TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 14 de janeiro de 2017

14.- Agora, as sonhadas férias de 2017!

ANO
 11

FÉRIAS 01/24
EDIÇÃO
 3245


Esta blogada abre uma série que publicarei aqui, a partir de hoje até, provavelmente dia 6 de fevereiro. Este será o período que, com a Gelsa, fruirei as muito sonhadas férias anuais. Durante as férias, como fiz em anos anteriores, pretendo compartilhar com meus leitores as emoções do navegar em mares nunca dantes visitados. O apossamento da ideia camoniana não é apenas metafórico. Há um cruzeiro de oito dias inserido no período anunciado. Assim, navegar será preciso.
Abro esta série ‘Férias 2017’ com uma edição preliminar acerca de viagens — é esta de hoje — e, durantes os próximos dias, pretendo fazer postagens acerca de lugares aos quais voltaremos e de outros inéditos que visitaremos. Assim, as emoções serão socializadas com excertos do conhecido diário de um viajor. Quando em 2012, publiquei Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto, reservei um dos cinquenta capítulos para falar de minhas viagens internacionais. Hoje, pelos meus registros começo a minha 32ª viagem internacional. Comecei tardiamente, mas depois que tomei o gosto, quase a cada ano fiz uma viagem internacional.
Comecei apenas em 1989. Fiz, então, a minha primeira viagem à Europa. Entusiasmado pela Gelsa, presenteei-me, pelo meu 50º aniversário, com uma primeira viagem ao exterior. Estou subtraindo deste computo alguns cruzares de fronteiras, anteriores a 1989, em breves incursões a quatro países vizinhos (Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia).
Eis excerto de informe da 1ª viagem: jul/ago de 1989: Entre 1º de julho e 7 de agosto fizemos aquilo que faz um marinheiro de primeira viagem (eu, no caso, pois a Gelsa já havia morado na Europa): estivemos em onze países viajando de trem. Começamos em Paris, fomos a Bruxelas, Amsterdam, Berlin (ainda dividida entre a República Federal da Alemanha e a República Democrática Alemã), Colônia, Bonn, Luxemburgo, Heidelberg, Munique, Viena, Salzburg, Praga (na então, Tchecoslováquia, antes da separação em dois países), Zurique, Lucerna, Veneza, Florença, Roma, Vaticano e Paris. Foi maravilhoso ver ‘ao vivo’ muito do que havia conhecido em minhas leituras e estudos de geografia.
As outras 30 que medeiam aquela primeira e a 32ª que começa hoje foram muito diversas. Mesmo que a Europa tenha sido a preferida houve outras memoráveis. Assim na América já estive doze países: Argentina (várias vezes), Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana Inglesa, México (três vezes) e Estados Unidos. Na Europa já amealho além dos onze países da 1ª viagem antes resumida, outros treze: Portugal, Espanha, Reino Unido, Grécia, Turquia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Dinamarca, Suécia, Rússia, Polônia, România e Hungria. Na Ásia estive 8 países: Tailândia, Cingapura, Malásia, China, Hong Kong (em 1997, ainda não pertencente à China), Israel, Palestina e Jordânia. Na África, em quatro: Marrocos, África do Sul, Tunísia e Egito.
Assim, com 49 países presentes em minha lista, partimos hoje para o mesmo destino da primeira viagem em 1989: mais vez com Paris. Há queridas relações familiares que nos envolvem para fazer da Cidade-Luz ponto de chegada e partida muito frequente em nossas viagens.
Para mim há algo inédito nesta viagem de hoje. Partimos de Porto Alegre direto à Lisboa e de lá vamos em seguida a Paris. Será a primeira vez que cruzarei o Atlântico sem partir de São Paulo ou Rio.
Obrigado pela companhia. Encerro lembrando que o "Bom viajante não é o que não sabe para onde vai, mas o que sabe de onde veio!" Lin Yutang [(1895-1976) Escritor e filologista chinês nascido em Changzhou. Estudou nas Universidades de Shanghai, de Harvard e de Leipzig. Foi professor na Universidade de Beijing. Viveu quase meio século nos Estados Unidos e sua significativa obra literária significou uma ponte entre vazio cultural existente entre o Ocidente e o Oriente].

2 comentários:

  1. Ao Mestre Chassot. As asas de teus pés são como as portas abertas de tua mente. Vá às terras todas e diga aos teus que o admiram, o quanto nosso Brasil é admirável. Rico por tua gente, teu solo e mananciais. Das paradas nas viagens, volta-te aos que, daqui, o acompanham e receba o abraço que já não está tão distante, tamanha é a amizade sincera. Nossos abraços, amigo! Élcio e Adriana, Sorocaba, 14/01/2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito queridos Adriana e Élcio,
      já no portão de embarque, leio comovido a mensagem de vocês. Obrigado pelos votos e pela missão.
      Sinto-me como um piá em dia de piquenique. Para esta viagem amealho sonhos navegar por mares nunca antes navegado.
      Quero, a cada dia narrar um pouco no blogue.
      Sentir-me-ei honrado se tiver a companhia de vocês.
      Com gratidão

      Excluir