TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 6 de abril de 2018

06.-Uma Sexta-feira Santa temporã



ANO
 12
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3347


Não quero parecer da Idade da Pedra, mesmo que tenha sido alfabetizado em uma lousa, mas sou do tempo em que na Sexta-feira Santa não se cantava ou assovia e nem se escutava rádio (e as emissoras apresentavam apenas músicas sacras), não se varria a casa e não se ordenhavam as vacas. Usar martelo (instrumento que os ‘pérfidos judeus’, como se cantava – antes do Concílio Vaticano 2 – na liturgia de trevas, usaram para pregar Jesus na cruz) nem pensar. Na Sexta-feira Santa não se podia pentear o cabelo. Imagino o drama das Rapunzéis. Outra restrição, realmente dolorosa: todas as palmadas devidas pelas crianças por traquinagens ficavam na poupança para o sábado. Então, não eram apenas os Judas que eram malhados, as crianças recebiam os atrasados acumulados no dia anterior. Quando um dia era feio, se dizia que tinha cara de sexta-feira santa.
Meus leitores me absolvam. 
Pela primeira vez em mais de doze anos de blogares confesso que não tenho condições redigir uma edição como me propusera escrever. Hoje é dia que tem ressaibo de Sexta-feira Santa.
Sim a História tem ‘mais juízo’ que o vingativo e fundamentalista juiz Moro. Este moveu caça a um retirante nordestino que ousou sobreviver, e que entre muitas realizações pôs comida na mesa de mais de 40 milhões. O que faz essa sexta-feira funérea não é apenas o que se faz contra o Lula e sim a constatação do quanto a justiça é injusta
Dois exemplos: As declarações de dois ministros dos 5 X 6 político (e sem justiça): uma Rosa Weber (no destaque) de Gilmar Mendes: “Em Portugal, afirmou que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é "absurda" e que o País vive "despotismo judicial"; "Estamos vivendo uma Prokuratura", declarou; Gilmar foi um dos ministros que votaram a favor do habeas corpus preventivo do ex-presidente na última quarta-feira; Sergio Moro determinou a prisão de Lula de forma ilegal, antes da conclusão dos embargos na segunda instância(https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/350170/Gilmar-Mendes-prisão-de-Lula-é-absurda.htm)
Substituo o meu texto por uma de muitas charges que inundam a internet. A elas adito o print que um ex-aluno do Prof. Guy Barros Barcellos enviou.
Desejo a cada uma e cada um dos meus leitores –- aos que amargam uma Sexta-feira Santa ou aos insanos imersos em folias carnavalescas –- um fim de semana no qual se possa pensar como a democracia está sendo vilipendiada no Brasil.

5 comentários:

  1. Caro Chassot...
    Semana muito triste por este evento que marca a prisão de um ex-presidente. Tenho minha opinião a respeito de tudo que aconteceu/acontece no país, mas jamais pensei estar vivo para ver estas coisas. Não consigo esquecer de quando estive no gramado da Esplanada dos Ministérios com lágrima nos olhos vendo a posse do primeiro trabalhador/presidente assumindo o Palácio do Planalto. E agora ver esse desfecho, é muito triste, é melancólico.
    Abraço do JB

    ResponderExcluir
  2. Dia triste. O melhor presidente que o país já teve sendo preso sem provas. Enquanto isso, o povo paralisado e a chusma da elite aplaudindo o flagelo da ditadura a germinar pujante. Este e vários alunos, de escola pública ou privada, externaram suas tristezas diante da atrocidade perpetrada pela (in)justiça da república de Cu-ritiba e seus diletos filhos Savonarola e Belarmino.
    Dia histórico, há de ser uma página obscura desta época.

    ResponderExcluir
  3. LULA, agora pra sempre na galeria dos Injustiçados por tudo o que representa: MITO. Já o ATIVISMO político do judiciário cada vez mais REFÉM do ÓDIO espalhado no país pela Mídia Golpista.

    ResponderExcluir
  4. Tão bom amigo Chassot e blogadores(as) deste espaço democrático. Parece-me que falar em democracia é negar justiça às relações humanas, ao menos, quando se condena sem provas, com ou sem convicções. Verdadeiramente, é uma sexta-feira dolorida! Alguém passou por todos os cantos do Brasil com uma comprida vara seca de babu retorcido e bateu em Chico e em Francisco, isto é, em todo mundo. Digo todo mundo que insiste em crer no direito à defesa, na obrigatoriedade de provas e na inocência como presunção. Falar de Democracia transformou-se, assustadoramente, ser contra a Constituição. Nossa, que confusão criaram na cabeça de nosso povo enganado! É o que sinto: dores pela vara e pela surra em dores; também pelo povo, mais uma vez, ludibriado. É, meu bom amigo Áttico! Os tempos são piores que aqueles "temerossos". São tempos de "destelham" e "desnudam" a dignidade de nossa gente, que não merece ser enganada. Quem o faz, sabendo, tem a má-fé como regra absoluta, maior ainda que nossa Constituição. Quando Sartre escreveu sobre a má-fé do garçom do café, não imaginava que a mais cruel delas viria daqueles que julgaram, condenaram e executaram sem provas. É uma tenebrosa situação desesperadora. Mas, como Lula disse, os milhões de brasileiros que o apoiam, agora, também são Lula!!!

    ResponderExcluir
  5. Querido Mestre!

    Como sempre, é excelente ler os seus textos!!
    Para mim, as sextas-feiras foram invertidas!
    A passada, 3003, foi de muita alegria pelo meu aniversário, por isso não teve jeito de sexta-feira Santa! Está, 0604, triste!!!! Muito triste!!! Eu jamais imaginava que veria o que vi!! Ontem, 0704, também um dia muito triste... eu diria que foi um dos piores da minha vida!
    Obrigada por compartilhar este texto!!!

    Um abraço carinhoso!

    ResponderExcluir