TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 31 de maio de 2012

31.- AINDA SOBRE O FOGO


Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2129
No prelúdio da noite de ontem compareci, a convite de minha nora Tatiana, com meu filho André, à Escola de Educação Infantil Cinco Estrelinhas para envolver-me, com meu muito querido neto Pedro, no movimento mundial em prol do Brincar, em cuja semana estamos. Este busca alertar a pais, educadores e cuidadores a respeito da importância do brincar.
Este movimento surgiu na contramão da cultura de massa veiculada para a infância cultura tecnológica, virtual, de consumo, de agendas superlotadas, estímulos inadequados, multiplicidade de informações e exigências, cultura dos brinquedos eletrônios, cultura que se deteve no pensar e não no sentir e na fala dos corpos; cultura de vínculos 'descartáveis', cultura de tempos sem tempo.
Foi muito bom ver alegria do Pedro com brincar junto comigo. Encantou-me também o significativo número de pais e avós que curtiam, sob o olhar atencioso das professoras, as brincadeiras. Estes dulçores do avonar geram sensações de muito conforto.
Os seis leitores (entre quase 200 visitantes) que honraram a edição de ontem com doze comentários fazem ao fogo referências calorosas. Obrigado ao Hendney, Norberto, Jair, Sílvia, Mario e Cícero por enriquecerem a edição, mesmo que um, buscasse desqualificar uma evidência científica que corroboram a idade do Planeta muito maior que estipulam leituras mais fundamentalistas. É significativo como os paleontólogos Silvia e Mario foram vigilantes no desmistificar. Agradeço, também, ao meu colega Martin Sander, que como biólogo disseminou a edição de ontem pelo Facebook.
Na blogada contava que, na esteira de uma aula de História e Filosofia da Ciência na noite de terça-feira acerca da Revolução Lavoisierana comentava que o mais antigo uso do fogo pela humanidade batera um novo recorde: 1 milhão de anos atrás. A prova disso foram restos de ossos e plantas queimados achados em uma caverna na África do Sul.

Os comentários de meus atentos leitores catalisaram a revisitação de capitulo de um livro “O fogo catalisador de guerras que já são milenares que escrevi junto com Vândiner Ribeiro, minha orientanda de mestrado na Unisinos e hoje quase doutora pela UFMG, onde é professora. Revisitar nossos textos enseja descobertas saborosas. Já antecipo, aqui e agora, a próxima dica sabática: História da Ciência no Cinema 2: O retorno., onde o artigo faz parte de uma coletânea.

Como junho já nos espia, por aqui vestido de frio e neste as festas juninas têm a marca das fogueiras, a blogada de hoje se faz aquecida.
A conquista do fogo trouxe mudanças muito significativas à vida humana. Permitiu ao homem proteger-se de animais selvagens, aquecer-se, cozinhar alimentos, o que, aliás, impedia muitas contaminações, criar instrumentos etc.
Não é sem razão que o fogo, ainda hoje, é tão marcadamente presente em muitas de nossas realidades, especialmente naquelas religiosas ou nas que fazem (ou tentam fazer) a nossa ligação com o transcendente. No judaísmo, onde são vedadas representações de Deus, ele se visualiza a Moisés como uma sarça ardente. No cristianismo os apóstolos recebem o Espírito – uma das pessoas da Trindade divina – sob forma de línguas de fogo. Recordemos que na maioria das denominações religiosas as velas estão presentes nos mais variados cultos. Entre os romanos, as vestais[i] tinham que permanecer virgens para poder guardar o fogo sagrado. Na Pérsia a religião era inteiramente ao deus fogo e ainda hoje vivem na Índia comunidades descendentes dessa religião, que perseguidos pelo islã migrara para a Índia, onde são chamados de persis[ii]. Índios da América do sul têm uma lenda que narra que a onça deu aos primeiros humanos seus olhos de fogo em troca de uma esposa humana.

Também quanto às explicações buscadas pela Ciência restam ainda muitos mistérios que surgem quando se tenta explicar o que ocorre na ‘simples’ análise de uma chama. Talvez esteja na contemplação da chama de uma vela um bom exemplo das inúmeras diferenças entre olhá-la com os óculos da Ciência ou da Religião. Uma e outra oferecem uma gama muito grande de prováveis explicações e também fazem restar, cada uma delas, um bom número de interrogações.
Quanto deleite na contemplação da chama bruxuleante. Faltar luz, diferentemente de hoje, na minha infância era algo desejado. Podemos imaginar quanto exercício de criatividade e imaginação havia na simples distração de brincar de teatro de sombras com a chama de uma vela.
Quanta poesia, em uma noite fria, sentar-se diante de uma lareira, que prende de tal maneira a atenção, que quase não conseguimos nos dedicar, então, ao prazer da leitura. Aventuramo-nos parodiar Heráclito, dizendo que nunca enxergamos a mesma chama, ao invés de dizer que nunca conseguimos nos banhar no mesmo rio. É provável que um dos atrativos de se fazer churrasco esteja na visualização mais direta da ação do calor, obtido pela feitura (com rituais) do fogo.
Aliás, algo que a moderna tecnologia nos privou, nas atuais cozinhas quase assépticas, foi o fogão a lenha, artefato doméstico, que não era apenas central da cozinha, mas de toda a casa[iii] no definir as rotinas diárias e de ser o ponto agregador de transmissão da história familiar. A propósito de modernas tecnologias, parece que se possa afirmar que a quase inodora lareira a gás, não tem a poesia e os ‘espíritos odoríficos’ de uma lareira a lenha.
Estes devaneios parecem que desejam, aqui, dar boas vindas ao inverno. Assim, adeus maio, que venha junho!


[i] As vestais eram as sacerdotisas da deusa Vesta, a significativa deusa dos lares, que zelava sobre a família.
[ii] Essa denominação se deve porque vieram da Pérsia, antigo nome do atual Irã. Também são conhecidos como zoroastrianos, pois o profeta fundador da religião chamava-se Zoroastro ou Zaratustra.
[iii] No capítulo 8 de Alfabetização científica: questões e desafios para Educação (Chassot, 2010, p. 177-189) há reminiscências da cozinha de minha infância onde se narra um pouco acerca dos rituais de preparar o fogo.
  

5 comentários:

  1. Caro Attico,
    falar do fodo é como viajar há um passado não muito
    distante,no interior de Uruguaiana,bebendo um chimarrão para aquecer a alma do gaúcho, antes do sol nascer, acompanhado de meus avós, precedendo há lida de campo em roda de conversa no entorno do fogo.
    Construir fogueira, pular fogueira, reunir e unir vizinhança em prol de uma festa farta de comes e bebes,coisas que somente a infância nos revela.
    Fogo elemento primordial em nossas vidas,em todos sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    deixando a reflexão sobre o fogo de lado, concentro-me na tua atividade de avonado. Sinto saudade de ver nossas crianças participando das brincadeiras educativas de outrora (acho que estou ficando saudosista demais). Meus aplausos para esse novo movimento que busca resgatar o 'brincar' longe das tecnologias contemporâneas.
    Um abraço,
    Garin

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Ao contrário do que alguns antropólogos dizem, não é o uso das mãos e da fala que fazem o Homo sapiens diferir em maior grau de seus parentes primatas, é o uso do FOGO. Sem ele estaríamos condenados a uma vida semi nômade, insalubre, comendo alimentos crus e vivendo menos de 40 anos, como era no início. Monteiro Lobato, no livro infantil "A chave do tamanho" coloca o fogo e o ferro como os diferenciadores essenciais entre homens selvagens e civilizados de um jeito que convence a gente. Abraços pirosos, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado Jair,
    colega de blogares,
    primeiro, obrigado pela dica de “A chave do tamanho”. Encontrei, ajudado pelo professor Google, várias ofertas, inclusive de edições históricas. Há cópias para download. Estou desejoso de ler.
    Acompanho Engels no meu livro “A ciência através dos tempos”. Foi a capacidade de produzir trabalho (e assim produzir e conservar o fogo) que nos fez evoluir dentre os primatas. A diferenciação dos membros superiores daquele inferiores faz parte da evolução para produzir trabalho.
    Já estou atento para ir ao blogue que pensa www.jairclopes.blogspot.com aprender o sobre a complexidade dos organismos vivos.
    Aproveito para agradecer a continuada parceria de fazer comentários aqui algo de teu cotidiano.
    Com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. LÚCIO CÂNDIDO de Salvador, BA escreveu
    Boa lembrança do professor Jair. Na minha infância ganhei uma coleção ilustrada, com encadernamento de luxo do escritor Monteiro Lobato. Me foi dado pelo meu pai, que por acaso, saiu do interior do Estado e me visita aqui na Capital Soteropolitana. Eu eu meus irmãos lemos com grande interesse todas as histórias. Essa em particular, a chave do tamanho foi de grade riqueza.
    Pensando neles, professores, e na discussão com meus alunos, lembrei-em que a lenda de Prometeu, o titã que deu o fogo aos homens e por isso foi punido por Zeus, encontra-se numa dessas histórias. Se a memória não estiver falha, Os 12 trabalhos de Hércules é o nome do livro de Monteiro Lobato que fala com propriedade dessa história, onde Emília, após saber da traição dos deuses, resolve com o próprio Hércules soltar o titã de sua prisão ingrata.
    Se pensarmos em fogo, e seu domínio como conhecimento e sabedoria, temos uma metáfora curiosa... como os deuses (aqueles que estão nas instâncias de governo e domínio), brincam com a humanidade e pune aqueles que tentam trazer liberdade sob a forma da capacidade de poder decidir.
    Sob muitos aspectos, nós professores somos como aquele Titã, sendo devorados um pedacinho, castigados por nossos governantes, pelo ousadia de oferecer fogo (conhecimento), aos homens. Resta saber quem será o "Hércules" que nos libertará do castigo de termos nossos "fígados" (salário, dignidade, esperança, planos, ou o que o valha) devorados pouco a pouco, toda noite, mesmo que pela madrugada ele esteja refeito, pronto para novamente ser devorado...
    Senhores, que discussão interessante essa sobre o fogo. Muita lenha pode ser queimada ainda.
    Espero que tenha contribuído de alguma forma
    Lúcio Cândido.

    ResponderExcluir