TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 25 de outubro de 2015

25— FERNANDO SAVATER NO FRONTEIRAS DO PENSAMENTO.


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3096

Nesta segunda-feira é a sessão de outubro do Fronteiras do Pensamento. É a sétima das oito sessões deste ano. Nesta semana preparei a atividade. Encantei-me com as perspectivas de Fernando Savater, tido como Filósofo da ética e da educação. Provavelmente, fruirei muito desta sessão, como aconteceu nas sessões anteriores.
Savater, espanhol nascido em 1947, é reconhecido por seu ativismo nas áreas da ética, da religião e da luta contra o terrorismo. Formado em Letras e Filosofia, é autor de mais de 50 obras entre ensaios, narrativas e teatro, além de inúmeros artigos jornalísticos. Considera a filosofia como uma atividade de crítica permanente para expressar a subjetividade e provocar. Destacado por sua especialização em ética defende uma ética do “querer" em contraposição com uma ética do “dever".
É um importante teórico na área da educação. Em Desperta e lê, O valor de educar e Ética para meu filho, seus três livros mais conhecidos, o filósofo se dirige aos protagonistas da educação, compartilhando perplexidades e esperanças. Iniciou a carreira como professor na Universidade Autônoma de Madri, função da qual foi afastado em 1971, pelo regime franquista. Nos anos seguintes, viveu exilado por vontade própria na França. De volta à Espanha, concluiu, em 1975, o mestrado com uma tese sobre Nietzsche e voltou a lecionar na cátedra de Ética na Universidade do País Basco.
Desde 1995, é professor de filosofia na Universidade Complutense de Madri e, atualmente, também é diretor da revista cultural Claves de Razón Pratica. Envolvido em polêmicas culturais, estéticas e políticas na Espanha, foi um dos fundadores do partido liberal Unión Progreso y Democracia em 2007. Em sua mais recente obra, ¡No te prives! Defensa de la ciudadania, questiona os direitos e deveres da cidadania democrática em um contexto de desconfiança política.
Fernando Savater possui influências confessas de Nietzsche, Cioran e Spinoza, e sua linha de pensamento foi categorizada como antiautoritarismo radical. Em 1982, recebeu na Espanha o Prêmio Nacional de Ensaio com La tarea del héroe, no qual defende que a ética seja liberada dos vínculos da moral, estabelecendo-se como um evento aberto com autonomia própria.
Blogada preparada com ajuda de www.fronteiras.com/portoalegre/ conferencia/fernando-savater, onde se pode encontrar mais sobre o pensamento do Filósofo da ética e da educação. Adito votos de um bom domingo a cada uma e cada dos leitores deste blogue.

Um comentário:

  1. Do nada que sei sobre Ética, sempre logrei leve desconfiança sobre o espaço que a Moral ocupa com seu "dever". Entendo ser mais autêntico quando o faço por "querer". Então: Querer por dever ou querer por Querer?
    Grande abraço, por querer.

    ResponderExcluir