TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 25 de maio de 2012

25.- EMISSÕES DE CO2 ATINGEM RECORDE EM 2011



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2123
Quando em 9 de maio publiquei aqui o apelo para que aderíssemos ao “Veta Dilma” — referido na edição de ontem, um colega me enviou esta mensagem: “eu também sou a favor do veto da Presidente, mas gostaria que tu desses uma olhadinha no vídeo do Programa do Jô do dia 02MAIO12:  http://www.youtube.com/watch?v=winWWplmyMk Neste endereço de um ‘renomado’ pesquisador dizia que ‘isto de aquecimento global era balela’. Minha revolta produziu a seguinte resposta: Meu caro, ouvi as baboseiras do Professor de Climatologia da USP. Parecia estar ouvido piadista do mesmo nível do histriônico e fanfarrão entrevistador. Este, usualmente. convida seus homólogos para o show guardar coerência. Fazia anos que não o via. Obrigado, ac
Enquanto esperamos, talvez para hoje o veto da Presidente Dilma, ontem surgiu, no cenário internacional uma revelação inquietante, que ratifica avaliação que fiz do ‘pesquisador. Eis notícias do G1, com informações da Reuters: Emissões de CO2 atingem recorde em 2011, diz agência.
As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) pela queima de combustível fóssil aumentaram 3,2% no ano passado, atingindo um recorde de 31,6 bilhões de toneladas, informou um balanço preliminar publicado ontem, quinta-feira (24MAIO12). O Planeta está febril.
O levantamento foi feito pela Agência Internacional de Energia (AIE), uma organização autônoma sediada em Paris, que tem como objetivo pesquisar fontes de energia confiáveis, baratas e limpas para seus 28 países membros — o Brasil não faz parte do grupo.
A China foi a principal responsável pela alta nas emissões globais. Ela sozinha aumentou suas emissões em 720 milhões de toneladas – o aumento absoluto global foi de 1 bilhão de toneladas. Percentualmente, o país, que é o principal emissor de CO2 do mundo, teve aumento de 9,3%. No entanto, o relatório ressalta que a China tem adotado medidas para aumentar sua eficiência energética, e que as emissões estão crescendo menos que a economia, o que é positivo.
Índia também teve um aumento significativo. O país emitiu 140 milhões de toneladas a mais que em 2010, um crescimento relativo de 8,7%.
Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que inclui EUA, Canadá, Austrália, Japão e a maioria dos países europeus, houve redução de 0,6% das emissões.
As emissões estadunidenses caíram 1,7% em 2011, principalmente pela substituição de usinas a carvão para gás natural e também por um inverno mais brando que reduziu a demanda por aquecimento, segundo a AIE.
Apesar dos números, as emissões per capita dos dois países mais populosos do mundo ainda está bem abaixo dos países ricos. Cada chinês emitiu, em média, 63% do que emitiu um morador dos países da OCDE. Na mesma comparação, um indiano emitiu 15% da média da OCDE.

8 comentários:

  1. Caro Attico,
    por mais que vivamos relativamente longe dos países mais poluidores,parece que cedo ou tarde seremos atingidos diretamente por essa nuvem tóxica,muito semelhante há crise financeira mundial.


    Hendney Cardoso Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    as emissões de CO2 preocupam a todos nós que moramos em grandes cidades; há dias que é possível sentir o sufocamento provocado pelos gazes poluidores.
    Um abraço,
    Garin

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    O "pesquisador" da USP em pauta eu o vi em outra entrevista e notei que o que ele quer é aparecer na mídia, ele quer se tornar "pop star" a custa afirmações que contradigam tudo a respeito de aquecimento global. Para promover-se ele presta um desserviço a causa da preservação ambiental, é um energúmeno chapa branca. Abraços e torçamos para dona Dilma tenha lucidez para vetar lei que acaba com as florestas, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mestre Chassot! Tudo bem? Sou aluna do professor Guy Barcellos, andei lendo suas crônicas e achei muito interessante; Gostaria de te fazer um convite, para que seja o autor homenageado na feira do livro da minha escola ULBRA- São Lucas.Abraço Luísa Helena Stodolni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Luisa Helena,
      recebo muito emocionado convite — catalisado pelo professor Guy — para ser o patrono da Feira do Livro do Colégio São Lucas- Ulbra de Sapucaia do sul. Devo narrar-te de minha emoção, pois essa é primeira vez que recebo tal distinção.
      Um afago para ti e para teus colegas do São Lucas

      attico chassot

      Excluir
  5. Caro Chassot! Somos alunas do professor Guy Barcellos, estavamos lendo suas crônicas e achamos muito interessante o seu blog; Gostariamos de fazer-lhe um convite, para que seja o autor homenageado na feira do livro da nossa escola ULBRA- São Lucas.Abraço Franciele Kuhn e Maria Schmidt.

    ResponderExcluir
  6. Caro professor Chassor, sou Gabriel Kovalezyk Manera aluno da disciplina de biologia do professor Guy Barcelos, venho pedir gentilmente que o senhor compareça ao nosso colégio para homenagearmos o senhor no colégio Ulbra São Lucas - Sapucaia do sul.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. Muito queridas Maria & Franciele e estimado Gabriel,
    recebo entusiasmado o convite — catalisado pelo professor Guy — para ser o patrono da Feira do Livro do Colégio São Lucas- Ulbra de Sapucaia do sul. Devo contar para vocês de minha emoção, pois essa é primeira vez que recebo tal distinção.
    Um afago a cada uma e cada dos discentes do São Lucas

    attico chassot

    ResponderExcluir