TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17.- ABSORVENTE ÍNTIMO



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2115
No último domingo, recebi de uma muito querida ex-aluna uma mensagem muito atenciosa e pessoal solicitando a divulgação de um aterrador manifesto-denúncia, no qual se inquiria se sabia que “os fabricantes de absorventes internos usam asbesto (amianto) na fabricação de absorventes? Por que eles fariam isto? Logo a seguir uma estupefaciente resposta: Porque asbestos fazem você sangrar mais; se você sangra mais, logo vai precisar de mais absorventes.
Li e reli a mensagem, mesmo alertado por alguns erros químicos, comovido pelas atrocidades do texto respondi à Maria de Fátima Tavares Vieira que pautaria o assunto para um dia desta semana.
Ontem reli mais detalhadamente a mensagem. Levantei suspeita. Resolvi investiga-la. Meus alertas se confirmaram.
Encontrei um sítio muito válido~~ http://www.quatrocantos.com ~~ que desde 1999 é especializado em desvendar lendas, hoaxes e mitos da Internet. O ‘Quatro cantos’ desmascara lendas urbanas, pulhas virtuais, hoaxes, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.
Primeiro aprendo que ‘hoaxes’ é o plural de hoax. Dá-se o nome de hoax ("embuste" numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas "correntes", consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.
Ainda assim, muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns hoaxes que circulam pela internet. Existem hoaxes de que pessoas pobres farão uma cirurgia e que alguma empresa irá pagar uma determinada quantia em centavos para cada e-mail repassado. Este tipo de mensagens tem por finalidade levar os menos informados a distribuir o e-mail pelo maior número de utilizadores, com a finalidade de entupir os servidores de e-mail.
“Quatro cantos” me informa que a mensagem sobre os ‘absorventes assassinos’ é um hoax. Ela circula em vários idiomas e em português existem duas versões: uma brasileira e outra em português europeu. Uma circula desde novembro de 2006. O sitio espião adita uma informação preciosa: “Nem tudo o que as mensagens acerca de absorventes dizem é verdade e nem tudo é mentira. Aqui e acolá, elas trazem um pouquinho de verdade, mas, no todo, é coisa para se desconfiar”.
As duas versões do texto também fazem propaganda de produtos naturais e a versão brasileira propagandeia o keeper.
Quem lê a mensagem pode ficar impressionado com os perigos dos absorventes íntimos, pois eles receberiam uma dosagem de asbesto com a finalidade de aumentar o sangramento. O asbesto é uma das apresentações comerciais do amianto, substância reconhecida como carcinogênica pela Organização Mundial da Saúde.
Apesar de banido dos países desenvolvidos, produtos de amianto continuam sendo fabricados na Tailândia, Nigéria, Índia, Angola e Brasil. Grandes empresas sediadas em países centrais mantêm suas indústrias em países periféricos.
Não dá para acreditar que se adicione aos absorventes, uma substância que tenha a finalidade precípua de aumentar o fluxo menstrual.
Ao mencionar 'dioxina', a mensagem tenta transmitir a impressão que existe uma, e somente uma, dioxina. Na verdade, existem mais de duas centenas delas. A TCDD ou TCCD (2,3,7,8-tetrachlorodibenzo-p-dioxin) é considerada a mais tóxica e perigosa de todas. Ao mencionar a substância e os riscos, a mensagem não cita nem o tipo de dioxina nem a sua suposta concentração nos absorventes.
Assim, não vou atender ao apelo: “Vale à pena informar homens e mulheres, pois também prejudica a saúde deles e muitos homens são pais e têm filhas mulheres”. Mas devo dizer para Maria de Fátima que foi muito válido ela ter me enviado a mensagem. Aprendi muito e o “Quatro cantos” ainda tem muito a me ensinar. 

12 comentários:

  1. Olá!!!! Querido mestre, gostaria também de agradecer a Maria de Fátima... aprendi informações diretamente aplicadas... desde os absorventes até o quatro cantos!
    Iluminado dia!!!! Forte abraço!!!!
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    "Caçador de vampiros" é o título que concedo a você. Deslindou com maestria um desses mitos internéticos que enchem as caixas de entrada de muitos PCs. Parabéns pela clareza que explicou-nos as origens dessas pragas, ao mesmo tempo que tranquilizou as mulheres que usam os absorventes. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Meu Caro Mestre Chassot
    Como sou detalhista até mesmo as vezes sem perceber, talvez por desempenhar inumeras vezes a função de REVISOR, notei que na imagem que trazes para ilustrar a ediçao de hoje há um erro no anuncio da prateleira de "ABSORVENTES". fICA O ALERTA.
    Abraços - JB

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    também fico impressionado com as estratégias comerciais de alguns fabricantes; outra coisa que impressiona é a quantidade de lendas urbanas que circulam e que se tornam 'verdades' repetidas por diversas pessoas.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  5. Meu querido Jairo,
    só vi o erro depois de teu alerta.
    Devo dizer que custei a encontrar uma ilustração para esta edição.
    As disponibilidades ou eram sexualmente apelativas, ou invasivas ao aparelho genital da mulher ou, ainda, propagandística de marcas comerciais.
    Depois de muita procura, deu no que deu. Mais uma vez tenho ratificado porque te escolhi como leitor crítico dos originais de Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto. Abençoada a tua acuidade, por outra, evidencias que lemos o que queremos.
    Obrigado por teu alerta.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Carissimo Mestre Chassot,

    Não fazes idéia da boa ação que foi feita aqui... Agora quando eu receber uma mensagem igual à que recebeste, posso colocar o link desta postagem do seu blog COMO REFERENCIA para mostar que esta história é um HOAX.

    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Caro Mestre:
    De uns tempos para cá, eu passei a não mais repassar mensagens sem verificar a autenticidade, pois do contrário, estaria dando meu aval para o que foi escrito, diante de pessoas que confiam em mim!
    No mínimo, se a coisa me parece autêntica, eu esclareço que não conferi os dados!
    Eu escrevi há pouco tempo no meu blog uma breve matéria sobre essas balelas que circulam por aí. Se quiser, pode conferir em:

    http://asteroide-leonel.blogspot.com.br/2012/04/lorotas-no-ar.html

    Eu também cito outros sites no Brasil e no exterior onde se pode confirmar a veracidade desses "alertas",
    Uma das características destas mensagens é serem sempre seguidas da frase:"Repasse para todos os seus contatos!"
    Só não descobri ainda qual a finalidade de entulhar a rede com tanta besteira!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Blog do Mestre Chassot, sempre enriquece a cultura. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, Mestre. E o que mais há são militantes da ecologia diabolizando todo e qualquer produto que seja industrializado. Sério, e para cada um oferecem alternativas... nada práticas, como um absorvente lavável, ou um copinho coletor... Ora, deve ser possível não agredir a natureza e a saúde sem precisar retroceder ao tempo da vovó!

    ResponderExcluir
  10. confesso que fico sempre receosa diante de discursos inflamados contra isso ou aquilo... Na ignorância do assunto geralmente se acredita em tudo.

    ResponderExcluir
  11. Marília Müller,

    Já existem absorventes descartáveis biodegradáveis, bem como, fraldas para bebês. Só não sei se as primeiras são vendidas no Brasil, mas as últimas sim. Meu filho utiliza... Um brinde aos bioplásticos!

    ResponderExcluir
  12. Prezados,
    Dias desses folhando uma revista em um consultório médico me deparei com a propaganda em uma revista sobre absorventes descartáveis e biodegradáveis. Anotei o site da empresa e pesquisei.Desenvolveram aqui no Brasil absorventes e fraldas descartáveis e biodegradáveis com amidos (falam que é de milho) Estão lançando primeiro os absorventes que segundo o site da empresa é dermatologicamente testados (hipoalergênicos).Excluiram dos absorventes tudo que é quimica e prejudicial a saúde humana e ao meio ambiente, dizem que após seu descarte no aterro sanitário o absorvente se degrada em até 180 dias contra 100 anos dos existentes derivados do petróleo. E me deparei com esses comentários e achei interessante informar sobre esses absorventes. Não precisamos retroceder ao tempo da vovó, a tecnologia hoje não permite isso.Precisamos tomar conciência que devemos respeitar nosso planeta e diminuir nossos lixos, esta é uma boa opção. Para quem quiser saber mais o site da empresa é: www.greencareeco.com

    ResponderExcluir