TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 30 de maio de 2013

30.- EM BUSCA DE UM CASTELO

ANO
7
ERECHIM – RS
EDIÇÃO
2480

A postagem desta blogada — em um dia santo (¿ou feriado?) resquício de uma hegemonia da Igreja católica que se esboroa — ocorre desde Erechim. Cidade que merece o título que ostenta: “Capital da amizade”.
Cheguei aqui na madrugada de ontem, retorno a Porto Alegre, à 01h desta quinta-feira. À tarde participei na URI, no Programa de Pós Graduação em Ecologia da banca de defesa da dissertação Saberes locais acerca de espécies vegetais praticado por agricultores familiares ecológicos na região do Alto Uruguai” da agora mestre Camila Raquel Dipp. As interlocuções com meus colegas da URI-Erechim: Sônia Beatris Balvedi Zarzevski (Orientadora), Jean Carlos Budke (Co-orientador) e Alice Tereza Valduga foram frutuosas.
 À noite o departamento de Ciências Biológicas e do Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho promoveram a palestra “Indisciplinaridade: para além da transdisciplinaridade”. O público foi estimado em cerca de 200 participantes. A fala foi seguida de sessão de autógrafos. www.uricer.edu.br/new/site/inicio
Mas esta blogada tem outro eixo. Ao chegar, ainda escuro em casa, depois do dia em Erechim, há outra partida. Na agenda ela classifica-se como ‘turismo familiar’. Promete-se algo emocionante. A Gelsa e eu vamos avonar com duas de nossas netas: a Maria Clara e a Carolina, com seus pais Clarissa e Carlos, vão conosco em busca de um castelo, há muito no meu imaginário. Quando, há uns anos, em fevereiro de férias, li a excelente trilogia de Luiz Antonio de Assis Brasil, Um Castelo no Pampa dizia-me ser uma lacuna na minha formação gaúcha não conhecer o castelo de Pedras Altas. Hoje, catalisado pelo espírito estradeiro de minha filha e de meu genro, um sonho deve se transmutar em realidade.
Na trilogia ficcional (descrita com detalhes em www.lerdemais.com/2011/09/um-castelo-no-pampa.html), a abertura é o livro Perversas Famílias com a visão magnífica de um castelo em estilo medieval com suas torres, construído em pleno pampa gaúcho, com banheiros ornados de tritões, biblioteca com gravuras de filigranas a ouro. 
No segundo volume da série: Pedra da Memória vive-se alternâncias entre uma muito arraigada cultura nacional e o sempre presente estereótipo da corte europeia,
A clausura ocorre com o terceiro volume: Senhores do Século, quando ao lado de personagens que não perdem o brilho ao longo de toda a saga, que surge a figura de uma mulher ímpar que constrói seu destino com uma obstinação arrasadora.
Saborosa ficção de Luís Antonio Assis Brasil se tece com a realidade do lendário castelo de Pedras Altas que pode ser conhecido com mais detalhes em assisbrasil.org/ castelo.html de onde trago breves excertos:
O castelo de Pedras Altas se impõe nas desoladas planícies do sul do estado do Rio Grande do Sul como testemunha da história e patrimônio dos gaúchos. Nascido em São Gabriel, Joaquim Francisco de Assis Brasil - diplomata, político, revolucionário, agropecuarista e escritor - escolheu a sede do castelo em 1904. Situada a 30 quilômetros de Pinheiro Machado, Pedras Altas tem clima seco (altitude de 370 metros), pastagens abundantes e fontes de água. A pedra angular da fortaleza, de 44 cômodos, foi lançada em maio de 1909. Depois de ter atuado nas embaixadas de Washington e Portugal e discursado em parlamentos, Assis Brasil queria morar no campo. Também desejava oferecer conforto à segunda mulher, Lídia Pereira Felício de São Mamede, filha de José Pereira Felício, o segundo conde de São Mamede. Os dois se casaram em Lisboa, em 1898.
Assis Brasil ergueu a fortaleza com traços medievais numa das paisagens mais isoladas do Rio Grande do Sul para mostrar que era possível desfrutar a natureza sem ficar embrutecido. A ideia não era ostentar, mas enobrecer o campo. O diplomata, que privou com reis e chefes de Estado, achava que o arado e o livro eram as ferramentas do progresso. Em 1999 governo tentou tombar o castelo de Pedras Altas como monumento histórico, mas a família de Assis Brasil recusou, preferindo manter o castelo com a família.
Pedras Altas impulsionou a atrasada pecuária gaúcha. Assis Brasil importou vacas jersey da Inglaterra, robustos touros devon, cavalos árabes e ovelhas karakul e ideal. Só criava animais de raça, como galinhas white wyandotte trazidas dos Estados Unidos. Ele também introduziu novas espécies de árvores, como o eucalipto, construiu estrebarias, galpões e porteiras que ainda funcionam. Ainda inventou utensílios, como a bomba de chimarrão de mil furos que jamais entope e leva o seu nome.
Estar em Pedras Altas é uma das metas deste dia de Corpus Christi. Esta quinta-feira deverá terminar Jaguarão(Brasil)/Rio Branco(Uruguai). 

4 comentários:

  1. Obrigada Professor, a tua contribuição no trabalho foi muito valiosa, espero que no futuro possamos no encontrar novamente. Boa viagem! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Ao globe trotter Chassot pouco falta
    Sua andança pelo mundo ressalta
    Conhece Ásia e Europa
    E agora com sua tropa
    Conhece o castelo de Pedras Altas.

    ResponderExcluir
  3. É curioro observar como determinado capricho criou um ambiente medieval em nosso cenário.Ratifico como são profícuos os conhecimentos aqui adquiridos.

    abraços
    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Ao mestre Chassot: "Um Castelo no Pampa" Impressionante esta história quanto conforto e luxo ele decide proporcionar a Lydia e ainda criou uma leitaria para produzir manteigas e queijos,pena que não fala nada sobre sua primeira esposa.Mestre muito linda essa arquitetura me responda se o governo daí divulga e se empenha em conservá-lo. Parabéns pelas belezas do teu Rio Grande do Sul. Um forte abraço Ley

    ResponderExcluir