TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 22 de janeiro de 2017

22.—Um domingo com transição: Doha > Dubai

ANO
 11

FÉRIAS 09/24
EDIÇÃO
 3254


No segundo domingo de nossa viagem de férias fizemos a transição de Doha para Dubai. Vale recordar a postagem de 19JAN, quinta-feira: Estamos agora em um país árabe chamado Emirados Árabes Unidos (abreviado como EAU; em árabe: دولة الإمارات العربية المتحدة‎) localizado no Golfo Pérsico. Os EAU são formados por uma confederação de sete monarquias árabes. Emir é um título de príncipe, logo são sete principados unidos num país.
Estamos no emirado de Dubai, cuja capital é Dubai. Por exemplo se chegasse a São Paulo (estaria chegando no Brasil (no caso que comparo: EAU) no estado de São Paulo (emirado de Dubai) e em sua capital São Paulo (cidade de Dubai). A capital dos EAU (= Brasília na nossa comparação) é Abu-Dabi, para onde viajaremos durante o cruzeiro.
Antes de dizer algo acerca da adição do 51º pais a minha lista de países visitados: Emirados Árabes Unidos, narro algo do sábado em Doha, quando complementamos nosso tour iniciado na sexta-feira. Como então destaco quatro pontos.
1) A Grande Mesquita, que mesmo seja uma imponente casa de oração com traços marcantes da arquitetura islâmica clássica e que ocupa uma imensa área em Doha, não está entre as 10 mais lindas mesquitas que já me encantaram. Porém um detalhe da visita a valorizou muito. Por sorte fomos incluídos em grupo de professoras e professores de um college canadense que vivem em Doha para lecionar. O singular não foi a longa fala de ministro religioso fazendo a apologia do islamismo, mas ver cumprida a exigência de que as mulheres devessem não apenas usar o véu preto para deixar apenas uma parte do rosto visível, mas também um longo vestido preto. Ver a Gelsa (na foto no lado esquerdo) como uma islâmica ortodoxa foi muito original.
2) A Cidade da Educação é uma resposta a necessidade de formação de catarenhos com educação superior. Para tal renomadas universidades estadunidenses, inglesas, francesas tem campus em ampla área na qual modernos edifícios abrigam cursos de várias áreas.
3) O Museu Nacional de Arte Moderna Mathaf — foi inaugurado em dezembro de 2010 em um edifício provisório junto à Cidade da Educação. A coleção inicial foi oferecida pelo xeique Hassan bin Mohammed Al Thani e a e sua conservação é presidida pela Sheikha Al-Mayassa Al Thani, o que nos permite inferir que também sobre artes o xeique e a xeica sabem o que é o melhor para os catarenhos. Podemos apreciar uma excelente retrospectiva do pintor e poeta Dia Al-Azzawi (1939) considerado um dos pioneiros da arte moderna árabe.
4) Souq Waqif (mercado Waqif) recebeu no nosso terceiro é ultimo dia completo de Qatar a nossa terceira visita. Acredito que esse é o melhor atestado do reconhecimento onde encontramos vida humana aqui. Este souq é imperdível. Na visita deste sábado nos ‘dedicamos’ ao setor das especiarias. Compramos variedades de pimentas secas e tâmaras. Há muitas mercadorias exótica para nós, como sacos de flores de hibiscos ou limões desidratados.
Chegamos a Dubai nos Emirados Árabes Unidos depois de um voo de 1h20min e agora estamos seis horas a frente de Porto Alegre. Pouco ainda podemos dizer de nossa estada em um primeiro dos sete emirados. O aeroporto é imenso. Ao desembarcarmos caminhas ou estivemos em esteiras e escadas rolantes quase por um quilômetro. Após se viaja por um trem rumo a busca das malas que se consegue após novas caminhadas. Imigração, alfândega e tomada de taxi são rápidas e fáceis.
No longo trajeto até o hotel surgiu a uma inevitável comparação da cidade de Dubai com Doha: aqui, muito mais edifícios e muito altos não tão novos e não tão ousado. Doha é mais aberta (os edifícios não são tão densos) com uma intensa relação com a baía e com golfo e com imensos jardins.
População de Dubai é pouco maior (cerca de 2,5 milhões de habitante com uma alta densidade demográfica. Já vimos bastante manifestação de preito ao emir com fotos e pinturas do mesmo bastante presentes. Amanhã, no 10/14 relato das férias 2017 conto mais um pouco.

3 comentários:

  1. Estimado amigo e mestre Chassot,
    ando me deliciando com as descrições da viagem sua e da Gelsa postadas no Blog... tenho certeza que vocês desfrutam de momentos merecidamente especiais. Li a blogada sobre Doha e já aguardo com expectativas a minha chegada lá, daqui há três semanas. Estou há três dias na Austrália, encantado com o país. Hoje andando por Sydney pensava: se o Rio é a dita Cidade Maravilhosa, que adjetivo usar para nominar Sydney? Ainda não encontrei a resposta e nem devo encontrá-la facilmente... A cidade é a única que conheço onde, por mais que se procura, não se encontra defeito... e me considero bastante exigente em vários quesitos! Por isso e muito mais que não caberia em palavras, vale a pena conhecer, mesmo tendo que enfrentar a longa jornada aérea que se faz necessária para chegar até aqui e as 13 horas no fuso!
    Aproveito o nosso contato para sugerir a correção de uma pequena informação no Blog: consta que Dubai é a capital dos Emirados Árabes Unidos, mas o correto é Abu Dhabi.
    Por fim, envio algumas fotos de um dia ensolarado em Sydney... deixo um grande abraço para ti e a Gelsa!
    Vinícius Catão

    ResponderExcluir
  2. Meu caro colega e amigo Vinicius,
    alegra-me que mesmo em férias acompanhes meus relatos de férias. Fico fekiz que estejas curtindo Austrália, Eu nunca estive na Oceania, Depois de teu relato de Sidney me atiçaste ainda mais.
    Na blogada de amanhã -- dia do esperado embarque bi cruzeiro, vou esclarecer o assunto das capitais que alertas.
    Uma muito boa jornada e boas férias

    ResponderExcluir
  3. Pois, então, amigo de tantas terras, Chassot. Refletindo sobre os "óculos" para saber dos outros povos, menos para julgá-los com os meus, sei das minhas dificuldades para tamanha mudança. Dri, ao meu lado, admirou-se com a sua Gelsa vestida ortodoxamente. Verdadeiramente, pensamos, a coragem move, às vezes, em medidas semelhantes ao que o medo paralisa. Se tens orgulho porque o seguimos, é todo nosso o orgulho pela amizade, pelas contatos e pelas blogadas. Toda saúde a vocês, do outro lado da Terra! Élcio e Dri.

    ResponderExcluir