TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 19 de julho de 2019

19.-Tertuliano e os Atos de Paulo e Tecla



ANO
 13
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3410

Na blogada anterior apresentei três textos que suplementam o texto que está a seguir. Este se constitui de alguns excertos a serem inserido no capítulo Nossa ancestralidade cristã preparado para a nona edição de A Ciência é masculina? É, Sim Senhora!
Não é algo complexo reconhecer o quanto o DNA cristão fez/faz machistas os humanos ocidentais. Isto é verificável nos textos canônicos fundantes da Bíblia cristã. Todavia, parece que devamos também estar mais atentos com as contribuições de alguns textos tidos como apócrifos. Todavia, a busca de entender como era o nascente cristianismo, parece, então, não se poder apenas assestar óculos nos textos ditos canônicos. Nesta situação importaria saber responder: quem definiu, por exemplo, quais e por que tais evangelhos são canônicos e por que outros são apócrifos?
Considerar hoje, algo da vida de Jesus ou dos apóstolos, por exemplo, a partir de um evangelho ferreteado de apócrifo não faz a mínima diferença se comparado com um evangelho dito canônico, na contribuição que este artefato cultural teve quando de sua produção. O classificado como apócrifo, então, edificou a muitos? Ele fez conversos? Ele determinou deserção? Ele foi motivo de escândalo? Isto interessa saber hoje, mesmo que ônus e bônus já tivessem acontecidos há dois milênios.
Parece ser senso comum, que pessoas que tenham um pequeno conhecimento bíblico quando falam em textos apócrifos lembram do evangelho de Tomé. Trago um exemplo pessoal. Em outro texto precisava referir a 'parábola da semente de mostarda' narrada por três dos evangelistas (Mateus, Marcos e Lucas). Uma versão da parábola, muito parecida com a dos evangelistas aceitos pela ortodoxia, também ocorre no apócrifo Evangelho de Tomé. Ou seja para mim, ao citar Tomé tinha a pretensão de ter coberto o assunto dos apócrifos.
Entretanto, Frei Jacir de Freitas Faria descreve mais de duas dezenas de textos apócrifos, em sua maioria descritos como ‘Atos Apostólicos’ de diferentes apóstolos e outras pessoas significativas na nascente igreja cristã Restam as perguntas: Quem e por que tão elevado número (se comparado com o canônicos) foram declarados apócrifos.
O escritor Élcio Mário Pinto narra (em comentário à edição do mestrechassot.blogspot.com de 05/07/2019) ao evocar um professor de seu curso de Teologia: “diante de um texto é preciso perguntar 'meu querido texto, de qual conflito você saiu?' Então, talvez se possa identificar os conflitos entre autoridades e, principalmente, quais são os interesses, seja um bom caminho a percorrer. Depois disto, é salutar reconhecer que toda instituição hierárquica alimenta-se de poder e de autoridade.”
Assim, na corroboração de teses que se quer ver ratificadas neste A Ciência é masculina? É, Sim Senhora! se ampliam as referências assentadas em apócrifos. A ‘Nossa ancestralidade cristã’ parece ter o machismo adensado — mais uma vez fica-se apenas em um exemplo de apócrifo — na contemplação do capítulo Tertuliano e os Atos de Paulo e Tecla de Sebastiana Maria Silva Nogueira (2015), inserto em Apocrificidade. Ao referir as posições demolidoras de Tertuliano acerca dos referidos Atos de Paulo e Tecla, mais especialmente na censura à Tecla é reforçada um cristianismo para mulheres submissas a seus maridos e caladas nos cultos religiosos cristãos.
Tertuliano tenta desqualificar narrativas contidas em Atos de Paulo e Tecla porque Tecla não apenas se auto-batizou como foi ainda mais audaciosa: batizou a muitos que se convertiam por suas pregações que eram comoventes e frutuosas em conversos ao cristianismo e se dizia que estes fazeres eram validados pois tinham a chancela ou coparticipação de Paulo.
Ser batizado não era apenas o cerimonial de adesão ao cristianismo mas também para os adultos fazia a remissão de todos pecados anteriores. A virgindade era apresentada como algo desejável. Se tal não fosse possível havia recomendação que os casais levassem um matrimônio casto.
Tecla renunciou o casamento para permanecer virgem. É fácil imaginar quanto se considerava Tecla uma usurpadora porque também perdoava pecados e o quanto as outras mulheres, por fazerem o mesmo, ficavam empoderadas.
Tertuliano é explicito: “Mas se tal Ato de Paulo foi assim denominado falsamente, reivindica o exemplo de Tecla para permitir ensinar e batizar, saibam vocês que na Ásia o presbítero que compilou este documento [...] foi descoberto e, confessando por amor a Paulo foi demitido de seu ofício.” Adiante questiona: jamais se poderia acreditar que Paulo daria poder a uma mulher de ensinar e batizar. Para assegurar a ‘cassação’ dos Atos de Paulo e Tecla, Tertuliano invoca excertos da primeira Carta aos Paulo aos Corintos antes transcritos e comentados.
Realmente foi uma preciosa perda o banimento dos Atos de Paulo e Tecla dos textos canônicos. Mesmo que nos moimentos iniciais ele houvesse sido usado em algumas comunidades, não apenas para edificação dos cristãos com vitoriosa história da lida virgem Tecla como para argumentar em favor de direitos às mulheres de ensinar, batizar e perdoar pecados. Não fosse a misoginia de Tertuliano (depois apostasia da igreja machista que gestou), talvez tivéssemos outra igreja cristã.

2 comentários:

  1. Sim, meu amigo Chassot! Tens razão "(...) talvez tivéssemos outra igreja cristã." Talvez se Pedro assumisse como dirigentes cristãs também as mulheres testemunhas da ressurreição; talvez se Maria, a mãe, fosse declarada líder em lugar de Pedro; talvez se Madalena fosse admitida como apóstola por sua vida junto ao Mestre; talvez se as linhas das diretrizes das primeiras comunidades elevassem a mulher à condição que merecia e que lhe cabia; talvez, talvez... E se alguém nos diz: por que Jesus não o fez? Ele o fez, até com as crianças, os velhos, os doentes e todos os discriminados pela sociedade machista da religião e autoritária do poder estatal. Mas, qual o quê, mulheres apresentando-se como dirigentes e líderes num "reino" masculino de autoridade e força? Quem poderia aceitar? A resposta é não, começando pelos primeiros que temiam a concorrência feminina. E com razão, devo dizer, porque já me convenci de que se as mulheres deixarem as instituições, religiosas ou não, elas "fecham". Quando seminarista, tantas foram as ocasiões de comprovação: se as mulheres saírem da Igreja, ela fecha as portas, não como quem faz um balanço, mas como quem declara falência. Sem as mulheres, não há Igreja. A questão é esta: será que elas, as mulheres, têm consciência da própria força? Parece-me que ainda não. Então, vamos despertá-las. Élcio Mário Pinto.

    ResponderExcluir
  2. Até quando a Igreja perpetuará o explícito machismo? Será enquanto existir a subserviência humana ao medo de questionar a relação entre Fé e Cultura (a do machismo, especialmente)? Ou enquanto persistir a ignorância da ausência da "letras". Minha questão é: O Amor cristão, de Jesus Cristo. Este não era machista... Abraços.

    ResponderExcluir