TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

25—Em um enclave chamado Khasab

ANO
 11
A bordo do Vision of the seas
FÉRIAS 12/24
EDIÇÃO
 3257


Este registro é feito a bordo do Vision of the seas durante a navegação entre Khasab e Muscat, aqui já quarta-feira enquanto em Porto Alegre ainda é terça-feira. Diferente de outros momentos o balanço do navio é bastante grande, dificultando a digitação.
Aportamos em Khasab quando começava a nascer o sol de onde partimos, iniciamos esta etapa da navegação às 16h30min. Pela manhã, logo após o café, deixamos o navio. Ao pisar o solo do Sultanato de Oman, registrava a minha chegada ao 52º pais — terceiro e último país rotulado como ‘primeira vez’ em minha lista pessoal.
Nas diferentes vistas em Khasab e vizinhanças, que fizemos em tour, em ônibus, de mais de três horas com um grupo de participantes do cruzeiro onde o que mais chama atenção é número de mesquitas e solo montanhoso e estéril se uma árvore sequer. Vimos construções fortificadas feitas pelos portugueses nos séculos 16 e 17.
O país que visitamos nesta terça e no qual estaremos ainda por dois dias, hoje e quinta-feira, tem uma longa história que a Wikipédia registra assim: Omã pertencia ao império ao Império Sassânida, mas ficou livre desse poder em 632. Em 751, os ibadis criaram o Emirado do Omã. Durante séculos o Omã não passava de um mero país incrustado no deserto, até que os portugueses o invadiram em 1508. Em 1659, os otomanos tomam o Omã e expulsam os portugueses. Em 1741, os otomanos foram por sua vez expulsos. Inicia-se a era de ouro do sultanato, que expande suas fronteiras e obtém várias colônias no Oceano Índico (Zanzibar e Comores, na África e o Baluchistão, na Ásia) que foram perdidas no colapso que o país sofreu, em 1891, quando virou um mero protetorado britânico, tornando-se novamente independente em 1971.
Parece válido fazer um registro geográfico original: Se observarmos o mapa ao lado, vamos observar que o sultanato de Omã tem fronteiras terrestres com Yemen, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Podemos neste mapa localizar a capital Muscat (ou Mascate, para lembrar os 150 anos de dominação portuguesa) mas não localizamos Khasab (ou Caçapo, nome do período português), a segunda cidade do país. Khasab está em enclave dentro dos Emirados Árabes Unidos, no extremo norte do país a apenas 65 quilômetros do Irã. Khasab fica na Península de Musandam (ao sul do estratégico Estreito de Ormuz) — apelidada de "Noruega da Arábia" por seus belos fiordes.
Ainda um registro do diário de bordo desta terça-feira: à noite, com champanhe passageiros e tripulantes do Vision of the seas   reuniram-se para receber a palavra do comandante. Foi um momento de desfilar-se em roupa de festa. Achei-me um pouco ridículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário