TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

05.- Uma semana agônica




ANO
 13
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3379

 

 Fui ao Priberam para adjetivar esta semana que parece não findar. Finalmente chegou a sexta-feira e podemos dizer que o calvário há de terminar depois de amanhã. Talvez, surja então um maior.
Foi uma semana onde uma esterilidade intelectual se espraiou em busca dos mais recônditos sulcos parecendo anestesiar pensamentos. Feridas cicatrizadas voltaram a sangrar... Não sei como chegaremos ao (talvez, melhor: como viveremos o) anoitecer do primeiro domingo de outubro.
Já voto há 60 anos. Já amealhei emoções eleitorais. Lembro quando fiz o meu primeiro título de eleitor na Sociedade Gondoleiros, no Quarto Distrito na avenida Eduardo (já se chamava então, Presidente Roosevelt, em gratidão aos Estados Unidos que ajudaram a região grande enchente de 1941). Nesta mesma avenida, na esquina com a rua Ernesto Fontoura, ficava o Bar Caçula, local de meu primeiro emprego em 1958. Meu primeiro local de votação foi o colégio Concórdia, no qual fui professor e retornava do mesmo em ônibus em 31 de março de 1964, quando soube do golpe. Agora querem golpear a democracia de novo.
Esta semana na qual, como muitos,
procurava meu título de eleitor, encontrei o título de eleitor (na imagem) de meu avô materno, o agricultor Pedro Paulo Volkweis Filho que nascera em 1872. Certamente ele não teve as emoções fortes que estamos tendo neste memorável pleito do próximo domingo.
Engajamento político das mulheres se torna fenômeno de resistência social muito impressionante. As manifestações em todo Brasil e em muitas cidades do exterior repudiaram o coiso de maneira fragorosa. Fazia tempo que as ruas não acolhiam estas manifestações. Há situações inenarráveis.
Os aparentes disparates acerca de armar a população não são retificados. São ratificados. A ditadura torturou? Sim. Mas, foi pouco. Devia ter matado muito mais. É incrível, porém verdadeiro nos avisos que ele está antecipando... Nesta semana tentei comentar isso em uma fala. Embargou-me o raciocínio. Calei. Faço o mesmo agora.
POSTA RESTANTE
EmailEsta semana iniciou a divulgação dos Prêmios Nobeis de 2018. Parece que a Ciência continua masculina: Medicina: dois homens; Física: dois homens e uma mulher; Química: dois homens e uma mulher. Assim nos três prêmios das Ciências: 6 homens e duas mulheres. Situação que causou comoção: depois de 55 anos uma terceira mulher é laureada em Física em universo de 210 premiados. Esta manhã foi anunciado o Nobel da Paz para um homem e uma mulher.  
EmailNesta quarta-feira, entre viagens de 7 e 8 horas estive cerca de 12 horas em Cascavel, onde falei para cerca de uma centena de professores de Química numa atividade muito bem organizada pelo núcleo de Cascavel da Secretaria Estadual de Educação do Paraná patrocinada pela Itaipu Binacional.
Email Esta manhã estive no Colégio Martin Luther em Estrela (claro que lembrei de namorada que era interna ali há mais de meio século) para participar da atividade brinquedos de antigamente. Joguei bolita (ou bolinha de gude) com meu neto Felipe. Como há setenta ano, hoje, também demonstrei a minha falta de expertise que me levou a perder para o Felipe.
Email Nesta segunda-feira inicio um périplo por três cidades de Goiás, reeditando algo como a jornada goiana de 2015 quando estive em Urutaí e Formosa. Volto neste outubro às cidades de Anápolis, Inhumas e Goiânia.

4 comentários:

  1. Querido Chassot!

    Mais uma vez me emocionei com o seu texto!
    Esta semana foi muito difícil para mim também... mas o meu problema, além da situação crítica do país é o estado de saúde do meu gatinho (Daniel Gil)! Foi detectado um câncer nos dois rins... não há o que fazer...

    Mas, passei uma situação constrangedora ontem também.
    Eu vou muito num Espetinho que tem aqui em Inhumas. Por isso, a maioria das pessoas que lá frequentam, sabem que sou Professora (com P maiúsculo, pois tenho muito orgulho disso) e que votarei em Haddad. E lá, a maioria apoiará o "Coiso"!

    E claro, como eu era minoria, ficaram perguntando o por quê de eu não votar no Bozo! A princípio, respondi as perguntas com muita classe e muita educação. Mas eles continuaram as perguntas, mas num tom jocoso... tive que responder, pela primeira vez, num tom mais alterado:

    - Eu não voto nele porque sou Professora!
    - Eu não voto nele porque sou Inteligente!
    - Eu não voto nele porque sou Feminista!
    - E por último, eu não voto nele porque sou MULHER!

    Preferi nem ouvir a resposta, haja vista que ficaram todos embasbacados.
    Já tinha pagado a conta, entrei no carro e voltei pra casa.

    Mas, assim como você, estou ansiosa para que chegue logo o domingo!
    E, claro, estou muito ansiosa também com a sua chegada à minha terra!
    Mais uma vez, seja bem vindo ao meu Goiás, afinal, aqui é "bão demais"!!!

    Um abraço cordial acreditando na vitória do Haddad!!!
    Até semana que vem!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo: Quando milhões concordam que o cujo não é santo e, mesmo assim, vão votar nele apenas para dar uma chance a alguém diferente (leia-se ignorante ao extremo) ou apenas para barrar o PT, então a questão é puramente de caráter mesmo. É flertar com a barbárie. Uma aposta insana. Apenas me refiro a pessoas que, pelas quantidade de horas num curso superior, deveriam ter sensatez pelo esclarecimento.
    Ainda há ESPERANÇA....Abraços

    ResponderExcluir
  3. Situação triste e difícil mas vamos lutar até o último instante! Abraços meu querido orientador!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Chassot! Voltando de Taperoá - Paraíba, retorno aos contatos. Devo dizer que foi uma semana muito difícil! Para quem não foi? Talvez para quem ainda pense, acredite e defenda que uma postura sem proposta para o Brasil possa governá-lo para todos. Como defender tal situação? Já conversamos em outros momentos, que difícil mesmo, talvez pela proximidade, é ouvir de parentes e amigos que tais coisas do "Coiso" são as melhores para todos! Lembro-me de uma rede de televisão que dizia ser da família, mas não dizia de qual família. Pode parecer óbvio, mas não é, afinal, num sistema monetário como nosso, que se define a partir da concentração de riquezas, não existe essa família etérea; tudo é muito bem definido e delimitado, circunscrito e objetivado! Ainda não sei como ficarão as relações familiares e de amizades a partir das decisões finais em 28 de outubro de 2018. Pior, se essa louca onda de terror, perseguição e injustiças pelas próprias mãos vencer. Amigo querido e todos que por aqui passam e se reabastecem: creio que a situação é desesperadora!

    ResponderExcluir