejo-me enojando as besteiras divulgadas sobre aqueles que comandam a Nação, já que o grupo não se resume a um, embora este, somente ele, já seja suficiente para grandes estragos! E aí, penso que se me enoja o que me chega, o que me causaria aquilo que sequer é divulgado? Então, meio sem forças, no momento, busco por tua energia de igual modo. Meu abraço cambaleante.

    ResponderExcluir