TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

26.- Agora...é depois de amanhã





ANO
 13
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3381


Talvez, até domingo, antes da votação, nenhum indeciso ou nenhum eleitor do coiso apareça aqui. Eu também não sou capaz de elaborar mais nada tão convincente.
Talvez pudesse dizer que na noite de quinta-feira estive no IFRS no Câmpus da Feliz onde para cerca de 250 pessoas violei as recomendações e fiz anteceder a minha fala uma breve análise das possíveis consequências das eleições de domingo. Ao nominar Fernando Haddad como criador dos Institutos Federais o auditório ovacionou. Na tarde sexta-feira, retornei ao Centro Universitário Metodista IPA e com meu colega Jose Clovis Azevedo compartilhei um seminário no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão, num sumarento recordar de nossos fazeres nas manhã de sábado por vários semestres.
Ofereço mensagem que postei, na noite já adiantada de quarta-feira, no Instagram (onde ingressei há duas semana) e compartilhada no Facebook: Muito queridas ex-alunas e muito queridos ex-alunos, nestes dias de apreensões e de temor já circula(ra)m dezenas de mensagens de apoio ao Haddad na pugna homérica que haverá no próximo domingo. Neste pequeno texto — parece que não temos mais folego para ler (e muito menos para produzir) extensos textos — eu gostaria de dizer a cada uma e cada um dos que foram meus alunos ou que participaram das centenas de palestras que fiz nestes quase 58 (sim! cinquenta e oito) que atuo como professor que não vou votar no 13, domingo por mais um governo petista. Isso já fiz outras vezes... Vou votar no 13 porque a democracia está profundamente ameaçada e Haddad tem mostrado que é muito mais competente que alguém que foi expulso do exército e é incapaz de defender e debater suas ideias discriminadoras e belicosas. Convido aos meus alunos que pensem nos seus filhos e nos seus netos que merecem um Brasil com paz e com democracia plena e votem em Fernando Haddad, 
expectante, professor attico chassot
Esta postagem teve até às 12 horas de hoje 649 curtidas e 178 comentários, este de uma maneira geral emocionantes. Trago, adiante, uma muito pequena, mas significativa amostra dos mesmos, geralmente exagerados ou por de mais generosos.
Attico Chassot, um Professor e pesquisador de renome mundial. Tive a honra de ter sido agraciada com suas considerações como membro de minha banca de Mestrado. Se ainda é possível sentir mais orgulho deste mestre, não me cabe (Alessandra Quadros).
Se há alguém a quem eu recorro para resolver problemas no trabalho, essa pessoa é o professor Attico Chassot. É frequente eu usar, quase que como um mantra, sua frase “O ENSINO PRECISA SER ENCHARCADO DE REALIDADE”. Outro dia professor Celso Vasconcellos, uma das pessoas mais competente, relevante e atenciosa que eu já conheci, também se manifestou a respeito da situação vigente. Dito isto, quando avalio ideias não posso deixar de lado tudo que aprendi sobre método científico com Professor Chassot. E quando leio um Plano Político não posso, nem de longe, ignorar o tanto que Professor Celso me ensinou sobre Plano Político Pedagógico. Eu tenho muito orgulho de cada página que li, que leio e releio pra poder me apoiar nos ombros desses gigantes e fazer o melhor que eu conseguir. Hoje, minha reflexão e contribuição é espalhar a palavra do professor Chassot (Estácio JV).
Attico Chassot, um Professor e pesquisador de renome mundial, hoje me deixou mais encantado ainda (Marcello Cavalcanti)
Professor admirado por todos, mais uma vez dando seu exemplo. Estamos juntos (Clenio Vianei Mazzonetto).
Grande Professor Attico Chassot muito obrigada pelas palavras sábias nesse momento tão importante e crucial (Leticia Azambuja Lopes).
Meu eterno professor, colega, cupido, amigo...minha admiração por você só aumenta com o passar dos anos e muito me orgulho da oportunidade de conviver com você...sou grata, muito grata!!!! Amei sua mensagem... muito obrigada pelas sábias palavras (Isabel Gravato).
Sabem quem é Attico Chassot? Somente nosso autor mais importante na educação em química e ciências do Brasil, e um dos mais significativos do mundo. PENSE BEM. EM QUEM VC ACREDITA? (Leandro Frigo).
Prof. Chassot sempre absolutamente coerente (Daniel Jacobus).
Parabéns, Professor, por uma existência de luta, desde os tempos do giz em prol da democracia, da liberdade, de um país digno para todos. Esta nossa luta de mais de meu século deixaremos para os nossos netos, que não se envergonharão de nós. Votaremos pela Democracia, em #HaddadSIM. Abraços (Maria Inez Caixeta).
Ler isso escrito hoje pelo grande e renomado professor Attico Chassot, só confirmou tudo que aprendi com eles nas diversas oportunidades que estive em suas aulas e palestras (Geovânia Cordeiro).
Estimado Chassot, manifesto aqui minha admiração a esta manifestação, que certamente levará muitas e muitos a repensar a escolha para o Brasil... Obrigado e continuamos na luta! (Vinicius Catão).
Attico Chassot um Professor e pesquisador de renome mundial, hoje me deixou mais encantado ainda (Ronualdo Marques).
Lindo, só um homem de ideias poderia expressar tão sabiamente aquilo que muitos pensam e sentem, de forma clara e concisa (lda Clarice Rubim Do Couto).
Professor Chassot, muito querido e, com certeza, o melhor e mais importante professor de minha vida... A educação e a democracia são fundamentais para a evolução positiva da humanidade, não podemos abrir mão delas nunca. Muitas saudades de ti. Grande abraço! (Odone Zago).
Professor Odone Zago, fui sua aluna no colégio Glória! E fui orientanda no mestrado do Professor Attico Chassot! Gratidão aos dois professores! (Karina Amadori Stroschein Normann).
Houve umas poucas discordâncias:
Prezado professor Attico, estava muito feliz em receber seu contato após longo tempo. Pena que o propósito não tenha sido oportuno nem adequado para quem é professor! A educação e suas interelações não devem ser usadas para política partidária. Passe bem! (ALD).
Não existe governo eterno, Sr.Attico! Se houvesse uma terceira via, e essa fosse um asno, estaria eleito tamanho é a mediocridade de um candidato, e a podridão de um partido! Relaxe, e não peça voto, isso geralmente sai pela culatra! (DJ).
Lamentável um professor pedir aos seus ex-alunos para votar em um bandido para seguir a extinção da família e criar um comunismo. destibaram bilhões para Venezuela, cuba e outros comunas. É aqui nosso povo brasileiro morrendo de fome e nos hospitais desemprego. como é que tem coragem de pedir votos para esta quadrilha. Mas Deus não vai permitir a volta da quadrilha. Deus acima de todos (NC).
Tivemos uma conversa rápida, o senhor talvez nem se lembre. Falando no assunto palpitante atual do momento, o senhor falou que "professor vota em professor"!
Lamentei, pois isso mostrou que o senhor não está conseguindo acompanhar adequadamente nosso momento político e nem o histórico dos políticos candidatos.
O seu candidato nunca foi professor, apenas POLÍTICO, e da pior qualidade etica, moral e civil. É político da pior espécie, um clone de um ex-presidente analfabeto funcional, presidiário corrupto, que enterrou o nosso País em uma crise com treze milhões de desempregados, a maior roubalheira registrada no nosso mundo. O PT e o sr. Haddad foi mentor, quando mnistro da educação, da cartilha "gay" para crianças de seis anos. Isso só para exemplificar um dos erros e aspectos desse "professor"! É isso que o senhor está defendendo. E ainda mais, um "clone" de um presidiário! Ou o senhor também pensa que Lulla é inocente?
E fico por aqui, lamentando que uma pessoa com a sua formação e cultura, esteja divulgando para pessoas que acreditam nas suas palavras, algo de muito errado. O senhor está "por fora", vulgarmente falando (RS).
Agora, nos resta esperar menos de 50 horas de nervosa espera.

6 comentários:

  1. Ao meu amigo querido Áttico e aos que compartilham blogadas neste abençoado espaço! Sinto-me privilegiado por estar acompanhado de tanta gente solidária na crença de que venceremos no domingo, apesar de muitas contrariedades, negações e ameaças. Somo-me à tua fala, Chassot: não votarei no domingo para o PT, somente, mas como defesa da Democracia. Nela, com ela e por ela - HADDAD - será nosso representante para o Brasil! Aos que defendem a violência, só posso lamentar. Já estou sem energia para tentar convencê-los de que o "coiso" não é o que diz ser da "boca para fora", mas da alma para dentro. O "coiso" não está arrependido pelas bobagens de violência que disse. É o que sente e quer fazer, porque essa é sua essência. Com gente assim, não posso compactuar, mas temer, se acesso ao Poder tiver. O que gostaria de dizer ao Povo Brasileiro: precisamos voltar a estudar História. Compreendendo os acontecimentos, causas e efeitos, como diria Aristóteles, saberíamos escolher sem dúvida. Também por isso, sinto-me um privilegiado! Áttico, meu amigo, até domingo com Haddad, pelo Brasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo!
    Queria ter te escrever para agradecer a postagem que tu fizeste postagens que tu fizesse no blog!
    como eu, também tu estamos vivendo uma esterilidade intelectual!
    Estamos na vigília, talvez daquele que será o domingo mais importante de nossas vidas!
    E a importância poderá ser de grande tristeza ou talvez de alegria.
    Só nos resta aguardar

    ResponderExcluir
  3. Meu Amigo, Attico!

    Mesmo daqui posso sentir tuas emoções em alta.

    Ao mesmo tempo que somo-me aos teus sentimentos e desejos pela materialização dos sonhos para o Brasil na candidatura de Haddad, também me preocupo contigo, como me preocupo com Adriana, que também se sente assim.

    Aproximo-me do sentimento que nos une de um modo diferente, tamanha é minha convicção de que venceremos com Haddad.

    Mas, e se não acontecer? Não tenho como planejar tudo, então, poupo-me para o dispêndio de outras energias se tal catástrofe se materializar.

    Uma coisa, contudo, é certa, meu amigo Chassot: o "mapa" de amigos e familiares está mudando, e mudando drasticamente!

    Independentemente do resultado de amanhã, um outro "mapa" será construído e as relações não serão as mesmas, tal é a polarização de diferenças.

    Assim como me sensibilizo com gente dizendo que amanhã não votará no PT mas sim, contra o "coiso", por isso Haddad é a possibilidade, também me sensibilizo com quem diz: posso votar em qualquer outro, menos no "coiso".

    E assim, concluo: até para ele, "coiso", é demais, degradante, vil e indigno.

    Conversei com Dri sobre teus sentimentos, amigo Áttico, que devem ser de dores quando ouve e vê gente do ambiente acadêmico, inclusive mulheres - docentes - defendendo o "coiso".

    E eu, tenho tais dores quando ouço pessoas queridas e familiares dizendo a mesma coisa.

    Estendo meus sentires a ti como solidariedade de resistência e crença.

    O maior dos abraços, Chassot!

    Élcio
    27/10/2018
    Obs: hoje, Lula completa 73 anos. Que o Universo seja-lhe favorável em saúde, com todos os nossos cumprimentos de admiração e apoio!!!

    ResponderExcluir
  4. Meus queridos Dri e Élcio!
    Faltam ainda cerca de OITO de ansiosa espera.
    Minhas esperanças de vitória da democracia aumentam.
    Expectante

    ResponderExcluir
  5. Tal eleição mostrou muitas certezas: a maioria não sabe o significado, nem a importância da POLÍTICA. Sequer conhecem os políticos, pois reproduzem "fakes". Ainda bem que a política, mesmo imprescindível, não resolve tudo na sociedade. Ainda se predominam as ideias para a história....Abraços

    ResponderExcluir