TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

18.—Agora rumo ao Qatar

ANO
 11

FÉRIAS 05/24
EDIÇÃO
 3250

Dentro do desenho que fizemos para nossas férias hoje é um dos dias mais esperado. Meia tarde vamos à Península Arábica onde sonhamos fruir 14 noites no lendário mundo das mil e uma noite. Aliás, tivemos dificuldades geográficas. Vamos à Ásia ou à África? Talvez pudéssemos dizer que vamos ao Oriente Médio. Mas como ensinam os geógrafos que terras a leste do Mar Vermelho são asiáticas, será na Ásia esta etapa de nossas férias. Mesmo que já tenhamos estado, em quatro oportunidades no mundo islâmico (na Turquia e nos árabes Egito, Marrocos e Tunísia) há muitas interrogações a partir de agora.
Nesta quarta, como já fizéramos segunda e terça — e, também, em outras estadas em Paris — tivemos a alegria de levar um neto de 4,5 anos a uma Escola Maternal Pública. A temperatura de menos 4ºC não enrijeceu a alegria de caminharmos pela esplanada de conjunto de uma dezena de torres de apartamentos, cada uma com nome de uma cidade sede de Olimpíadas (há época da construção do conjunto), onde moram cerca de 10 mil pessoas, não muito distantes da magnifica Bibliothéque Françoise Mitterrand. Neste conjunto as ruas para o trânsito de automóveis ou qualquer veículo motorizado são subterrâneas. Assim crianças e adultos transitam sem qualquer preocupação com carros. Neste espaço, além de lojas comerciais (farmácia, escola de dança, restaurante, salão de beleza, laboratório de análises bioquímicas, médicos de várias especialidades) há creche, escola infantil, escola primária e liceu.
Uma vez mais, tivemos a oportunidade de conhecer uma Escola Maternal Pública e nos encantar não apenas com a beleza do prédio e dos equipamentos, mas com a qualidade do ensino oferecido e também com a alimentação disponibilizada às crianças. Algo que surpreende é a diversidade cultural. Ver a confraternização de crianças brancas e pretas, ricas e pobres, ocidentais e orientais, hindus e latinos, muçulmanos e cristãos (e por extensão os familiares das mesmas) parece-nos estar em um espaço das Nações Unidas.
Esta blogada é escrita no Aeroporto Charles de Gaulle. Deixaremos Paris, as 15h15min e a após 6,5 horas de voo chegarmos a Doha capital do Qatar. É a partir desta cidade que espero as próximas blogadas.

2 comentários:

  1. Ao viajante das terras na esfera azul, Chassot, minha manifestação. Toca-me, profundamente, sua experiência com uma Escola Maternal Pública. Pela idade de seu neto, aqui, em Votorantim/SP, onde trabalho, define-se como educação infantil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96). E o seu neto, gostou do que viu? Viu o que mais gostou de sentir? Também me impressiona sua experiência de ver a superfície ocupada pelas pessoas sem os veículos. Eu, que sofro com o ruído do trânsito, permito-me sonhar com um ambiente rodeado por biblioteca e sem escapamentos de fumaça. Então, meu amigo, nos vemos no Qatar. Abraços sorocabanos com mais chuva ainda! Élcio e Dri.

    ResponderExcluir
  2. Queridos Dri e Élcio,
    já na monolítica Doha recebo uma questão: Viu o que mais gostou de sentir? Resposta fácil: ver uma criança enfrentar uma temperatura de 4 graus negativos e correr saltitante à escola permite uma inferência. "A escola deve ser prazerosa!"
    Isto basta e isso vale para Sorocaba, Paris ou Doha.
    Com gratidão às interrogações.

    ResponderExcluir